Caminhonetes e SUVs a diesel não valem mais a pena, revela levantamento
Pesquisa revela que a desvalorização destes tipos de automóvel pode ser duas vezes maior do que a de veículos de passeio
Pesquisa revela que a desvalorização destes tipos de automóvel pode ser duas vezes maior do que a de veículos de passeio
Mesmo que a moda seja ter uma caminhonete ou um SUV, o mercado para alguns tipos destes não é muito justo. Fora da lei da oferta e procura estes gantandalões, quando movidos a diesel apresentam uma desvalorização muito acima da média.
A pesquisa realizada pela Mobiauto apontou que – considerando seminovos (2023, 2022 e 2021) na média do 1º trimestre de 2023 e, posteriormente, do mesmo período de 2024 – a depreciação destes tipos de veículos pode ser duas vezes maior.
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Caminhonetes e SUVs a diesel que mais desvalorizaram
Marca | Modelo | Ano/modelo | versão | 1º trimestre de 2023 | 1º trimestre de 2024 | Variação |
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Fiat | Toro | 2022 | Endurance 2.0 TDI 4×4 (Aut) | R$157.482,50 | R$123.98346 | -21,27% |
Chevrolet | S10 Cabine Simples | 2022 | S102.8CTDi Cabine Simples LS 4WD | R$198.639,67 | R$150.579,29 | -24,19% |
Mitsubishi | L200 Triton Sport | 2021 | Sport2.4 DID-HGLS 4WD (Aut) | R$228.265,58 | R$172.627,22 | -24,37% |
Jeep | Commander | 2023 | Overland2.0TD380 | R$330.276,36 | R$247.784,15 | -24,98% |
Toyota | Hilux Cabine Dupla | 2022 | STDPower Pack 2.8 TDI CD 4×4 | R$253.940,00 | R$180.007,37 | -29,11% |
Segundo afirma o economista, consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair Castro Jr., a principal razão da desvalorização das caminhonetes e um SUVs a diesel está relacionada à alta do preço do óleo diesel em 2022.
“O diesel S10, que é amplamente usado por esses veículos, ultrapassou a barreira dos R$ 7,50 por litro dois anos atrás. Hoje ele está abaixo de R$ 6”, explica.
Sant Clair ainda argumenta que os frotistas que sofreram fortemente a alta no preço do km rodado em 2022 devido aos reajustes do combustível, colocaram os veículos à venda. “E queimaram muitos veículos abaixo da tabela, o que, lá atrás, provocou essa alta depreciação nos preços. O que está acontecendo hoje é a cauda longa daquele fenômeno, isto é, criou-se o hábito de vender as picapes e os SUVs abaixo da tabela, o que aumenta consideravelmente a depreciação”, afirma o especialista.
O delta entre a desvalorização média e a específica de caminhonetes e SUVs a diesel já foi bem maior no ano passado, acima dos oito pontos percentuais. Hoje estamos falando de cerca de pouco mais de 5 pontos”, esclarece.
Quem adquiriu um Jeep Commander Overland TD380 2023 um ano atrás, hoje tem um SUV que vale cerca de R$ 80 mil a menos. É muito”, destaca o executivo.
Caminhonetes e SUVs a diesel que menos desvalorizam
Marca | Modelo | Ano/modelo | versão | 1º trimestre de 2023 | 1º trimestre de 2024 | Variação |
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Troller | T4 | 2021 | Connect 3.2 20V 4X4 Turbodiesel (Aut) | R$248.858,00 | R$241.191,67 | -3,08% |
Troller | T4 | 2021 | T-4 4×4 3.2 Tdi Cap.Rígida Die. Aut. | R$251.519,00 | R$240.216,36 | -4,49% |
Fiat | Toro | 2022 | 2.0 TDI Freedom Auto 4WD | R$ 159.396,67 | R$151.259,74 | -5,10% |
Toyota | SW4 | 2022 | Diamond 2.8 turbodiesel 7L 4×4 (Aut) | R$ 398.433,36 | R$369.816,67 | -7,18% |
Toyota | Hilux Cabine Dupla | 2021 | SRX 2.8 TDI CD 4×4 (Aut) | R$280.739,46 | R$259.00342 | -7,74% |
Mitsubishi | L200 Triton Sport | 2022 | GLS 2.4 DID-H 4×4 (Aut) | R$ 182.559,80 | R$167.247,67 | -8,39% |
Toyota | SW4 | 2021 | SRX 2.8 turbodiesel 5L 4×4 (Aut) | R$332.305,38 | R$303.74545 | -8,59% |
Mitsubishi | L200 Triton Sport | 2021 | Sport 2.4 DID-H HPE 4WD (Aut) | R$ 220.515,00 | R$ 199.936,00 | -9,33% |
Em contrapartida, alguns modelos de caminhonetes e SUVs se salvaram e seguiram o mercado, tendo menos de 10% de depreciação.
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A culpa do péssimo cheio de biodiesel é do Mula, que insiste nesta abominação que de verde não tem nada…. O Diesel sem biodiesel vale e muito a pena por km rodado, pois motores diesel tem mais torque e são naturalmente mais duráveis, uma pena que esse desGoverno federal esta colocando tudo a perde. Abraço.