Chevrolet Camaro sairá de linha pela segunda vez
Lendário muscle car da GM deixará de ser produzido em 2014, mas não será a primeira vez que ele morre em seus quase 60 anos
Lendário muscle car da GM deixará de ser produzido em 2014, mas não será a primeira vez que ele morre em seus quase 60 anos
Uma nova era de extinção para os muscle cars se aproximam. Depois da série de despedida do Dodge Charger, chegou a vez do Chevrolet Camaro encontrar o fim irremediável. O modelo sairá de linha em 2024 e não tem um sucessor imediato.
VEJA TAMBÉM:
A imprensa norte-americana crava que o Camaro será substituído por um modelo elétrico. A previsão leva em conta a estratégia de eletrificação da General Motors, que não quer passar pela transição dos híbridos. A GM anunciou que o carro terá uma edição de despedida, com direito a mimos colecionáveis e elementos que remeterão à geração original do esportivo.
A atual geração do Camaro chegou ao mercado em 2009, tendo como base a versão conceitual de 2006, que seguia onda de design retrô do segmento muscle, inaugurado pelo Mustang em 2004.
O carro ganhou fama após “protagonizar” o robô espacial Bumblebee, no longa-metragem “Transformers” (2007). Na época os produtores do filme tentaram um acordo com a Volkswagen, para incluir o Beetle. Mas a VW não topo a empreitada que acabou caindo no colo da GM.
Depois disso o Camaro se tornou uma febre. No Brasil, ganhou status de viatura oficial de boleiros e duplas sertanejas.
Em 2015, a GM lançou a sexta geração do muscle car, que ficou levemente mais curta e leve. No entanto, as linhas eram praticamente as mesmas, apenas um pouco mais suavizadas.
Hoje, o Camaro ainda consta na gama da Chevrolet brasileira. O modelo é vendido por R$ 516 mil
Não é a primeira vez que o Camaro sai de cena sem deixar sucessor. Em 2002, a quarta geração saiu de linha após nove anos de mercado e 25 anos desde o lançamento da primeira geração.
O Chevrolet Camaro é um carro que passou por extensas mudanças a cada geração. O modelo de estreia tinha carroceria cupê, com seus três volumes bem definidos.
Em 1970, o camaro ganho formas mais agressivas, com carroceria fastback, que durou até 1981. Na terceira geração, uma nova mudança radical, com formas mais retilíneas, seguindo uma orientação de estilo predominante da época.
Já a quarta geração, aquela que antecedeu o primeiro hiato na produção do modelo, chegou com estilo inspirado nos esportivos japoneses. O Camaro usava elementos arredondados, que inclusive influenciaram na quinta geração do Corvette, lançada em 1996.
Agora resta saber como será o sucessor do Camaro. Será que irá seguir o mesmo caminho do Mustang e se transformar num SUV elétrico?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
2014 já foi