Caminhões não precisarão mais parar para pesar em BR; entenda

De acordo com o Inmetro e a concessionária Ecovias, novo sistema para aferir peso dos caminhões traz vantagens para os transportadores

balança de rodovida High Speed Weight in Motion (HS-WIM)
Balança tem tecnologia High Speed Weight in Motion (HS-WIM) (Foto: Ecovias | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 07/08/2024 às 09h03

A balança de pesagem em movimento na velocidade da via instalada pela Ecovias do Cerrado, concessionária do grupo EcoRodovias, no km 640 da BR-365, em Uberlândia-MG, recebeu homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De forma inédita, no Brasil, o grupo desenvolveu sistema de pesagem em alta velocidade, em inglês High Speed Weigh-in-Motion ou HS-WIM, com a mesma precisão das balanças lentas tradicionais. Essa tecnologia só existe hoje na Europa, em países como a Suíça e a República Tcheca.

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Com a homologação do Inmetro sobre o equipamento, agora, a ANTT, agência que regula o transporte de cargas, vai poder aplicar o HS-WIM aos novos contratos de concessão rodoviária e renovação dos já existentes.

Segundo o Inmetro, a tecnologia da pesagem em alta velocidade apresenta uma série de benefícios em relação ao sistema tradicional de pesagem em balança paralela à rodovia:

  • Menor tempo de viagem por evitar paradas;
  • Pesagem 24h de todos os veículos que transitam na rodovia;
  • Diminuição no número de acidentes, necessidades de socorro médico e mecânico;
  • Diminuição de engarrafamentos;
  • Diminuição em 20% da emissão de gases do efeito estufa;
  • Diminuição dos gastos dos transportadores com manutenção do sistema de frenagem do veículo;
  • Pórtico mais barato que a balança tradicional, com sustos de operação também reduzidos, entre outros benefícios.

Excesso de peso

O diretor de Metrologia Legal, do Inmetro, Marcelo Morais, ressaltou também os benefícios da implementação deste primeiro modelo de balança aprovado para pesagem em velocidade de trânsito no país.

“Com isso será possível fiscalizar 100% da frota, durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Essa medida tornará a fiscalização do excesso de cargas mais eficiente através de novas tecnologias, aumentando a precisão dos dados e permitindo ações preventivas ao acompanhar de perto os instrumentos”, pontuou Morais.

Os testes comprovaram que nosso aparelho obtém resultados confiáveis, com altíssimo índice de precisão. A pesagem da carga é feita na velocidade da via, que é de 90 km/h, o que é algo inédito no Brasil, um país ainda muito dependente do modelo tradicional de pesagens, que usam postos às margens da rodovia e balanças de baixa velocidade”, afirma o Gerente de Operações da Ecovias do Cerrado, Bruno Araújo Silva.

Desde o primeiro dia de testes da balança, mais de 257 mil veículos já foram pesados pelo HS-WIM, em procedimentos que levaram, em média, 1,6 segundo. Do total, 9,7 mil veículos foram flagrados com sobrecarga, um deles pesando mais de 25 toneladas acima do limite.

Como funciona a nova balança

A balança usa a tecnologia High Speed Weight in Motion (HS-WIM) faz a medição de veículos comerciais de forma automática, com uso de sensores instalados nas pistas e de câmeras inteligentes posicionadas em pórticos. A pesagem da carga é feita na velocidade da via, que é de 90 km/h.

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1 Comentário
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Andre Brugger 7 de agosto de 2024

Isso já está sendo utilizada na BR-116 aqui no Rio de Janeiro tem um tempo já…

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