Conheça o Volvo FM Electric e os outros caminhões elétricos da Fenatran 2022

Com rotas planejadas e uso racional, os caminhões elétricos começam a chamar atenção do mercado de transporte regional

volvo fm electric
O Volvo FM Electric, que veio para a Fenatran, deverá ficar no país (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 08/11/2022 às 19h19
Atualizado em 11/11/2022 às 20h04

Os carros elétricos já são realidade nas ruas das capitais brasileira, mesmo custando muito mais caro que um modelo equivalente a combustão. No mercado de pesados os clientes são mais racionais e colocam tudo na ponta do lápis antes de comprar, mas parece que os caminhões elétricos chegam em breve ao Brasil.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A Volkswagen já vende o seu urbano e-Delivery e a JAC oferece três modelos diferentes a bateria. Na Fenatran 2022 foram apresentados mais três modelos de caminhões elétricos, todos ainda como estudo para testar a receptividade das transportadoras.

VEJA TAMBÉM:

O Volvo FM Electric é o mais próximo de ser vendido aqui

O que está certo para vir ao Brasil é o Volvo FM Electric. Mesmo sem data para lançamento, o modelo será testado por clientes da marca e transportadoras. A vocação desse caminhão elétrico é o transporte urbano e regional, levando produtos de um centro de distribuição aos clientes.

O peso bruto total combinado (PBTC) do FM Electric é de até 44 toneladas, dependendo da versão. As opções de baterias dependem do uso que o caminhão elétrico terá, com opções de duas a seis baterias (capacidade de 180 a 540 kWh). A autonomia pode chegar a 300 km com o maior pacote de baterias.

O caminhão é equipado com motor elétrico de 660 cv que passa a forças às rodas através da caixa I-Shift. A Volvo é hoje a única marca de caminhões na Europa a ter toda a linha eletrificada, mas para o Brasil a sua aposta parece ser o FM.

DAF aposta em caminhões elétricos para uso urbano

O DAF LF Electric é de uma categoria que a marca holandesa ainda não tem presença na Brasil. O modelo urbano tem PBTC de 19 toneladas, o que o coloca em uma categoria acima do VW e-Delivery.

A potência de seu motor elétrico é de 353 cv, com 503 cv de potência de pico. Como referência, o caminhão elétrico da Volkswagen produz 300 cv. O conjunto de baterias traz capacidade para 282 kWh.

A DAF não deu pistas se o LF virá para o Brasil, nem mesmo na versão tradicional a diesel. Mas as boas vendas da marca podem ser um indicativo que a marca expanda suas operações, como já fez quando anunciou o CF.

Mercedes-Benz eActros terá família completa

mercedes benz eactros fenatran 2022
O eActros deverá ganhar versão rodoviária em 2024, mas ainda não tem planos concretos para o Brasil

Atualmente a Mercedes-Benz vende na Europa o eActros em duas versões: o 300 e o 400, podendo ser cavalinho ou rígido. Eles trazem o motor integrado ao eixo motriz, na posição onde ficaria o diferencial. Isso reduz as perdas mecânicas e diminui a quantidade de componentes, além de liberar espaço no chassi para as baterias.

Apesar de usar a cabine do Actros, o caminhão elétrico da Mercedes traz um chassi próprio. Um diferencial dele é ter as longarinas mais distantes, para que as baterias sejam alocadas no meio. Cada conjunto de bateria tem 112 kWh de capacidade, com o 300 utilizando três e o 400 utilizando quatro packs.

Nos planos da marca inclui também um eActros rodoviário, previsto para ser lançado na Europa em 2024. Para o Brasil ela não revela prazos ou modelos, mas o caminhão elétrico que trouxe para a Fenatran deverá medir o interesse do público.

Fotos: Eduardo Rodrigues | AutoPapo

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jonatas 9 de novembro de 2022

Gostaria de saber o peso desses caminhões elétricos e quanto pesa a mais q um a disel

Avatar
Deixe um comentário