O recorde mundial do caminhão mais longo do mundo que foi feito na Austrália
O imenso pesado australiano registrou o recorde de comprimento em 2006, e 17 anos depois ainda não foi superado
O imenso pesado australiano registrou o recorde de comprimento em 2006, e 17 anos depois ainda não foi superado
A Austrália é um país fascinante, seja por seus insetos de tamanho de um cachorro ou por sua cultura. Mas quando falamos de caminhões as coisas também são fascinantes, seja pelo fato de montadoras europeias e americanas disputando uma fatia do mercado, ou seja pelos Road Trains, que já tratamos aqui.
VEJA TAMBÉM:
Falando em Road Trains, o seu uso, tamanhos e pesos são bem regulamentados e algumas combinações são realmente gigantes. Em 18 de fevereiro de 2006, em Queensland, apenas para quebrar um recorde foi feita uma combinação com quase 1.500 metros de comprimento. Isso mesmo, um caminhão com comprimento de 15 campos de futebol.
Para conseguir tal recorde, os organizadores utilizaram um caminhão Mack equipado com motor Cummins de 550 cavalos. O cavalo foi atrelado a 112 implementos descarregados. A extensão total da composição foi de 1.474 metros. A “centopéia” conseguiu percorrer por (intermináveis) 40 segundos um trecho de 140 metros.
Apesar de parecer ter sido fácil, para o recorde ser quebrado, uma das dificuldades foi engatar todos os 112 implementos. Na época do desafio, o organizador dessa loucura, Mick Boyce comentou: “Você simplesmente não sabia se todas as carretas ou implementos não iriam tombar com o movimento do caminhão”. Além dessa dificuldade, outra foi encontrar os 112 implementos, que em sua maioria foram emprestados por transportadoras e caminhoneiros que queriam ver tal façanha.
Mesmo 17 anos após o recorde, o mesmo ainda não foi batido, e isso se deve às leis, regulamentações e permissões que seriam necessárias (e muito mais difíceis de conseguir). Além disso, encontrar tantos implementos disponíveis também seria outra dificuldade.
Entretanto, em 2016, a Volvo Trucks, quando a mesma ainda fazia alguns vídeos elaborados e até mesmo virais para promover alguma novidade em seus caminhões, usou um Volvo FH 16 750 e fez uma combinação de 300 metros, onde cada implementos estava com 2 contêineres carregados, fazendo um total de 750 toneladas. O feito foi para promover a nova caixa automática i-Shift com marchas super reduzidas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |