Caminhão-cegonha ‘porta-avião’: conheça a estranha carreta usada na China
Falta de regulamentação na China permitiu por muito tempo o uso de cegonhas com implementos que transportavam até 30 carros
Falta de regulamentação na China permitiu por muito tempo o uso de cegonhas com implementos que transportavam até 30 carros
A China, é o segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1 bilhão de habitantes. E por conta de sua densidade populacional, a demanda por bens de consumo é gigantesca, o que exige soluções inusitadas em logística. Afinal, se cada cidadão comer um ovo por dia, imagine o esforço para distribuir o alimento em todo país? Agora imagine a distribuição de automóveis que são bem maiores e pesados? E se adicionarmos o fato de que em 2022 foram vendidos quase 27 milhões de carros por lá?
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Para dar conta da demanda, muitos transportadores usavam cegonhas no qual o segundo andar era composto por uma fileira dupla de carros, e internamente eram apelidados de “porta-aviões” e poderia carregar de 24 a 30 carros de uma vez só, apenas para comparação, no Brasil uma cegonha carrega de 10 a 11 carros.
De acordo com a Federação Chinesa de Logística e Compras, cerca de 80% dos automóveis de passageiros são transportados por caminhões na China. E com uma demanda elevada, transportadores buscaram alternativa para tornar o carreto mais eficiente e desenvolveram os implementos capazes de acomodar duas fileiras de carros no deck superior.
E como não existia uma regulamentação que determinasse as medidas e parâmetros das carretas, fabricantes de implementos construíam os veículos de acordo com o pedido do cliente. E a determinação era: quanto mais carros couberem, melhor.
Essa falta de regulamentação começou a incomodar a autoridade de trânsito chinesa. O governo da China realizou em 2016 algumas alterações no regulamento 1.589, no qual, dispõe sobre dimensões e capacidade de carga dos implementos. Essa atualização do regulamento foi implementada em duas fases, sendo a primeira em setembro de 2016 e a segunda fase em junho de 2018. E ela basicamente proíbe o uso das cegonhas para até 30 carros.
Com as novas regulamentações, foi estipulado duas configurações para o transporte dos carros. A primeira mais comum para nós brasileiro e o implemento cegonha tradicional, esse que pode ter o comprimento máximo de 17.1 metros quando tracionado por um caminhão “cara-chata” ou frontal. Quando é feito por um caminhão bicudo, o limite é aumentado em 1 metro, passando para 18.1 metros.
A segunda configuração, chamada de Eixo-Central, é semelhante à usada nos Estados Unidos e Europa, essas podem ter um limite total de 22 metros.
Com a vigência dos novos regulamentos, fabricantes de carros e transportadores passaram a realizar mudanças. Na época, transportadoras anunciavam a compra de até 1.100 novas cegonhas já dentro dos novos padrões.
Inicialmente, a ideia desta coluna surgiu a ver alguns vídeos sobre tais cegonhas, mas em uma pesquisa mais profunda, a maioria dos vídeos são antigos, muitos de 2010 a 2012 no qual são reportados em várias redes sociais, como Instagram, Tiktok e demais.
Outro aspecto é que mesmo com as novas regulamentações, o governo ainda permite “homologar” cegonhas maiores, desde que não tenha um segundo andar para 2 fileiras de carros lado-a-lado, e essas são as cegonhas longas que são vistas uma hora ou outra.
Como um todo, aquelas cegonhas super longas ou com fileira dupla tanto no andar de cima ou no de baixo são proibidas e a China tem um rigoroso controle e emissões de multas. porém, com um mercado cada vez mais crescente é uma demanda cada vez maior, uma ou outra cegonhas dessas ainda rodam por aí, mesmo que seja ilegal.
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Unanimidade nunca foi sintoma de acerto ou sinônimo de sapiência. A opção da GM era tecnicamente coerente, apesar de esbarrar no aspecto mercadológico. Foi decisão de uma mulher, as quais estudam mais e melhor, tem bom gosto e mais visão do que homens e por isso tão criticadas quando detém poder.