Ram Rampage lidera a lista de caminhonetes mais velozes do mundo
A picape desenvolvida no Brasil chamou nossa atenção por ter velocidade máxima de 220 km/h, número que supera todas as outras em produção atualmente
A picape desenvolvida no Brasil chamou nossa atenção por ter velocidade máxima de 220 km/h, número que supera todas as outras em produção atualmente
A Ram Rampage foi lançada com opção de motor 2.0 turbo a gasolina com 272 e uma versão esportiva, a R/T. Esse modelo traz melhorias como um acerto de suspensão mais firme, escape mais barulhento e velocidade máxima elevada para 220 km/h. Ou seja, além de ser a caminhonete mais potente já produzida no Brasil, também é a mais veloz.
Essa velocidade máxima é limitada eletronicamente em 10 km/h acima das outras versões equipadas com o mesmo motor. O que nos chamou a atenção nesses 220 km/h é que esse número coloca a picape nacional entre as mais velozes do mundo.
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Montamos a tabela abaixo com os dados de velocidade máxima que encontramos. Como o nosso mercado possui os principais modelos de todo o mundo nesse segmento, apenas uma parcela pequena das picapes listadas não estão disponíveis no Brasil.
Caminhonete | Velocidade máxima |
---|---|
Ram Rampage R/T | 220 km/h |
Chevrolet Colorado 2.7 turbo | 216 km/h |
Ram Rampage 2.0 turbo Rebel ou Laramie | 210 km/h |
Honda Ridgeline | 208 km/h |
Fiat Toro 1.3 turbo | 201,5 km/h |
Fiat Toro 2.0 turbodiesel | 193 km/h |
Mitsubishi L200 Triton | 190 km/h |
Volkswagen Amarok | 190 km/h |
Reanult Oroch 1.3 turbo | 189 km/h |
Ram 1500 TRX | 189 km/h |
Nova Ford Ranger V6 turbodiesel | 187 km/h |
Ram Rampage 2.0 turbodiesel | 186 km/h |
Chevrolet Silverado 6.2 | 182 km/h |
Ford F-150 SVT Raptor R | 181 km/h |
Volkswagen Saveiro 1.6 16v cabine simples | 180 km/h |
Nissan Frontier | 180 km/h |
Ford F-150 5.0 V8 | 180 km/h |
Chevrolet S10 | 180 km/h |
Toyota Hilux | 180 km/h |
Ford Maverick (híbrida e 2.0 turbo) | 175 km/h |
Ram 1500 e Classic | 174 km/h |
Fiat Strada 1.3 manual | 169 km/h |
Renault Oroch 1.6 | 169 km/h |
Chevrolet Montana | 160 km/h |
Se levarmos em conta os modelos em produção atualmente, a Rampage R/T é a mais veloz de todo o planeta. Levando modelos fora de linha em conta, ela ficaria atrás da Dodge Ram SRT-10 (249 km/h) e da Ford F-150 SVT Lightning (240 km/h). Ou seja, no ranking geral, a picape nacional é a terceira mais veloz da história.
Os mais atentos devem ter notado que a Rampage ficou na frente de monstros com mais de 700 cv, como é o caso da Ram 1500 TRX e da Ford F-150 SVT Raptor R. Essas picapes aceleram de zero a 100 km/h em abaixo de 4 segundos, mesmo usando pneus feitos para o fora de estrada.
As caminhonetes norte-americanas em geral trazem motores a gasolina de alta potência e torque, incluindo os tradicionais V8 e alguns V6 biturbo. Eles também possuem modelos maiores para serviço mais pesado, que oferecem V8 a gasolina ou motores diesel grandes.
No segmento de picapes médias, as opções nos EUA costumam ser por V6 aspirado ou 4 cilindros turbo. A Chevrolet Colorado, por exemplo, usa um 2.7 turbo a gasolina de 314 cv.
Elas aceleram rápido, mas conforme podemos ver na lista, a máxima é sempre limitada. O motivo veremos a seguir.
Essa pratica de limitar a velocidade máxima em picapes não é recente e tem motivos técnicos. O próprio formato delas é um problema em altas velocidades: o coeficiente aerodinâmico é alto e a área frontal é grande, ou seja, elas tem mais dificuldades de “cortar” o ar.
A altura também é um agravante em altas velocidades, o centro de gravidade elevado significa uma estabilidade pior. As caminhonetes mais velozes da história, a Dodge Ram SRT-10 e a Ford F-150 SVT Lightning, traziam suspensão rebaixada e com acerto esportivo para garantir a segurança.
Os pneus também são impedimento para que as picapes atinjam grandes velocidades. Os de uso misto não possuem índice de velocidade elevado. A Rampage R/T resolve isso utilizando pneus mais voltados para o asfalto e com índice de velocidade elevado, em medida compartilhada com alguns SUVs europeus.
As picapes super potentes como a Ford F-150 Raptor podem acelerar rápido, mas os pneus e a suspensão macia focada no fora de estrada se tornam perigosos em altas velocidades.
Por fim, existem limitações técnicas como a vibração do eixo cardã. Na primeira geração da Chevrolet S10 nacional houve a limitação da máxima para 150 km/h na linha 2007 após o cardã bipartido ser trocado por um inteiriço.
Todos esses fatores demonstram o risco de tirar tais limitadores de velocidade máxima em uma caminhonete. Esse tipo de prática é comum entre os que “chipam” a picape atrás de mais desempenho.
Modelos com plataformas derivadas de carros, como a Rampage, Fiat Toro, Volkswagen Saveiro e Ford Maverick, possuem dinâmica mais segura para atingir velocidades mais altas.
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Se eu quiser andar a 220km/h eu compro um esportivo, um sedan, um hatch, um fastback, qq coisa menos uma pickup.
Excelente matéria, parabéns!