Caminhonetes e SUVs a diesel não valem mais a pena, revela levantamento

Pesquisa revela que a desvalorização destes tipos de automóvel pode ser duas vezes maior do que a de veículos de passeio

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Caminhonetes e SUVs a diesel depreciam muito mais (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 13/05/2024 às 17h02

Mesmo que a moda seja ter uma caminhonete ou um SUV, o mercado para alguns tipos destes não é muito justo. Fora da lei da oferta e procura estes gantandalões, quando movidos a diesel apresentam uma desvalorização muito acima da média.

A pesquisa realizada pela Mobiauto apontou que – considerando seminovos (2023, 2022 e 2021) na média do 1º trimestre de 2023 e, posteriormente, do mesmo período de 2024 – a depreciação destes tipos de veículos pode ser duas vezes maior.

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O Troller T4 é a melhor compra dentre os modelos a diesel, segundo a tabela de depreciação (Foto: Troller | Divulgação)
  • Enquanto o mercado global de seminovos perdeu 9,48% dos preços nesse período. As picapes e o SUVs a diesel depreciaram 15,16% e alguns passaram dos 20%.

Caminhonetes e SUVs a diesel que mais desvalorizaram

Marca Modelo Ano/modelo versão 1º trimestre de 2023 1º trimestre de 2024 Variação
Fiat Toro 2022 Endurance 2.0 TDI 4×4 (Aut) R$157.482,50 R$123.98346 -21,27%
Chevrolet S10 Cabine Simples 2022 S102.8CTDi Cabine Simples LS 4WD R$198.639,67 R$150.579,29 -24,19%
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021 Sport2.4 DID-HGLS 4WD (Aut) R$228.265,58 R$172.627,22 -24,37%
Jeep Commander 2023 Overland2.0TD380 R$330.276,36 R$247.784,15 -24,98%
Toyota Hilux Cabine Dupla 2022 STDPower Pack 2.8 TDI CD 4×4 R$253.940,00 R$180.007,37 -29,11%

Segundo afirma o economista, consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair Castro Jr., a principal razão da desvalorização das caminhonetes e um SUVs a diesel está relacionada à alta do preço do óleo diesel em 2022.

“O diesel S10, que é amplamente usado por esses veículos, ultrapassou a barreira dos R$ 7,50 por litro dois anos atrás. Hoje ele está abaixo de R$ 6”, explica.

Sant Clair ainda argumenta que os frotistas que sofreram fortemente a alta no preço do km rodado em 2022 devido aos reajustes do combustível, colocaram os veículos à venda. “E queimaram muitos veículos abaixo da tabela, o que, lá atrás, provocou essa alta depreciação nos preços. O que está acontecendo hoje é a cauda longa daquele fenômeno, isto é, criou-se o hábito de vender as picapes e os SUVs abaixo da tabela, o que aumenta consideravelmente a depreciação”, afirma o especialista.

  • A boa notícia é que esse efeito deve estar próximo do final, a julgar que não haverá nenhuma nova alta no preço do litro do diesel.

O delta entre a desvalorização média e a específica de caminhonetes e SUVs a diesel já foi bem maior no ano passado, acima dos oito pontos percentuais. Hoje estamos falando de cerca de pouco mais de 5 pontos”, esclarece.

  • Ainda é necessário ficar alerta e verificar quais modelos expõem perdas maiores.

Quem adquiriu um Jeep Commander Overland TD380 2023 um ano atrás, hoje tem um SUV que vale cerca de R$ 80 mil a menos. É muito”, destaca o executivo.

Caminhonetes e SUVs a diesel que menos desvalorizam

Marca Modelo Ano/modelo versão 1º trimestre de 2023 1º trimestre de 2024 Variação
Troller T4 2021 Connect 3.2 20V 4X4 Turbodiesel (Aut) R$248.858,00 R$241.191,67 -3,08%
Troller T4 2021 T-4 4×4 3.2 Tdi Cap.Rígida Die. Aut. R$251.519,00 R$240.216,36 -4,49%
Fiat Toro 2022 2.0 TDI Freedom Auto 4WD R$ 159.396,67 R$151.259,74 -5,10%
Toyota SW4 2022 Diamond 2.8 turbodiesel 7L 4×4 (Aut) R$ 398.433,36 R$369.816,67 -7,18%
Toyota Hilux Cabine Dupla 2021 SRX 2.8 TDI CD 4×4 (Aut) R$280.739,46 R$259.00342 -7,74%
Mitsubishi L200 Triton Sport 2022 GLS 2.4 DID-H 4×4 (Aut) R$ 182.559,80 R$167.247,67 -8,39%
Toyota SW4 2021 SRX 2.8 turbodiesel 5L 4×4 (Aut) R$332.305,38 R$303.74545 -8,59%
Mitsubishi L200 Triton Sport 2021 Sport 2.4 DID-H HPE 4WD (Aut) R$ 220.515,00 R$ 199.936,00 -9,33%

Em contrapartida, alguns modelos de caminhonetes e SUVs se salvaram e seguiram o mercado, tendo menos de 10% de depreciação.

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1 Comentário
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HAF 14 de maio de 2024

A culpa do péssimo cheio de biodiesel é do Mula, que insiste nesta abominação que de verde não tem nada…. O Diesel sem biodiesel vale e muito a pena por km rodado, pois motores diesel tem mais torque e são naturalmente mais duráveis, uma pena que esse desGoverno federal esta colocando tudo a perde. Abraço.

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