Diamond T, o caminhão que usava dois motores: um era de Buick

Na década de 1960, um transportador queria ampliar a força de seu velho caminhão e resolveu utilizar um bloco V8 da GM

caminhão dois motores
Com os 2 motores, o modelo chegava a 400 cv (Fotos: Internet)
Por Érico Pimenta
Publicado em 01/10/2023 às 11h03

Se hoje vemos uma transição dos caminhões a diesel para GNV, Hidrogênio e até mesmo elétricos, no passado, houve uma época que os caminhões usavam motores a gasolina. Tanto é que na época, os poucos que eram abastecidos com ostentavam a inscrição DIESEL em suas grades.

VEJA TAMBÉM:

Parte dessa mudança se deu pelo fato de que os motores a gasolina não conseguiam gerar tanto torque como uma unidade a diesel. E às vezes, para alguns serviços, o caminhão se tornava fraco e deixava o caminhoneiro na mão. E foi isso que aconteceu com o norte-americano Frank Gripp, quando era um transportador de grãos em Illinois, na década de 1960.

Para fazer o transporte, o velho Gripp contava com um Diamond T 730C, frontal ou COE (cab-over-engine) e era equipado com um motor a gasolina International Harvester Red Diamond RD450 de 6 cilindros e 7.4 litros e que entregava 200 cv de potência. Apesar do imenso deslocamento, ele pecava pelo torque bem baixo.

caminhão dois motores
Foto da época mostra que o modelo era 6×4 com o motor frontal destacado

Uma vez ou outra, na verdade quase sempre, Gripp ficava na mão pela falta de potência de seu caminhão. E sem dinheiro para comprar um modelo mais novo, a diesel, veio a ideia de aumentar a potência do caminhão, mas como fazer isso? Simples, instalando um segundo motor.

O caminhão de dois motores

Inicialmente, 3 motores foram testados. Primeiro seria um bloco V4 refrigerado a ar, da Wisconsin, mas esse motor só trabalhava em baixas rotações. Já como segunda opção, foi usado um motor Jeep de 6 cilindros. Mas também falhou devido a sua baixa potência.

Por fim, o motor escolhido (e que deu certo ) foi um V8 da General Motors  que entregava de 210 a 250 cv e 46 kgfm de torque. O bloco equipava o Buick Skylark, que era um primo próximo do Pontiac GTO e Chevrolet Chevelle.

buick sport wagon
Buick “Skylark” Sport Wagon foi o doador do motor para o caminhão de dois motores

Para unir os dois motores no caminhão, estranhamente foi escolhido adicionar o segundo motor à frente da cabine. Com isso ele ficou com um capô nada convencional. Os dois motores foram conectados por um eixo de transmissão que passava pelo radiador do RD450 e era montado diretamente na polia do virabrequim.

Outra mudança elaborada pelo senhor Gripp foi a instalação de uma transmissão automática de 3 velocidades que também equipava o Buick. A nova transmissão junto a um conversor binário controlavam ambos os motores simultaneamente, entretanto, a embreagem sempre dava uma escorregada quando acelerava, porém pouco tempo depois esse problema foi resolvido.

O uso e o fim do modelo

O Diamond T com os 2 motores foi usado até meados de 1975 quando foi apostando. Já no início dos anos 1980, o modelo foi vendido para um colecionador que por sua vez repassou o modelo para a Adams Transit que tem um acervo de veículos estranhos e únicos.

Sob a guarda da Adams Transit pesado que estava em péssimas condições, devido ao seu uso foi totalmente restaurado e em um test drive após sua restauração o modelo quase sofreu um acidente, já que com o peso adicional na frente, dirigir ele sem estar acoplado ou engatado era algo quase impossível de se fazer.

O modelo hoje fica em um museu tendo assim o seu descanso eterno.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Manoel Maxwell Marmom 3 de outubro de 2023

Um tanto estranho, feio e horroroso esse caminhão!! Era muito melhor ter feito uma cabine convencional pra caber os dois motores.

Avatar
Victor Hugo 9 de outubro de 2023

Mas era o caminhão que o cara já tinha e ele não queria comprar outro. American way busca somente profit.

Avatar
Santiago 2 de outubro de 2023

Interessante e folclórico!
Um caminhão com focinho de cão – literalmente!!!

Avatar
Deixe um comentário