A marca chinesa contratou um customizador experiente para fazer o carro que foi usado na cerimônia de inauguração da fábrica na Bahia
Já virou tradição no Brasil fazer um carro aberto para que pessoas importantes como executivos, governadores e até mesmo o Presidente da República. A BYD inaugurou sua fábrica em Camaçari (BA) nessa quinta (9) e um Dolphin Mini fez esse papel, levando o Presidente Lula, seu vice Geraldo Alckmin e Wang Chuanfu, CEO do fabricante.
Quem ficou a cargo de fazer esse carro foi o customizador Bigo Berg, da Rusty Barn, que já está acostumado com prazos apertados por trabalhar com o quadro Lata Velha. O AutoPapo conversou com ele para saber como foi o processo.
VEJA TAMBÉM:
Quando a BYD entrou em contato com Bigo, foi dito apenas que precisavam de um carro aberto para rodar dentro da fábrica em ocasiões especiais. Como o prazo era apertado, ele foi a uma concessionária estudar do Dolphin Mini para projetar as modificações.
Como o prazo era apertado, a equipe não tinha tempo para estruturar o chassi. Por isso, escolheram manter a parte dianteira da cabine e deixar apenas a parte traseira da carroceria aberta.
O tempo apertado também não permitiu fazer uma tapeçaria especial e muito do carro original foi reaproveitado. Bigo Berg comentou que a qualidade dos materiais originais e a qualidade de construção originais do Dolphin Mini chamaram sua atenção.
O trabalho foi feito respeitando as linhas originais do carro, que possui uma linha ascendente forte na base das janelas. Apesar do prazo apertado, a equipe ficou feliz com o resultado apresentado.
Bigo Berg já possui experiência com carros elétricos e realiza conversões para esse tipo de propulsão em modelos antigos. Um dos que mais usa na sua rotina é um Land Rover Series 1 dos anos 1950.
Praticamente todos os fabricantes com fábricas instaladas no Brasil anunciaram grandes investimentos no país durante 2024. O Presidente Lula foi recebido em algumas delas, em cerimônias para marcar o início dessas melhorias.
A Renault e a Volkswagen fizeram conversíveis especiais para levar o chefe de estado e seus executivos durante a solenidade. Uma diferença para o BYD Dolphin Mini aberto é que esses carros foram feitos internamente pela engenharia.
A Volkswagen utilizou o sedã Virtus, com pintura azul Biscay. Ele é baseado na versão topo de linha Exclusive e recebeu reforços no assoalho para poder rodar sem o teto. O carro está exposto na Garagem VW, dentro da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
Já a Renault utilizou o Kardian para a solenidade, o SUV compacto que marcou o início da nova fase do fabricante no Brasil. Curiosamente, o carro escolhido foi um de exportação, equipado com motor 1.6 aspirado e câmbio manual. A marca francesa também possui um acervo em sua fábrica e preservou o modelo, que foi autografado por Lula.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Imagino que a BYD vá seguir os exemplos da VW e da Renault, e também manter este “papamóvel” no acervo da fábrica.