Nomenclaturas que se confundem e poucas vezes são explicadas constam no CTB e indicam o tipo e proposta dos veículos
A moda do setor de transportes brasileiro este ano é a caminhonete, ou seria picape? Alguns já ouviram falar até de caminhonete. Por acaso você sabe qual o correto em cada situação?
Calma que todos estes três estão corretos, porém existe uma diferença entre cada um deles. O próprio Código de Trânsito Brasileiros (CTB) tem suas especificações, que vão além de meras formalidades e indicam tipos e características dos veículos.
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A caminhonete já vem definida pelo CTB como um “veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até três mil e quinhentos quilogramas” (3.500 kg).








Outra característica fundamental de uma caminhonete é o compartimento que essa carga pode ser transportada, pois neste tipo ele é obrigatoriamente diferente de onde vão os passageiros.
Ou seja, o condutor conhece estes modelos traduzidos nos produtos: Toyota Hilux, Ford F-150, Chevrolet S-10, Fiat Titano, Ram Rampage, dentre vários outros.
Se a caminhonete é um veículo que a carga vai separada dos passageiros, a caminhoneta se diferencia exatamente nisso, já que a carga vai junto dos tripulantes, isto é, no mesmo compartimento.
Elas são aquelas caminhonetes com a carroceria fechada. Um exemplo é a própria Hilux, que conta com a variantes SW4, sendo o mesmo veículo, com tal preparo, porém uma mala semelhante a de um automóvel convencional já que o acesso é feito da mesma maneira.






Além da SW4, são exemplos de caminhonetas: a Chevrolet Trailblazer que tem a mesma plataforma da S-10 e a Pajero Sport que deriva da L200 Triton.
Outros SUVs, mesmo que não derivados de uma caminhonete, também podem ser classificados como caminhonetas. É o caso do Jeep Commander e do Volkswagen Tiguan, que também são maiores, espaçosos e preparados para carregar muita carga.
Ponto é que a massificação destes modelos utilitários já os colocou em uma categoria tão particular, a dos SUVs, e com isso muitos destes ficam em um limbo entre caminhonetas e utilitários esportivos, como é o caso do próprio Commander.
Em resumo, as picapes são como as caminhonetes: veículos de carga que transportam seus objetos em um compartimento separado. A palavra “picape” é a tradução de “pickup”, termo inglês adotado internacionalmente e por isso serve como um sinônimo.




Alguns relacionam muito as picapes somente à veículos menores como as clássicas Fiat Strada ou Volkswagen Saveiro. Não há nada de errado, porém isso não passa de um costume uma vez que quando estes modelos menores chegaram ao mercado, nos anos 1980, o nome picape as diferenciava das caminhonetes, que eram maiores.
Hoje, Saveiro, Strada, Fiat Titano, VW Amarok, todas do tipo, são consideradas picapes ou caminhonetes.
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Quem fabrica e vende não respeita mais essas diferenças, e joga tudo no mesmo balaio.
A grande prova disso é a designação “SUV”, agora aplicada até em hatches compactos com a suspensão elevada em alguns centímetros.