Vale a pena ser caminhoneiro na Europa?
Empresas europeias têm aberto processos para contratação de motoristas de caminhão brasileiros, mas vale a pena?
Empresas europeias têm aberto processos para contratação de motoristas de caminhão brasileiros, mas vale a pena?
Com a crescente falta de motoristas de caminhão que ocorre no mundo inteiro, alguns governos têm facilitado a contratação de caminhoneiros estrangeiros para poder amenizar a falta de mão de obra. Os Estados Unidos, por exemplo, têm contratado motoristas do continente africano.
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Em 2021, na Europa, estavam disponíveis 425 mil vagas para motoristas. E com isso, países europeus têm aberto processos seletivos para contratação de motoristas da Argentina, Brasil, Chile, Equador, Peru e Venezuela. Dentre elas está a espanhola Grupo De Pedro Molinero.
Já que as empresas estão buscando profissionais de fora, fica a pergunta: vale a pena? Bom, o principal aspecto que muitos inicialmente podem pensar é a questão salarial. E infelizmente, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro, motoristas de caminhão têm uma faixa salarial baixa.
De acordo com o site alemão Autobahn, a média dos vencimentos de um caminhoneiro na Europa gira em torno de 3 mil euros (R$ 16.200). É claro que os valores podem variar dependendo da empresa e o tipo de transporte que a mesma realiza. Determinadas operações incluem adicionais, e claro, uma maior qualificação do motorista.
Um ponto positivo são os caminhões, já que tecnicamente são os mesmos que se tem no mercado brasileiro, excluindo as montadoras MAN e Renault Trucks, que basicamente usam mecânica Volvo. Além disso, a nossa legislação é bem “inspirada” na Europa, então dimensões e pesos são semelhantes, o que pode ser uma fácil adaptação.
Outro aspecto que se deve levar em consideração, é o investimento para uma mudança de país. Além da documentação, é importante ter um conhecimento do idioma, principalmente para os países que falam inglês. Afinal, assim como você pode não saber nada de inglês, quem mora lá, pode não saber nada de português.
Com todos esses aspectos em mente, o modo mais fácil para se tornar caminhoneiro na Europa é fazer a travessia do Atlântico selecionado para uma vaga. No Brasil algumas empresas de RH têm ofertado postos de trabalho. E muitas delas, eu divulgo no Midia Truck Brasil.
Mas no final das contas, vale a pena? Bom, isso depende de pessoa para pessoa. Alguns podem ter mais recursos para fazer tal investimento para realizar a mudança de país. Já outros, o processo pode ser mais complicado e quase impossível. Então antes da mudança, deve-se avaliar bem cada aspecto e pesar a oportunidade.
Ah, e caso tenha curiosidade sobre o tema, no site da União Europeia tem um artigo com alguns pontos sobre a profissão de motorista na Europa.
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Sou cidadão Ítaliano com CNH C, como posso dirigir caminhão pesados na Itália?
Tenho interesse…
Tenho intgeresse na oportunidade, motorista D, como fazer?
Tenho interesse de ir pra europa queria que uma empresa que possa meda um suporte sou motoriste com experiência em bitrem e rodotren
Já não vale a pena pois a qualidade na qual se trabalha é em péssimas condições, exploram os imigrantes, são muito preconceituosos. Eu trabalhei e desisti depois de 6 meses, isso não é trabalho é escravidão… sem contar as multas que são altíssimas.
A matéria da Europa é colocam um árabe na foto dentro do caminhão kkkk
Morei 8 anos em Portugal e com 3 mil euros se vive bem
Gostaria de ir trabalhar aí acho muito bom
3 mil euros passa fome na Europa agora 16 mil aqui vive muito bem
Morei 8 anos em Portugal e com 3 mil euros se vive bem
Vive muito bem,podendo comprar casa e carro la tranquilamente,vejo pessoas ganahando salarios minimos la 760 euros e comprando suas casinhas, 3000 euros em portugal é um salario mais que otimo.
No aspecto profissional, com certeza!
Mas logicamente há desafios que exigem adaptação: A rotina de trabalho; Os costumes locais (que mudam de país pra país); E o idioma (além do inglês, é recomendável saber “arranhar” alguns outros idiomas também).
No mais: Caminhões de última geração; Rodovias-tapete; Respeito às Leis; E muito mais segurança nas estradas.
Quem tiver a chance, vá em frente!
Como participar do processo seletivo? Se me derem oportunidade tem coragem de encarar esse desafio.
Se me der oportunidade estarei lá também.