5 caminhões que foram pioneiros e mudaram a história

Cinco caminhões que marcaram a história ao introduzir inovações pioneiras em segurança, conforto e tecnologia

renault magnum 1
O Renault AE / Magnum não era bonito, mas FOI inovador (Foto: Renault Trucks | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 22/11/2025 às 13h00

Em uma roda de conversa de bar, sempre lembramos de modelos que foram os primeiros a oferecer determinada inovação. No segmento dos pesados também tivemos pioneiros que marcaram época.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Assim como acontece com os automóveis, em que uma montadora lança uma novidade e logo outras seguem o mesmo caminho, nos caminhões também houve avanços que se consolidaram e outros que não tiveram tanto sucesso. Seja como for, selecionei 5 modelos que foram inovadores e, de certa forma, transformaram o segmento.

VEJA TAMBÉM:

1. Renault AE / Magnum

renault magnum ae 500 4 2 tractor 3
Na época do lançamento, o modelo chamou atenção pelo visual e pela inovação em aerodinâmica e conforto (Foto:  Divulgação: Renault Trucks

Lançado em 1990, o Renault AE — abreviação de Aerodynamic — foi um caminhão que rompeu padrões. Quadrado e imponente, sua cabine, projetada por Marcello Gandini, foi posicionada acima do motor para reduzir ruídos internos. A grande inovação, porém, estava no piso totalmente plano (flat floor).

Nos modelos “cara-chata”, como a cabine fica sobre o motor, é comum existir um ressalto no piso, conhecido como túnel do motor ou “caixão”, semelhante ao que vemos nos carros nos bancos traseiros. O Renault AE eliminou esse obstáculo e se tornou o primeiro caminhão com piso 100% plano. Após sua estreia, outras montadoras passaram a oferecer o recurso, como a própria Renault com a série T, a Scania com a série S (vendida no Brasil) e a Mercedes-Benz com as cabines Streamspace e GigaSpace.

Renault AE brochure
Desenho mostra as vantagens da cabine com piso plano (Foto: Renault Trucks | Divulgação)

Curiosamente, o Renault AE também era o caminhão mais potente do mercado, equipado com motor V8 Mack de 530 cavalos, superando o Scania 143M V8 de 500 cavalos. Em 1991, foi eleito International Truck of the Year.

O nome Magnum surgiu como versão de luxo do AE, mas acabou se consolidando e batizando oficialmente o modelo, que permaneceu em produção até 2013.

Para os fãs do antigo Top Gear, vale lembrar: Jeremy Clarkson utilizou um Renault AE em um desafio com caminhões, enquanto Richard Hammond escolheu um ERF EC11 e James May um Scania P94D.

2. Mercedes-Benz NG

Primeiro caminhão com ABS O Mercedes-Benz Classe S foi o primeiro carro do mundo a receber freios ABS em 1978. Como na época carros e caminhões pertenciam à mesma divisão da marca, logo iniciou-se o desenvolvimento para os pesados. Em parceria com a WABCO, em 1981 a Mercedes-Benz apresentou o sistema ABS para caminhões da série NG e para o ônibus 303.

Hoje, o ABS é item obrigatório em carros, caminhões e até implementos rodoviários.

Curiosidade: o primeiro carro a receber ABS no Brasil foi o Volkswagen Santana, em 1991.

3. Volvo FH

Volvo FH test crash
Airbags em caminhões só chegaram em 1995 (Foto: Volvo Trucks | Divulgação)

A Volvo é mundialmente reconhecida por seu compromisso com a segurança, sendo responsável por inovações como o cinto de três pontos. Em 1995, tornou-se a primeira montadora de caminhões a oferecer airbag para o motorista.

No ano seguinte, em 1996, apresentou também o Sistema de Proteção Inferior Frontal (FUPS), que só se tornaria obrigatório em todos os caminhões em 2006.

4. Scania NTG

Scania airbag lateral
Em tombamentos, o airbag lateral reduz o efeito chicote no pescoço do motorista (Foto: Scania | Divulgação)

Se a Volvo foi pioneira no airbag frontal, a Scania inovou em 2019 ao oferecer airbag lateral de cortina. Embora comum em automóveis, esse recurso tem enorme relevância nos pesados, pois protege motoristas e passageiros em acidentes de capotamento, evitando ferimentos graves ou esmagamento pelo próprio veículo.

No Brasil, o setor de mineração rapidamente adotou a tecnologia, já que tombamentos são mais frequentes nessas operações.

Recentemente, em setembro, a Volvo Trucks North America anunciou que seus modelos VNL e VNR passarão a contar com airbags de cortina de série, reforçando sua filosofia de segurança.

5: Mercedes-Benz Actros

Zweite Generation der MirrorCam: Mercedes Benz Trucks entwickelt Spiegelkamerasystem in wichtigen Details weiter Second generation of MirrorCam: Mercedes Benz Trucks is evolving some important details of the mirror camera system
O retrovisor digital elimina pontos cegos laterais (Foto: Daimler Truck | Divulgação)

Em 2014, a Mercedes-Benz apresentou o conceito Future Truck 2025, que trazia retrovisores digitais: câmeras externas substituíam os espelhos, transmitindo imagens para monitores instalados nas colunas da cabine. As vantagens incluíam melhor aerodinâmica e maior contraste em condições noturnas.

Em 2018, a marca lançou o Actros com o sistema MirrorCam, que ganhou segunda geração em 2022. Além disso, o modelo trouxe painel totalmente digital.

Retrovisor digital em caminhão mercedes-benz: conceito e duas gerações em apenas 8 anos
Do conceito à segunda geração passaram apenas 8 anos (Foto: Daimler Truck | Divulgação)

Atualmente, praticamente todas as grandes montadoras oferecem retrovisores digitais ou painéis digitais. Entre elas estão Mercedes-Benz, Volvo, DAF, MAN e Ford com o F-Max. A Scania chegou a apresentar uma versão, mas nunca lançou oficialmente. No Brasil, até os modelos Volkswagen Delivery, Constellation e Meteor já contam com painel digital como opcional.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário