Na moda dos SUVs os modelos de 7 lugares também vem ganhando seu espaço no mercado e nesta linha a Caoa trouxe a nova versão do seu Tiggo 8 Pro, um modelo turbo a gasolina que tomou um tapinha no visual, mas uma baita mudança motora e também no quesito tecnologia.
Lançado nesta sexta-feira (23) em Anápolis (GO), o novo SUV do mercado tem o maior destaque no preço que partindo de R$ 188.888,88 o torna o utilitário de sete lugares mais barato do Brasil, competindo até com outros modelos de apenas cinco bancos.
Por baixo do capô o Caoa Tiggo 8 Pro segue com um motor 1.6 turbo, mas com mudanças mecânicas que permitem uma aceleração menos truculenta após o enchimento do turbo e também uma aceleração eficiente e linear. O modelo capaz de máximas de 187 CV e 28 kgfm comporta um câmbio CVT automático de 7 velocidades.
Sendo um SUV bem procurado para famílias grandes e com grandes bagagens, o novo Tiggo 8 Pro garante 889 litros de capacidade na mala com a terceira fileira de bancos rebatida. Caso o modelo esteja posicionado para receber 7 tripulantes essa capacidade cai para 190 litros. Ele carrega até 566 kg.
Seu conjunto óptico também mudou e além da mexida no design a Caoa deixou os faróis mais eficientes, iluminando mais áreas e atingindo pontos mais distantes. A grade e para-choque dianteiro seguiram a reestilização, as rodas agora tem 19 polegadas e os demais pontos estéticos seguem como antes.
Mesmo com rodas maiores o Tiggo 8 Pro mantém pneus de perfil mais largo, o que é importante para preservar o conforto.
Em seu interior as mudanças começam no painel, que somando a tela de instrumentos e o multimédia alcançam 24,6 polegadas. Esses mostradores são integrados e o condutor pode arrastar as informações de um lado para o outro. O câmbio também está diferente e traz uma alavanca bem anatômica ao punho.
Além dos itens que serão listados no fim da matéria, a segurança e os equipamentos podem destacar: a câmera 540, a frenagem automática – que se fez bem eficiente em testes – e os sensores de estacionamento traseiro e dianteiro.
Dimensões:
Comprimento do veículo (mm) – 4,720
Largura do veículo (mm) – 1,860
Altura do veículo (mm) – 1,705
Distância entre eixos (mm) – 2,710
Tanque de combustível (L) – 51
Peso em Ordem de Marcha (kg) – 1,589
Falando da condução, o novo Tiggo 8 Pro se deu muito bem nas frenagens bruscas, reduzindo de mais de 120 km/h a 0 em poucos metros e sem nenhuma perda na direção, parando sem jogar a traseira nem sofrer nenhum desvio na direção.
As curvas também são um ponto que o modelo tem um bom desempenho. Fazendo reduções a cerca de 100 km/h, seguidas de curvas abertas, ele se manteve seguro.
É importante pontuar que o Tiggo 8 é um modelo familiar e não tem tanta performance, mesmo com um motor que cumpre muito bem seu papel, mas acelerações muito brutas e curvas perfeitas em altíssimas velocidades não são o forte dele. Em todos os testes que simulavam velocidades máximas de vias o modelo cumpriu seu papel.
As suspensões do novo Tiggo 8 Pro são independentes e do tipo MacPherson, na dianteira, e Multilink, na traseira.
O novo Caoa Tiggo 8 Pró já está disponível no site da fabricante e chega nas opções de cores preto, cinza, azul e branco.
Tecnologia do Tiggo 8 Pro
Abertura do porta malas por sensor de aproximação
Abertura e fechamento das portas à distância (Keyless)
Abertura e fechamento do porta malas à distância (Keyless)
Abertura e fechamento dos vidros “one touch” com função antiesmagamento
Ar condicionado dual zone
Banco do motorista com 6 ajustes elétricos
Banco do motorista com função “Acesso Inteligente” e memória
Banco do motorista com regulagem lombar elétrica
Banco do passageiro dianteiro com 4 ajustes elétricos e controle elétrico adicional ao alcance do motorista (boss key)
Bancos dianteiros com aquecimento e ventilação
Bancos dianteiros com porta revistas
Bancos e encosto de cabeça dianteiros Extra Comfort
Botão Start/Stop para partida sem chave
Câmera de ré com guias dinâmicas de direção
Câmeras de visão 540° HD
Carregador de celular por indução (sem fio) / Porta celular
Coluna de direção regulável altura/profundidade (manual)
Comando de climatização à distância (CCD)
Comando de Voz Inteligente
Console central frontal com apoio de braço, porta copos e porta objetos
Descanso para pé (motorista)
Direção elétrica (EPS)
Entradas USB (1 tipo “A”; 1 tipo “C”) no console central dianteiro
Entradas USB (1 tipo “A”; 1 tipo “C”) no console central traseiro
Faróis com acendimento automático
Faróis com ajuste elétrico de altura
Faróis, lanternas de direção e emblema dianteiro com apresentação dinâmica
Filtro N95 para o ar condicionado
Lanternas de posição e de direção traseira com acendimento dinâmico (Dynamic Rear)
Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores
Limpador, Desembaçador do Vidro Traseiro
Luz ambiente panorâmica multicolorida (Painel de Instrumentos e nas 4 portas)
Luz de boas vindas “TIGGO” nas soleiras das portas dianteiras
Luz de boas vindas “TIGGO” projetada no piso externo
Luz de leitura nas 3 fileiras de bancos
Modo de condução – SPORT / PADRÃO
Painel em tela Ultra Wide Curved Screen (UWCS) Integrada de 24.6” Full HD
Painel de Instrumento e computador de bordo com bússola integrada
Multimídia e central de visualização e controles
Conexões sem fio (wireless) para: Android Auto e Apple Car Play
Câmeras de visão 540° HD
Navegador (GPS) nativo (software integrado e função de dupla tela).
Controle de Climatização
Configurador de Funções e Equipamentos, e janela de atalhos rápidos
Radio, mídias e bluetooth
Palhetas aerodinâmicas
Para-sóis com espelho e iluminação (motorista e passageiro)
Piloto Automático
Porta óculos
Retrovisores externos com rebatimento elétrico
Retrovisor interno eletrocrômico
Retrovisores externos com aquecimento (antiembaçante) e controle interno elétrico
Retrovisores externos com ajuste auxiliar (marcha a ré)
Retrovisores externos com memória
Saída de ar condicionado para o porta-objetos no console
Saída de ar condicionado para segunda fileira
Segunda fileira de bancos com apoio de braço
Sensor de Chuva
Sensor de estacionamento dianteiro
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema de som com 8 alto-falantes
Sistema de som premium Sony
Tapetes dianteiros e traseiros
Teto solar panorâmico elétrico
Tomada 12V no console central
Tomada 12V na área de Porta Malas
Vidros Elétricos nas 4 portas
Itens de Segurança
ABS + Distribuição Eletrônica da Força (EBD)
Airbag de cortina
Airbag frontal (motorista e passageiro)
Airbag lateral (motorista e passageiro)
Alarme antifurto (periférico) com acionamento pela chave
Alças de segurança dianteira (passageiro) e traseiras (LD/LE)
Assistente de Aclives (HAC)
Assistente de Descida (HDC)
Aviso de cinto desatado no painel de instrumentos (todos os assentos)
Cintos de segurança de 3 pontos em todos os assentos
Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com regulagem de altura
Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)
Encostos de cabeça com regulagem de altura (todos os assentos)
Estepe temporário de emergência 17″
Freio a disco nas quatro rodas
Freio de estacionamento com acionamento eletrônico (EPB) e Função AUTOHOLD
Limitador de Velocidade
Sistema de Controle de Tração (TCS)
Sistema de monitoramento de pressão nos pneus (TPMS)
Sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil
Travamento dinâmico das portas
Travas de segurança para crianças na porta traseira
Travas elétricas com comando centralizado
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.