Montadora começará a montagem dos carros em regime SKD, mas tem meta de produzir nacionalmente até 2026; capacidade de produção é de 150 mil carros
A montadora chinesa BYD apresentou nesta quinta-feira (9) o primeiro carro híbrido plug-in com motor flex do mundo, em cerimônia que também marcou a inauguração oficial de sua fábrica em Camaçari, na Bahia. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente e fundador da BYD, Wang Chuanfu.
O modelo escolhido para estrear a tecnologia é o SUV Song Pro, que será inicialmente montado no Brasil em regime SKD (semi knock-down), com produção nacional completa prevista para 2026. O sistema híbrido plug-in flex foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro.
VEJA TAMBÉM:
“Observei o cultivo da cana de açúcar e o grande uso do etanol. Naquela época pensei se o nosso carro poderia usar esse combustível e ser flex para integrar a arquitetura global. Foi assim que surgiu a ideia para construir o motor híbrido flex que foi pensado por mais de 100 engenheiros chineses e brasileiros”, explicou o presidente. A BYD disponibilizará mais de 30 híbridos flex para a COP 30.
Com investimento de R$ 5,5 bilhões, a planta baiana é a maior da BYD fora da China e ocupa uma área superior a 4,6 milhões de metros quadrados — o equivalente a 645 campos de futebol. A estrutura abriga uma linha de produção de fluxo misto, capaz de fabricar simultaneamente veículos com e sem estrutura de carga.
A primeira das 26 instalações do complexo já está em operação, com mais de 156 mil m² dedicados à montagem dos primeiros veículos, que começam a chegar às concessionárias nos próximos dias. A capacidade inicial é de 150 mil unidades por ano, podendo dobrar para 300 mil em uma segunda fase.
A fábrica também recebeu a certificação internacional I-REC, que atesta o uso exclusivo de energia elétrica proveniente de fontes eólicas.
Em outubro, a unidade contratou 350 novos funcionários e deve encerrar o mês com cerca de 1.800 trabalhadores, com expectativa de atingir 2.000 em breve. A planta se destaca por sua automatização avançada, processos modulares e flexibilidade para produzir modelos híbridos e 100% elétricos.
Presente no Brasil há mais de uma década, a BYD atua nos segmentos de eletrônicos, energia solar e armazenamento, com fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM). Desde 2022, já emplacou mais de 172 mil veículos elétricos e híbridos plug-in no país.
Em setembro de 2025, a marca ocupou os três primeiros lugares no ranking de elétricos com os modelos Dolphin Mini, Dolphin e Yuan Pro, e liderou também entre os híbridos. No mês, foram 9.934 veículos de passeio emplacados, garantindo a sétima posição no ranking geral de vendas. A rede de concessionárias já ultrapassa 190 unidades, com meta de chegar a 250 até o fim do ano.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |