Sem motoristas, caminhões tem capacidade de transportar até 330 toneladas em composições gigantescas pelas estradas australianas
O mercado australiano de caminhões tem como uma das principais características o uso de combinações com tantas carretas ou implementos que são classificados como Road Trains ou literalmente um “Trem na estrada”. Agora imagina esses Road Trains 100% autônomos? É isso que vai ser implementado na Austrália.
VEJA TAMBÉM:
A Mineral Resources (MinRes) empresa que é referência no segmento de mineração, havia realizado testes com um caminhão 100% autônomo e com o sucesso dos testes, a mineradora anunciou que está realizando o investimento em 120 novos Road Trains basculantes 100% autônomos. Os modelos autônomos usam tecnologia da empresa Hexagon, que é referência no setor.
Os novos conjuntos são formados por um cavalo mecânico e três carretas ou implementos, o que totaliza 22 eixos e 86 pneus e rodas. Os modelos autônomos vão atuar em rotas de 150 km entre a mina Ken’s Bore e o porto de Ashburton, transportando até 330 toneladas de minério de ferro em cada viagem.
O presidente executivo da MinRes, Mining Services, Mike Gray comenta um pouco mais sobre a implementação dos modelos autônomos: “Estamos entusiasmados em consolidar nossa parceria com a Hexagon para entregar a primeira frota de Road-Trans autônomos do mundo, que será uma parte essencial da solução segura e eficiente para o transporte de minério”.
Com os caminhões autônomos, a MinRes, menciona ainda que vai trazer mais segurança e economia operacional, além de eliminar o risco de fadiga dos condutores além de aumentar a disponibilidade da frota. “Há um enorme potencial para estes caminhões autônomos transformarem a mineração em todo o mundo” , destaca Gray.
Por fim, além dos 120 Road Trains autônomos, o projeto também inclui um centro operacional central e o desenvolvimento e utilização de um sistema de monitoramento baseado em inteligência artificial.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |