Caminhões vão operar sem motorista com 330 toneladas de minério! Entenda

Sem motoristas, caminhões tem capacidade de transportar até 330 toneladas em composições gigantescas pelas estradas australianas

caminhões sem motoristas
Os caminhões autônomos vão percorrer por um trajeto de 150 quilômetros (Foto: Mineral Resources | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 28/10/2023 às 15h03

O mercado australiano de caminhões tem como uma das principais características o uso de combinações com tantas carretas ou implementos que são classificados como Road Trains ou literalmente um “Trem na estrada”. Agora imagina esses Road Trains 100% autônomos? É isso que vai ser implementado na Austrália.

VEJA TAMBÉM:

A Mineral Resources (MinRes) empresa que é referência no segmento de mineração, havia realizado testes com um caminhão 100% autônomo e com o sucesso dos testes, a mineradora anunciou que está realizando o investimento em 120 novos Road Trains basculantes 100% autônomos. Os modelos autônomos usam tecnologia da empresa Hexagon, que é referência no setor.

Os novos conjuntos são formados por um cavalo mecânico e três carretas ou implementos, o que totaliza 22 eixos e 86 pneus e rodas. Os modelos autônomos vão atuar em rotas de 150 km entre a mina Ken’s Bore e o porto de Ashburton, transportando até 330 toneladas de minério de ferro em cada viagem.

O presidente executivo da MinRes, Mining Services, Mike Gray comenta um pouco mais sobre a implementação dos modelos autônomos: “Estamos entusiasmados em consolidar nossa parceria com a Hexagon para entregar a primeira frota de Road-Trans autônomos do mundo, que será uma parte essencial da solução segura e eficiente para o transporte de minério”.

Caminhões sem motoristas

Com os caminhões autônomos, a MinRes, menciona ainda que vai trazer mais segurança e economia operacional, além de eliminar o risco de fadiga dos condutores além de aumentar a disponibilidade da frota. “Há um enorme potencial para estes caminhões autônomos transformarem a mineração em todo o mundo” , destaca Gray.

Por fim, além dos 120 Road Trains autônomos, o projeto também inclui um centro operacional central e o desenvolvimento e utilização de um sistema de monitoramento baseado em inteligência artificial.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário