Callum Skye: o off-road do mestre britânico do design
Projetado pelo ex-design da Aston Martin, Jaguar e Land Rover, Callum Skye é um esportivo elétrico feito para usar em qualquer terreno
Projetado pelo ex-design da Aston Martin, Jaguar e Land Rover, Callum Skye é um esportivo elétrico feito para usar em qualquer terreno
Ian Callum está de volta, depois de calejar as mãos no comando das turbulentas Jaguar e Land Rover, o designer britânico voltou a desenhar com tranquilidade. E o primeiro fruto desta nova fase é o Callum Skye, que oficialmente inaugura a marca com seu nome.
VEJA TAMBÉM:
Trata-se de um bugue fechado com apenas dois lugares e motorização elétrica. Com 4,04 m de comprimento e 1,90 m de largura e o mais incrível, apenas 1.150 quilos e distribuição de peso 50/50.
Com quatro metros de comprimento, o Callum Skye tem proporções dramáticas e uma estética exterior concisa impulsionada pelas suas capacidades. Foi concebido para exceder as expectativas: massa mínima, capacidade máxima – excepcionalmente utilizável e uma alegria absoluta de conduzir”, explica o chefe de design da marca, Ian Callum.
Pode parecer algo comum em um automóvel convencional, mas quando falamos de um carro elétrico, em que a bateria eleva consideravelmente a massa do carro, o peso surpreende. E por falar em bateria, a unidade de energia entrega 42 kWh, suficiente para 270 km de autonomia.
A Callum não informa como é o conjunto propulsor do Skye, mas é estimado que ele utiliza pelo menos dois motores, um para cada cada eixo, o que o que faz dele um 4×4 e também garantir a distribuição de massas anunciada. Potência e torque também não foram informados, mas a marca declara aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.
O interior do Callum Skye é outro mistério. Apenas projeções externas foram divulgadas, com direito a versões com pneus todo terreno e até mesmo jogo de perfil mais baixo para uso em asfalto. Agora é esperar o carro ficar pronto, até o fim do primeiro semestre de 2024.
Ian Callum desenhou esportivos memoráveis como os Aston Martin DB7 e DB9, o supercarro Nissan R390, os felinos F-Type e C-X75 da Jaguar, mas o designer tem relação forte com off-road. Ele integrou o time responsável pelo projeto inacreditável Ford RS200.
O carro foi desenvolvido nos anos 1980 para competir no Grupo B de rali da FIA. Com menos de 4 metros de comprimento, o RS200 era equipado com motor Cosworth 1.8 turbo de impressionantes 450 cv e 49 kgfm de torque. Apenas 200 unidades foram produzidas para atender ao regulamento da FIA.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |