Conheça 10 caminhões com potência de carros superesportivos
Além da alta potência dos motores, pesados também incorporam tecnologias dos carros de passeio mais sofisticados
Além da alta potência dos motores, pesados também incorporam tecnologias dos carros de passeio mais sofisticados
Na evolução do transporte rodoviário de cargas pelo mundo, os caminhões estão sendo cada vez mais exigidos em termos de capacidade de carga e eficiência. Na Finlândia, por exemplo, há estudos para autorizar combinações (caminhão + carretas) de até 104 toneladas – no Brasil, o máximo é 74 toneladas.
O próprio caminhão já pode pesar 7 toneladas e a carreta ou implemento, 10 toneladas. Então, um caminhão vazio pode pesar 17 toneladas. Por isso as montadoras vêm apresentando caminhões com altas potências, seja com o uso de motores V8 ou configurações de 16 litros e 6 cilindros.
Com isso, a potência desses modelos já está equiparada a de carros esportivos – embora a semelhança pare por aí. Duvida? Convido você para conhecer 10 caminhões com potência de supercarros.
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Lançado em 2020, o Scania 770 S V8 se tornou o caminhão rodoviário do mundo mais potente em produção, tirando a coroa que antes era do Volvo FH 16 750. O novo motor de 770 cavalos começou a ser desenvolvido em 2012 e foi lançado apenas em 2020. Essa é a mesma potência do Lamborghini Aventador SVJ Roadster.
Muitos esperavam que o novo motor fosse lançado em 2019, quando a montadora celebrou os 50 anos de seu motor V8 que teve a sua primeira versão apresentada em 1969 e gerava 350 cavalos.
Aqui vamos falar de um modelo da Volvo, o FH 16: o número após a sigla FH é clindrada do motor em litros! O FH 16 750 é equipado com o motor D16 (K750) que entrega 750 cavalos – a mesma cavalaria de um Shelby Super Snake 50TH – e 3.550 Nm de torque. Uma nova versão da linha FH foi apresentada na Europa, no qual é a foto que ilustra essa reportagem.
Em 2013, a Volvo Caminhões do Brasil apresentou o Volvo FH 16 750 na versão 8×4 para cargas indivisíveis. Os modelos que eram importados tinham o preço inicial de R$ 1 milhão.
Em 2015 a transportadora Transdata usou três unidades do Volvo FH16 750 para transportar uma peça de 350 toneladas (veja mais detalhes aqui).
O novo motor foi apresentada apenas na versão Euro6 e não tem previsão de chegar ao Brasil.
O primeiro caminhão do mundo em produção a ter câmeras no lugar dos espelhos retrovisores – como o Audi Q8 – e painel 100% digital tem a sua versão mais alta com o motor OM 473 de 15.6 litros que entrega 625 cavalos e 3.000 Nm de torque. O Maserati MC20 ostenta exatamente a mesma potência.
No Brasil, a Mercedes-Benz apresentou uma versão chamada de Novo Actros que conta com o interior com painel digital e a opção de câmeras no lugar dos retrovisores.
Aqui fica uma “coincidência” não acidental. Como muitos sabem, a Iveco já foi uma marca do Grupo Fiat e hoje pertence ao grupo CNH Industrial, então porque não comparar dois modelos italianos?
O Iveco Hi-Way chegou ao Brasil em 2013, sendo uma atualização do antigo Stralis AS. O Hi-Way é equipado com o motor FPT Industrial CURSOR 13 de 13 litros produzido pela FPT na Argentina. O motor entrega 560 cavalos – assim como uma Ferrari California 2014. O torque é de 2.500 Nm.
O modelo substituto do Hi-Way chamado de S-Way já se encontra no Brasil para testes.
Lançando para o mercado europeu e japonês, o novo MAN TGX – que não deve aparecer no Brasil tão cedo – usa uma versão aprimorada do motor D38 (D3876) de 15.2 litros gerando 580 cavalos. Para se ter uma ideia, um Mercedes-AMG GT R tem 585 cv.
Destaques do novo TGX é o novo interior com telas no lugar dos tradicionais hodômetros analógicos. O modelo foi eleito o International Truck Of The Year de 2021, prêmio esse de grande importância para o setor.
Líder de vendas no segmento pesado, o Volvo FH 540 conta com o motor D13 de 13 litros e 2.600 Nm de torque e é equipado com a caixa automática i-Shift, uma das melhores, hoje, no mercado. A potência é a mesma de um Audi RS 5 Sportback.
Para o mercado europeu, a Volvo oferece a caixa i-Shift Dual Clutch que deixa as trocas mais rápidas, assim como acontece nos grandes esportivos.
De janeiro a novembro de 2020, o Volvo FH 540 já emplacou 5.163 unidades, o que representa 13,28% de participação de mercado.
Lançamento de 2020 para o mercado brasileiro, o DAF XF é o segundo veículo pesado da montadora holandesa para o mercado nacional. O novo XF é equipado com motor PACCAR MX-13 de 13 litros e 2.600 Nm de torque. A potência é a mesma de um BMW X6 M50i.
Outro detalhe interessante do XF é a sua cabine na versão Super Space Cab que tem 2,10 metros do piso da cabine ao teto, segundo a segunda maior cabine do mercado.
A DAF é a montadora mais nova a operar no mercado brasileiro: completou 7 anos em 2020.
O caminhão mais novo dessa nossa lista, o Volkswagen METEOR foi lançado em setembro de 2020 e foi construído usando como base o modelo TGX da MAN, fabricante de caminhões do grupo TRATON (Volkswagen, Scania e MAN).
O METEOR é equipado com motor MAN D 26 de 13 litros e sistema Commom Rail. Com o lançamento, o Brasil passa a ser o primeiro país fora da Europa a produzir o motor que tem a mesma cavalaria de um Porsche 911 GT3 RS 2018.
No lançamento ainda, 210 unidades do modelo já haviam sido encomendadas.
Apesar da surpreendente saída da Ford Caminhões do mercado brasileiro, a marca na Turquia apresentou o seu novo modelo pesado premium, que foi batizado de F-MAX. Ele é equipado com motor Ecotorq de 12,7 litros e 2.500 Nm de torque.
Sabe quem também tem 500 cv de potência? Outro ‘bruto’, o Land Rover Defender V8.
O F-MAX ainda foi eleito o International Truck Of The Year de 2019, sendo o segundo modelo da Ford Caminhões a receber essa premiação.
Lançado em 2016 para o mercado europeu e apresentado pela Scania em 2018 no Brasil, o R 450 é o pesado mais vendido da montadora com 2.939 unidades emplacadas de janeiro a novembro deste ano de 2020.
O R 450 é equipado com motor de 13 litros com sistema XPI e entrega 2.350 Nm de torque, o R 450 é ideal para operação rodoviária com bi-trem e rodotrem. O esportivo que anda com ele é o Camaro SS V8, com 455 cv.
Fotos: Divulgação
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Quando criança em meados da década de 1960 a descida para o litoral do PR era realizada pela estrada da Graciosa. Eu ficava deslumbrado com aqueles FNM, Mercedes, Ford, Chevrolet alguns Big Job, GMC, Internacional, e muito raro Scania (imagino que era muito caro). Mas a discussão entre eu e meu irmão (10 anos e 13 anos) era sobre o mais possante: Eu afirmava que era o Scania ele dizia que era o Mercedão (LP 331). Um dia consegui uma revista Mecânica Popular onde aparecia a ficha técnica de todos os veículos produzidos no Brasil. Até hoje lembro que o Scania tinha 210 HP e o Mercedão 195 HP. Uhhh. Vitória. Mas algo que me deixou confuso foi que o F600 aparecia com 168 HP (gasolina) o Chevrolet com 141 HP (gasolina) e o FNM com 150 HP (diesel). Afinal para caminhão de carga qual a relação que vale entre gasolina X diesel?
Naquela época o Scania era novidade, lançamento, então havia poucos. O que mais havia era FNM. E Fusca!
A diferença é que o motor a gasolina é melhor de Potência, enquanto o Diesel é mais durável e é melhor de torque, o que fez os modelos de caminhões mais novos ganharem Potência e Torque foi a implementação da turbina, e depois do sistema de injeção eletrônica.
tudo doutores no tapetão negro
Bruno Peterson, ignorante é você que não entendeu a ironia do meu comentário .Vá aprender a ler e escrever, *
“Na evolução do transporte rodoviário de cargas pelo mundo, os caminhões estão sendo cada vez mais exigidos em termos de capacidade de carga e eficiência. Na Finlândia, por exemplo, há estudos para autorizar combinações (caminhão + carretas) de até 104 toneladas – no Brasil, o máximo é 74 toneladas”.
Creio que para o Brasil além da necessidade de aumento da capacidade de carga e eficiência, o que diminuiria a quantidade de caminhões necessários para levar a mesma quantidade de carga em 25% ou mais, o que geraria menos trânsito e poluição, seria necessário o investimento em duplicação de rodovias e de transporte de carga sobre trilhos.
E não menos importante deveria ter uma inspeção de segurança veicular anual para todos os veículos do território nacional, checando principalmente a situação dos freios, direção, suspensão e pneus.
*Lembrando que em São Paulo/SP, não teve inspeção anual de segurança, mas sim ambiental. Não vingou porque o Município de São Paulo perdeu arrecadação de IPVA no período da referida inspeção ambiental, porque os proprietários começaram a transferir o registro dos carros para outros municípios/cidades para fugir da inspeção.
A diferença é que toda essa cavalaria dos caminhões é convertida em torque de forma linear de a carga pesada dos caminhões. Ñ visa velocidade final de forma absuda como em carros esportivos, mesmo pq caminhão enfrenta outras forças aerodinâmicas…
Matéria muito fraca de quem só entende de carros, não sabe nada sobre transporte rodoviário e de caminhões, neste caso o que importa é o torque em baixas rotações para se ter força e carregar mais carga, nos carros super-esportivos o que importa é a potência final com alta rotação para se conseguir a maior velocidade possível, essa é a principal diferença entre os dois tipos de veículos. Matéria escrita por quem só vive no universo dos automóveis.
A comparação com carro esportivo é coisa de estagiário.
A diferença é que o motor a gasolina é melhor de Potência, enquanto o Diesel é mais durável e é melhor de torque, o que fez os modelos de caminhões mais novos ganharem Potência e Torque foi a implementação da turbina, e depois do sistema de injeção eletrônica.
Considerando as comparações, o autor da fraca matéria, deveria tentar colocar a carga que esses caminhões transportam nos esportivos para avaliar melhor. Eu li mas desprezei as comparações sem nenhum sentido.
Tem q fazer e ensinar a ler e escrever esses animais caminhoneiros são os maiores causadores de crimes de transito
Sr Nikolas , você tem razão pois vejo muito caminhoneiro tirar rachas nos finais de semana principalmente aqui em SP, é um deus nos acuda. Já com relação aos boys , sim , aqueles que possuem carros são verdadeiros coitados, dormem cedo, não perturbam ninguém, nunca beberam cervejas ou outros tipos de drogas. Acredito que o certo seria uma lei para tirar de circulação todos os caminhoneiros.
Vc também é outro ignorante igual o Sr Nikolas!pq quantos Boys matam inocentes no trânsito bêbados nem alta velocidade?o caminhoneiro é um pai de família que passa dias fora de casa,pra trazer o alimento e conforto pra pessoas como vc !
Vai carregar a comida nas costa então vagabundo, vem falar q dorme cedo nada, e para de mentir que caminhoneiro de verdade não tira racha, isso nem existe, vc só pode tá bêbado
Deixa de ser ignorante cidadão!se vc come, bebe com certeza foi o caminhão que transportou! é por causa de mentes como a sua que o Brasil não vai pra frente nunca!
Vai levar a carga pelo Brasil afora no automóvel dele..kkk Caminhoneiro tem mais visão e dirige melhor q condutores de final de semana.
Pergunte para um motociclista..
Potencia por si só não significa muito pra eles…o que mais importa é o torque oferecido pra mover o mundo que eles transportam…
Na verdade a potência é tão relevante qto o torque, pois só se consegue uma elevação de torque com um incremento de potência
Que comparação mais sem pé nem cabeça…
Nestes caminhões, o que conta é o torque, a força, a capacidade do motor de girar sobre sí próprio…
O torque destes motores e muito, mas muito maior do que o torque dos esportivos, a maioria ou totalidade, com motores a gasolina…
Péssima matéria..
Comparou água com óleo…
Matéria Imprecisa. Aqui no Brasil a Scania tem caminhão com 540 cv.
Por já ter citado o Scania 770 S escolhir por colocar o Volvo FH 540 no lugar do Scania R/S 540. Abraços
Matéria fraquinha!!!
Imagino que as 74 toneladas máximas devem ser apenas na teoria, nossas rodovias não pesam caminhão nenhum e os excessos devem ser rotineiros.
Lde
Potência não é nada sem TORQUE. É isso que todo caminhão tem de verdade. Isso que de fato deve ser comparado para se ter noção da diferença entre esses dois mundos. Carros mesmo com 1000 cavalos tem uma singela fração do torque dessas máquinas estradeiras. #dieselpower
Não sei pq tanto espanto, nos EUA tem caminhões com motor caterpillar com mais de 1.000 cv. Lá pode-se escolher o motor quiser nos caminhões, sem falar nas cabines que mais parecem ser um apartamento!
Fake.
Não existe este tipo de caminhão, rodoviário, com essa potência nos EUA.
Nem de longe.
Mentira, os volvo, kenworth, Peterbilt e Freightliner Cascadia tem no máximo 625 CV. Nenhum deles chega a 1.000 CV. Falou besteira.
pelo jeito vc entende bem de caminhão em eu já trabalhei com uma volvo 750 da onde vc tiro q a mais forte é a 625?se informa melhor ai
Na Verdade o caminhão mais potente da MAN é 18.640 equipado com o motor D38
verdade materia fraca e me parece tendenciosa
Não deveria causar espanto haver caminhões com motores de alta potência. Incrível é ver carros de passeio com potência de caminhões.
Vc está confundindo tudo. Que asneira, nenhum carro tem o torque de um caminhão, vc tem que analisar o torque, já viu quanto é de um caminhão e um automóvel?