Carro elétrico: Caoa Chery eletrifica gama e iCar é o mais barato do Brasil
Equipado com motor de 61 cv e 282 km de autonomia, pequenino iCar é o elétrico mais barato do mercado, com preço sugerido de R$ 139.990
Equipado com motor de 61 cv e 282 km de autonomia, pequenino iCar é o elétrico mais barato do mercado, com preço sugerido de R$ 139.990
Em uma nova estratégia para o mercado brasileiro, a Caoa Chery é a primeira montadora com fábrica no Brasil a eletrificar toda a sua linha e passa a oferecer versões híbridas para todos os seu carros. Além disso, a marca lançou seu subcompacto 100% elétrico, o iCar, que assume o posto de carro elétrico mais barato do Brasil, vendido por R$ 139.990.
Os SUVs Tiggo 5X PRO, Tiggo 7 PRO e o sedã Arrizo 6 PRO chegam como híbridos leves – quando o motor elétrico de 48V substitui o alternador e não traciona as rodas. Os dois primeiros serão fabricados pela Caoa Chery no Brasil e chegarão ao mercado em julho, enquanto o terceiro chegará importado da China a partir de agosto.
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Já o SUV Tiggo 8 PRO é um híbrido plug-in – os dois motores elétricos podem tracionar as rodas e as baterias podem ser recarregadas por meio de uma tomada. Ele também virá importado e começará a ser entregue em agosto.
O Caoa Chery Tiggo 5X PRO Hybrid custa R$ 169.990. O Tiggo 7 PRO Hybrid tem preço de R$ 199.990. O Tiggo 8 PRO Hybrid custa R$ 269.990. Todos já estão em pré-venda.
O Caoa Chery iCar é o carro elétrico mais barato do Brasil, tabelado em por R$ 139.990.
O iCar é construído em uma plataforma concebida para ser um modelo 100% elétrico: ele tem sua carroceria essencialmente composta por alumínio de aviação com polímeros de alta resistência. A ideia principal por trás desse conceito é reduzir o peso.
O iCar, carro elétrico da Caoa Chery, tem bateria com capacidade total de 30,8 kWh, com sete estágios de regeneração de energia. O modelo possui motor com potência máxima de 45 kW (61 cv) e torque máximo de 15,3 kgfm.
o iCar conta com autonomia de 282 km. A bateria pode ser carregada completamente em 36 minutos em estações de carga rápida (eletropostos), em pelo menos cinco horas em sistema de carregamento portátil e em 11 horas com cabo emergencial em tomada de três pinos (220 volts). O conector é do tipo CCS Combo 2, o mais comum no mercado nacional.
Os carros híbridos leves Caoa Chery Arrizo 6 PRO Hybrid, Tiggo 5X PRO Hybrid e Tiggo 7 PRO Hybrid é composto por um motor 1.5 turboflex e um motor elétrico de 48V que, combinados, entregam 160 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O câmbio é um CVT de 9 marchas.
Nos carros híbridos leves, o motor elétrico não traciona as rodas em nenhuma circunstância. Ele substitui o alternador e incrementa o torque e potência e tem como principal objetivo ajudar na redução do consumo.
O consumo combinado (cidade/estrada) do Arrizo 6 Pro Hybrid é de 17,37 km/l com gasolina e 12,26 km/l com etanol.
O Tiggo 5X PRO Hybrid tem consumo combinado de 16,18 km/l com gasolina e 11,57 km/l com etanol.
O Caoa Chery Tiggo 7 PRO Hybrid tem consumo combinado (cidade e estrada) de 15,69 km/l com gasolina e 11,38 km/l com etanol.
O SUV de 7 lugares Caoa Chery Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid é a nova versão top de linha do modelo. Ele chega ao mercado nacional como o primeiro veículo híbrido plug-in a contar com dois motores elétricos.
Ao contrário dos outros modelos da marca, no Tiggo 8 PRO os motores elétricos podem tracionar as rodas – de forma independente ou junto com o motor a combustão.
Os dois propulsores elétricos, combinados com o motor a combustão 1.5 turbo a gasolina, entregam 317 cv de potência máxima e 56,6 kgfm de torque. Com isso, o Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em 6,72 segundos.
Atuando de forma independente o motor a combustão possui 147 cv de potência máxima e 22,5 kgfm de torque máximo. Já os motores elétricos têm 75 cv e 95 cv de potência máxima e 17,3 kgfm e 16,8 kgfm de torque máximo, respectivamente.
O modelo também marca a estreia da tecnologia DHT (Dedicated Hybrid Transmission) no Brasil. Segundo a marca, ela é a primeira transmissão do mundo dedicada a modelos híbridos.
A transmissão DHT é composta por dois motores elétricos e três marchas mecânicas, ela faz a combinação do conjunto elétrico com o motor a combustão. Com isso, entrega 11 relações de marchas.
O consumo médio combinado do Tiggo 8 PRO híbrido é de 42,7 km/l, o modelo tem capacidade combinada para rodar cerca de 77,6 km de forma 100% elétrica. O fato de ser um híbrido plug-in permite que a bateria seja recarregada na tomada.
Boris Feldman explica o que é um híbrido plug-in
O Caoa Chery Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid ainda traz, pela primeira vez na marca aqui no Brasil, a tecnologia ADAS de auxílio à condução, como aviso de colisão, auxílio de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo e sistema autônomo de frenagem de emergência, entre outros.
O Caoa Chery iCar chega num momento em que o mercado de elétricos ganha fôlego no Brasil. No primeiro quadrimestre de 2022, foram vendidas 1.745 carros totalmente elétricos. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram comercializadas 1.745 unidades 100% elétricas no Brasil.
Se o ritmo se manter nos dois próximos quadrimestres, o mercado pode fechar o ano com praticamente o dobro do que foi vendido em 2021. No ano passado foram licenciados 2.860 unidades, enquanto que em 2020 foram apenas 801 carros.
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Gostaria de ter um carro desses, elétrico, híbrido, deve ser muito bom. Que pena que essa realidade está tão longe de muito de nós.
Quem sabe daqui uns 20 anos ou mais.
Agora pensa numa PORCARIA, mas pensa num PORCARIA MESMO, meu filho comprou um 3X Pro 21/22 em julho de 2021, já esteve por 3 vezes na concessionária por problemas, na última o Ar condicionado travou, 1 semana para diagnóstico mais uma semana para chegar o compressor, aí não era o compressor, era outra peça, mais 1 semana para arrumar, quando foi buscar o carro, estava batido, e tentaram pincelar para ver se”passa”, pura MÁ FÉ, disseram que trocariam a peça amassada, agora ligaram que o carro estava pronto, a peça não foi trocada, foi reparada, ou seja um carro semi novo, quase okm já com retoque de pintura.
FUJAM DESTA BOMBA!!!
CARRO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA UM LIXO.
A 8ª PORCARIA DO MUNDO, ESTE DEVERIA SER O LEMA
Este carro vai ser um “choque”…..!!!!
Aquela parte da traseira com imitação de alumínio é horrível.
Compraria se fosse híbrido e com um preço razoável, é claro.