BYD expande centro de distribuição para resolver falta de peças
Iniciativa da montadora chinesa tem como objetivo solucionar as reclamações sobre a falta de peças, que são frequentes desde o ano passado
Iniciativa da montadora chinesa tem como objetivo solucionar as reclamações sobre a falta de peças, que são frequentes desde o ano passado
Nos últimos anos, a BYD teve um crescimento muito acelerado no Brasil e no mundo, especialmente quando o assunto são vendas. No entanto, outros serviços importantes não acompanharam essa evolução, o que gerou alguns problemas como a falta de peças, que foi tema de inúmeras reclamações dos consumidores desde 2024.
Dessa forma, para atender a alta demanda de veículos elétricos e híbridos no mercado brasileiro, além de estabelecer sua própria fábrica em Camaçari, a montadora chinesa está expandindo seu Centro de Distribuição de Peças localizado em Cariacica (ES) e operado pela empresa GDL. Atualmente o estoque conta com mais de 700 mil peças variadas para todos os modelos comercializados no Brasil.
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De acordo com a marca, a integração do estoque está sendo finalizada para que as concessionárias espalhadas pelo Brasil tenham algumas peças mais básicas para reposição imediata. O lançamento está previsto para o segundo trimestre de 2025 e promete o processamento automático de pedidos e o rastreamento em tempo real das entregas.
Nos últimos anos o armazenamento da montadora chinesa foi crescendo para atender o aumento de pedidos e vendas. Atualmente o espaço conta com 24.500 m² com um aumento de 94% no estoque de componentes em relação a 2024. A expedição de itens diários também teve um salto de 343%, passando de 600 para 2.661 peças.
Relação de peças | Fevereiro 2024 | Fevereiro 2025 |
---|---|---|
Em estoque | 370.692 | 718.042 |
Expedidas/dia | 600 | 2.661 |
Peças expedidas/mês | 13.200 | 58.542 |
Peças recebidas/dia | – | 3.100 |
Peças recebidas/mês | – | 68.200 |
Um novo espaço será inaugurado em março com mais 4.500 m² que deve guardar as peças maiores de lataria. Um novo armazém também será estabelecido em São Paulo até junho deste ano.
A logística da marca, que é alvo de muitas reclamaçoes foi aprimorada e possui uma lógica própria. Segundo Fábian Gomes, gerente de pós-vendas,existem dois casos no processo para reposição de peças.
Peça em estoque no Centro de Peças e Partes:
Peça que não está em estoque:
Apesar da grande expansão, as reclamações sobre faltas de peças ainda continuam frequentes. No site Reclame Aqui, várias queixas recentes estão relacionadas ao pós-venda e necessidade de reposição.
Um proprietário registrou a seguinte reclamação no dia de hoje (28/02):
Manifesto minha insatisfação em relação ao prazo extremamente elevado para o reparo rotineiro do meu veículo BYD, após danos provocados por uma colisão traseira. O processo teve início com a aprovação do reparo pelo seguro em 26/12/2024, e até o momento, a situação é inaceitável e incerta.”
Outro cliente reclamou no dia 26 deste mês:
Tenho um BYD seal, que a 10 dias simplesmente parou, travando as rodas e volante, o carro está todos esses dias na concessionária da BYD na cidade de Guarulhos. Pois bem, os técnicos da concessionária fizeram os testes e segundo eles constataram que será necessário a troca total da Bateria de tração, só que até agora não me deram prazo de nada!!! Ficam um jogando para o outro, pediram pra ligar no Sac, aí o mesmo Sac diz que vai ver com a concessionária”
A BYD promete um avanço no pós-vendas a partir da reestruturação dos processos e operações para melhorar o atendimento dos consumidores. Novos e otimizados sistemas estão em fase final de desenvolvimento com previsão de implantação no início do segundo trimestre de 2025.
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