De Hill a Schumacher, relembre os 10 pilotos que foram campeões na F1 usando motores Ford
A Ford já teve muito sucesso na F1 no passado e, além de 10 pilotos campeões, também teve 176 vitórias como fornecedora de motores
A Ford já teve muito sucesso na F1 no passado e, além de 10 pilotos campeões, também teve 176 vitórias como fornecedora de motores
Durante o lançamento do RB19, carro que a Red Bull vai utilizar para disputar a temporada 2023 da Fórmula 1, a Ford confirmou que vai retornar à maior categoria do esporte a motor em 2026 em uma parceria técnica com a marca dos energéticos.
A Ford se sentiu atraída pela categoria após o anúncio do novo regulamento de motores, que se tornaram mais simples e mais sustentáveis, e pelo aumento da popularidade da F1 nos Estados Unidos.
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Apesar do período do período ausente na F1, a Ford é uma das marcas mais tradicionais a participar da categoria e, como fornecedora de motores conseguiu 176 triunfos por 15 equipes diferentes. Naquele período a marca americana tinha uma parceria com a Cosworth – fabricante inglesa de propulsão para carros esportivos e de corrida.
Pensando nisso, o AutoPapo listou pilotos que foram campeõs na Fórmula 1 impulsionados pelos motores Ford.
Graham Hill é um dos maiores pilotos que já passaram pela Fórmula 1, e não é nenhum absurdo dizer que o britânico é um dos melhores de toda a história do automobilismo.
Hill é o único piloto a conquistar a tríplice coroa do automobilismo – título não oficial concedido a quem vende as 24h de Le Mans, 500 milhas de Indianápolis e o GP de Mônaco de F1.
Graham também venceu o Mundial de F1 em duas oportunidades (1962 e 1968). Em todas elas ele guiava pela Lotus, que era impulsionada pelos motores Ford.
No ano dos títulos Hill venceu sete corridas – 4 em 1962 e 3 em 1968 – e subiu ao pódio em outras cinco ocasiões.
Jackie Stewart também está no hall das lendas da F1, e foi mais um que ganhou sendo impulsionado pelos motores da Ford. Stewart é tricampeão mundial e, nas três oportunidades, também utilizava a propulsão da marca americana.
O primeiro título foi em 1969, defendendo a Matra. Naquela temporada a vitória no campeonato foi relativamente tranquila, graças às 6 vitórias. Ele chegou a subir no pódio também no GP da Alemanha, quando cruzou a linha de chegada no segundo lugar.
Os outros dois títulos chegaram em 1971 e 1973, ambos pela Tyrrell. Naqueles anos, Jackie conseguiu outras 11 vitórias (6 em 1971 e 5 em 1973), além de outras 4 visitas ao pódio.
Esse talvez seja o nome menos conhecido da lista. Jochen Rindt foi o primeiro, e até hoje único, campeão póstumo da Fórmula 1.
O piloto austríaco conseguiu o seu único título na F1 em 1970, defendendo a Lotus que era impulsionada pelos motores Ford. Jochen, no entanto, não teve chance de comemorar seu triunfo.
Isso porque ele morreu antes do título ser confirmado de fato. Em 1970 o calendário da Fórmula 1 tinha 13 corridas, mas Rindt faleceu antes da 10ª etapa, realizada em Monza, na Itália.
O piloto morreu após se acidentar durante o treino livre da etapa italiana. Um mês depois da tragédia ele se tornou o primeiro campeão póstumo da Fórmula 1. O triunfo veio graças ao início de temporada sólido, em que venceu 5 das primeiras 9 corridas.
O brasileiro é bicampeão mundial de Fórmula 1 e todos os seus títulos também foram impulsionados por motores da Ford.
No ano do primeiro caneco, em 1972, Fittipaldi defendia a Lotus e ao longo de 12 etapas, foi ao pódio em 8 ocasiões, sendo 5 delas como vencedor. Naquele ano o título do brasileiro foi relativamente fácil, já que foi bem mais constante que os rivais ao longo da campanha e foi coroado faltando duas corridas para terminar a temporada
No bicampeonato, Emerson defendeu a McLaren, que também contava com a propulsão da marca americana. Em uma decisão um pouco mais apertada, Fittipaldi chegou à última corrida do ano empatado com o rival Clay Ragazzoni, mas acabou levando a melhor ao fazer três pontos a mais que o suíço.
No ano dos títulos, Fittipaldi subiu ao lugar mais alto do pódio em 8 oportunidades.
James Hunt é considerado um dos grandes personagens da Fórmula 1, pelo jeito espontâneo e de quem sabia viver a vida. Hunt foi um grande rival de Niki Lauda e vendeu o campeonato em 1976, defendendo a McLaren. A história dessa temporada, inclusive, foi contada no filme “Rush”.
Apesar das seis vitórias ao longo daquele ano, Hunt venceu Lauda por apenas 1 ponto – em que pese o fato de que o austríaco ficou fora dos GPs da Áustria e Holanda após o forte em Nürburgring.
Antes de se tornar um nome de grande referência no automobilismo – principalmente americano – Mario Andretti se aventurou nas competições europeias e, por lá, se sagrou campeão da Fórmula 1 em 1978.
Defendendo a Lótus naquela temporada, Mario triunfou em seis oportunidades e subiu ao pódio em uma outra, no GP dos Estados Unidos.
Atualmente a Andretti tem ambições de entrar à Fórmula 1 com equipe própria, e chegou a sugerir uma parceria com a Cadillac. No entanto, a divisão de lucros que a Fórmula 1 precisa repassar para as equipes está sendo um impasse para concluir o acordo.
O primeiro, e único, triunfo de Alan Jones foi conquistado em 1980 em cima de Nelson Piquet. O australiano, inclusive, superou o brasileiro na última etapa, realizada os Estados Unidos. Jones venceu as duas últimas corridas do ano, enquanto Piquet acabou abandonando.
Apesar de ter quebrado três vezes ao longo do ano, junto à Williams impulsionada pela Ford, Alan quebrou apenas em três etapas (África do Sul, Estados Unidos, e Mônaco), venceu cinco e subiu ao pódio em outras cinco.
No fim do ano, Jones superou Piquet por 13 tentos.
A redenção de Piquet veio logo no ano seguinte, em 1981, quando conseguiu o primeiro dos seus três títulos junto à Brabham. No entanto, vale lembrar que o triunfo de 1983 e 1987 não foram com motores Ford, mas sim BMW e Honda, respectivamente.
Mas voltando a 1981, Piquet defendia a Brabham e, finalmente, conseguiu conquistar o seu primeiro campeonato na F1. Em uma temporada apertadíssima em que superou o Argentino Carlos Reutmann na última corrida por apenas um ponto, Nelson conseguiu três vitórias e subiu ao pódio em outros quatro GPs.
Keke Rosberg foi o único piloto a vencer um campeonato de F1 vencendo apenas uma vez no ano. O feito foi alcançado em 1982 e, apesar de ter vencido apenas o GP da Suíça daquele ano, contou com uma etapa sólida para conseguir o caneco.
Além da vitória, o pai do também campeão Nico subiu ao pódio em outras cinco oportunidades naquela temporada e bateu o rival John Watson por cinco pontos.
Certamente o nome mais badalado dessa lista, Michael Schumacher é um dos maiores nome da Fórmula 1 com seus sete títulos e 91 vitórias.
A maioria desses números foram conquistados junto à Ferrari, é verdade. No entanto, seu primeiro título foi conquistado junto à Benetton, em 1994, que era equipada com o motor Ford.
Naquele ano, que também ficou marcado pela morte de Ayrton Senna, o alemão venceu oito corridas e subiu ao pódio outras duas vezes.
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Tentando outra vez – em 1962, o Graham Hill pilotou uma BRM com motor BRM P56 V8 1,5 L.
1962 – escuderia e motor eram BRM.
Graham inspirou o personagem Dick Vigarista, dono do cãozinho Mutley e perseguidr da Penelope Charmosa ?