Caminhão com privada a bordo é solução para não ficar no aperto
Falta de pontos de apoio para caminhoneiros fez com que empresa desenvolvesse um banheiro completo para cabines de caminhão, na França
Falta de pontos de apoio para caminhoneiros fez com que empresa desenvolvesse um banheiro completo para cabines de caminhão, na França
O brasileiro tem aquele velho complexo de vira-latas, em que tudo aquilo que acontece lá fora é melhor do que aqui. Mas saiba, que nem mesmo na Europa, o caminhoneiro tem melhores condições de trabalho. Um deles é a precariedade de pontos de apoio, que levou a uma empresa francesa a desenvolver um banheiro adaptável para as boleias de caminhão.
VEJA TAMBÉM:
A transportadora francesa Immo Ouest instalou um pequeno banheiro na cabine do caminhão. Ela adaptou um vaso sanitário, semelhante aos instalados em motorhomes e trailers. Um sistema simples utilizado há décadas, que é formado por um módulo com assento e um para depósito de dejetos.
Inicialmente, o sistema foi instalado no caminhão da caminhoneira de 29 anos. Ela ficou responsável por “testar” a viabilidade da “casinha” e caso seja positiva, a empresa deve adotar o sistema em toda a sua frota.
O “vaso” foi instalado atrás do banco do motorista, abaixo da cama. Isso porque geralmente os caminhões contam com um espaço de depósito para ferramentas e demais pertences. De acordo com a concessionária da Mercedes-Benz que fez a instalação, o vaso tem um mecanismo que elimina o odor, e um sistema de canalização do mesmo, com isso ele cumpre com os requisitos ambientais, além de não “enfumaçar” a boleia.
A solução da transportadora francesa parece inovadora, mas não é pioneira. Na Holanda, uma transportadora também resolveu instalar um vaso na cabine dos caminhões. No entanto, o sanitário fica no lugar do banco do passageiro. Na China, algumas montadoras já oferecem caminhões com banheiros completos e por fim no Brasil, o movimento “A Voz Delas” apresentou um caminhão com um sistema semelhante.
Na Europa, um dos problemas enfrentados pelos caminhoneiros é a falta de ponto de apoio. São aqueles estacionamentos para os caminhoneiros pararem para uma breve pausa ou fazer o pernoite. Muitos desses pontos de apoio não têm banheiros em condições salubres de uso. A caminhoneira Iwona Blecharczyk, que também é youtuber e escritora, encabeçou uma campanha para denunciar as condições degradantes desses banheiros dos pontos de apoio.
No Brasil, alguns projetos de lei tinha como função tornar obrigatório que as concessionárias de rodovias construíssem pontos de apoio para caminhoneiros. No entanto, as pautas acabaram não engavetadas. Aos olhos dos parlamentares, a solução é um penico sob o banco.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Não é um mero detalhe. Pra quem tá na estrada, e na hora do “aperto” só encontra encontra espelunca pelo caminho, ou nem mesmo isso…
Só precisa ser uma coisa bem projetada, pra não se passar outros apertos com odores e nem com as higienizacoes necessárias do equipamento.
As camas, uma acima da outra, fazem mais falta.