CARDE: museu brasileiro recebe troféus no Monterey Car Week

Essa foi a primeira participação do Brasil neste importante evento de carros antigos e já resultou em reconhecimento positivo

CARDE Isotta Fraschini Tipo 8A SS Guida Interna Sport 1928
O Isotta Fraschini se destacou em um mar de outros veículos únicos (Fotos: Museu CARDE | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 18/08/2025 às 20h00

O museu CARDE foi inaugurado em 2024 com um belíssimo acervo e unindo os automóveis com arte. Com menos de um ano de atividade, ele acaba de receber dois prêmios no Monterey Car Week, um dos principais eventos de antigomobilismo do mundo.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Essa foi a primeira participação brasileira no Monterey Car Week, semana que movimenta a região central da Califórnia (EUA) com eventos de carros antigos. O CARDE levou três carros de seu acervo: o Isotta Fraschini Tipo 8A SS Guida Interna Sport 1928, o duPont Model E Touring 1927 e a Ferrari F50.

VEJA TAMBÉM:

Os dois primeiros, que também são os mais antigos, participaram do Tour d’Elegance. Ele é um passeio de 100 km pelas estradas da região, que demonstraram que esses carros quase centenários não são obras estáticas.

O Isotta Fraschini foi premiado no Pebble Beach Concours d’Elegance com o troféu Lap of the Luxury. Ele consagra o carro mais luxuoso do evento, título digno para um carro da marca que era referência em seu tempo.

O Tipo 8A SS Guida Interna Sport do CARDE era o carro italiano mais sofisticado da época. Ele conta com um motor de 8 cilindros em linha de 7,4 litros, comando no cabeçote e 110 cv.

O segundo premio foi para a Ferrari F50, que participou no The Quail como parte da comemoração dos 30 anos desse esportivo. Ela estava junta de outras 16 unidades e se destacou por ser um dos três protótipos pré-série, feitos antes da tiragem limitada de 349 unidades vendidas ao público.

A Ferrari F50 foi criada para ser um carro de Fórmula 1 para as ruas. Seu motor V12 era derivado do usado pelo 641 que correu na temporada de 1990, mas com deslocamento maior para poder ser usado em um carro mais pesado. Esse motor é aparafusado no chassi e faz parte da estrutura do veículo, passando todas as vibrações para o motorista.

Luiz Goshima idealizador e diretor executivo do CARDE Lia Maria Aguiar presidente da FLMA
Lia Maria Aguiar, uma das idealizadoras do museu, agora faz parte do hall da fama da FIVA

Os reconhecimentos do CARDE foram além desses dois troféus dados aos carros. A Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA), por meio de sua representação no Brasil, a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), anunciou Lia Maria Aguiar como integrante de seu hall da fama internacional.

Lia Maria Aguiar é uma das idealizadoras do museu e possui uma fundação sem fins lucrativos que leva seu nome. Ela atua de forma independente promovendo educação, arte, cultura, bem-estar e saúde para os jovens de Campos do Jordão (SP).

Ela é a primeira mulher brasileira a fazer parte desse hall da fama, que conta com os brasileiros Og Pozzoli e Roberto Suga. O museu CARDE e Lia Maria Aguiar fizeram uma estreia em grande estilo no mundo do antigomobilismo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário