BYD expande centro de distribuição para resolver falta de peças

Iniciativa da montadora chinesa tem como objetivo solucionar as reclamações sobre a falta de peças, que são frequentes desde o ano passado

Centro de Distribuiçao de Partes e Peças BYD prateleiras com peças e faixa com logo da marca
Centro possui mais de 700 mil peças estocadas em Cariacica no Espírito Santo (Fotos: BYD | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 04/03/2025 às 11h00

Nos últimos anos, a BYD teve um crescimento muito acelerado no Brasil e no mundo, especialmente quando o assunto são vendas. No entanto, outros serviços importantes não acompanharam essa evolução, o que gerou alguns problemas como a falta de peças, que foi tema de inúmeras reclamações dos consumidores desde 2024.

Dessa forma, para atender a alta demanda de veículos elétricos e híbridos no mercado brasileiro, além de estabelecer sua própria fábrica em Camaçari, a montadora chinesa está expandindo seu Centro de Distribuição de Peças localizado em Cariacica (ES) e operado pela empresa GDL. Atualmente o estoque conta com mais de 700 mil peças variadas para todos os modelos comercializados no Brasil.

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De acordo com a marca, a integração do estoque está sendo finalizada para que as concessionárias espalhadas pelo Brasil tenham algumas peças mais básicas para reposição imediata. O lançamento está previsto para o segundo trimestre de 2025 e promete o processamento automático de pedidos e o rastreamento em tempo real das entregas.

Expansão do Centro de Peças e Partes BYD

Nos últimos anos o armazenamento da montadora chinesa foi crescendo para atender o aumento de pedidos e vendas. Atualmente o espaço conta com 24.500 m² com um aumento de 94% no estoque de componentes em relação a 2024. A expedição de itens diários também teve um salto de 343%, passando de 600 para 2.661 peças.

Relação de peças Fevereiro 2024 Fevereiro 2025
Em estoque 370.692 718.042
Expedidas/dia 600 2.661
Peças expedidas/mês 13.200 58.542
Peças recebidas/dia 3.100
Peças recebidas/mês   – 68.200

Um novo espaço será inaugurado em março com mais 4.500 m² que deve guardar as peças maiores de lataria. Um novo armazém também será estabelecido em São Paulo até junho deste ano.

Como funciona a logística de reposição de peças da BYD?

A logística da marca, que é alvo de muitas reclamaçoes foi aprimorada e possui uma lógica própria. Segundo Fábian Gomes, gerente de pós-vendas,existem dois casos no processo para reposição de peças.

Peça em estoque no Centro de Peças e Partes:

  • Concessionária aciona o CD;
  • Faturamento de pedido até 24h;
  • Expedição em até 24h;
  • Saída para transporte, que pode demorar de acordo com a distância da concessionária até Cariacica;
  • Em casos emergenciais, o processo de preparação do pedido pode ser feito em 24h e enviado no mesmo dia ou no dia seguinte.

Peça que não está em estoque:

  • Acontece no caso de peças mais específicas ou incomuns para reposição;
  • Pedido tem que ser importado da China
  • Envio normal em até 30 dias (marítimo) e emergencial em 15 dias (aéreo)

Estrutura melhorou, mas reclamações persistem

Apesar da grande expansão, as reclamações sobre faltas de peças ainda continuam frequentes. No site Reclame Aqui, várias queixas recentes estão relacionadas ao pós-venda e necessidade de reposição.

Um proprietário registrou a seguinte reclamação no dia de hoje (28/02):

Manifesto minha insatisfação em relação ao prazo extremamente elevado para o reparo rotineiro do meu veículo BYD, após danos provocados por uma colisão traseira. O processo teve início com a aprovação do reparo pelo seguro em 26/12/2024, e até o momento, a situação é inaceitável e incerta.”

Outro cliente reclamou no dia 26 deste mês:

Tenho um BYD seal, que a 10 dias simplesmente parou, travando as rodas e volante, o carro está todos esses dias na concessionária da BYD na cidade de Guarulhos. Pois bem, os técnicos da concessionária fizeram os testes e segundo eles constataram que será necessário a troca total da Bateria de tração, só que até agora não me deram prazo de nada!!! Ficam um jogando para o outro, pediram pra ligar no Sac, aí o mesmo Sac diz que vai ver com a concessionária”

A BYD promete um avanço no pós-vendas a partir da reestruturação dos processos e operações para melhorar o atendimento dos consumidores. Novos e otimizados sistemas estão em fase final de desenvolvimento com previsão de implantação no início do segundo trimestre de 2025.

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