Conheça o Volvo FM Electric e os outros caminhões elétricos da Fenatran 2022
Com rotas planejadas e uso racional, os caminhões elétricos começam a chamar atenção do mercado de transporte regional
Com rotas planejadas e uso racional, os caminhões elétricos começam a chamar atenção do mercado de transporte regional
Os carros elétricos já são realidade nas ruas das capitais brasileira, mesmo custando muito mais caro que um modelo equivalente a combustão. No mercado de pesados os clientes são mais racionais e colocam tudo na ponta do lápis antes de comprar, mas parece que os caminhões elétricos chegam em breve ao Brasil.
A Volkswagen já vende o seu urbano e-Delivery e a JAC oferece três modelos diferentes a bateria. Na Fenatran 2022 foram apresentados mais três modelos de caminhões elétricos, todos ainda como estudo para testar a receptividade das transportadoras.
VEJA TAMBÉM:
O que está certo para vir ao Brasil é o Volvo FM Electric. Mesmo sem data para lançamento, o modelo será testado por clientes da marca e transportadoras. A vocação desse caminhão elétrico é o transporte urbano e regional, levando produtos de um centro de distribuição aos clientes.
O peso bruto total combinado (PBTC) do FM Electric é de até 44 toneladas, dependendo da versão. As opções de baterias dependem do uso que o caminhão elétrico terá, com opções de duas a seis baterias (capacidade de 180 a 540 kWh). A autonomia pode chegar a 300 km com o maior pacote de baterias.
O caminhão é equipado com motor elétrico de 660 cv que passa a forças às rodas através da caixa I-Shift. A Volvo é hoje a única marca de caminhões na Europa a ter toda a linha eletrificada, mas para o Brasil a sua aposta parece ser o FM.
O DAF LF Electric é de uma categoria que a marca holandesa ainda não tem presença na Brasil. O modelo urbano tem PBTC de 19 toneladas, o que o coloca em uma categoria acima do VW e-Delivery.
A potência de seu motor elétrico é de 353 cv, com 503 cv de potência de pico. Como referência, o caminhão elétrico da Volkswagen produz 300 cv. O conjunto de baterias traz capacidade para 282 kWh.
A DAF não deu pistas se o LF virá para o Brasil, nem mesmo na versão tradicional a diesel. Mas as boas vendas da marca podem ser um indicativo que a marca expanda suas operações, como já fez quando anunciou o CF.
Atualmente a Mercedes-Benz vende na Europa o eActros em duas versões: o 300 e o 400, podendo ser cavalinho ou rígido. Eles trazem o motor integrado ao eixo motriz, na posição onde ficaria o diferencial. Isso reduz as perdas mecânicas e diminui a quantidade de componentes, além de liberar espaço no chassi para as baterias.
Apesar de usar a cabine do Actros, o caminhão elétrico da Mercedes traz um chassi próprio. Um diferencial dele é ter as longarinas mais distantes, para que as baterias sejam alocadas no meio. Cada conjunto de bateria tem 112 kWh de capacidade, com o 300 utilizando três e o 400 utilizando quatro packs.
Nos planos da marca inclui também um eActros rodoviário, previsto para ser lançado na Europa em 2024. Para o Brasil ela não revela prazos ou modelos, mas o caminhão elétrico que trouxe para a Fenatran deverá medir o interesse do público.
Fotos: Eduardo Rodrigues | AutoPapo
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Gostaria de saber o peso desses caminhões elétricos e quanto pesa a mais q um a disel