Deputada Carla Zambelli ignora segurança de trânsito em busca de votos

Em pleno 'Maio Amarelo', parlamentar apresenta projeto irresponsável que afrouxa a punição aos motoristas infratores

acidente em rodovia com carro e caminhao shutterstock
Congressista está apenas pensando em votos (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/06/2024 às 09h03

As aberrações do Congresso Nacional não deveriam ser motivo de espanto dos brasileiros. Afinal, somos nós mesmos que colocamos na Câmara e no Senado um bando de ignorantes e corruptos.

Em pleno “Maio Amarelo” – campanha que objetiva a paz no trânsito – a deputada Carla Zambelli (PL/SP) zombou da segurança e apresentou o Projeto de Lei (2002/2024) que sugere aumentar o número de pontos necessários para a suspensão do direito de dirigir do motorista profissional.

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Trocado em miúdos, a deputada quer conquistar a simpatia (e os votos) de milhares de condutores de caminhões, ônibus e taxis “facilitando” sua vida ao dificultar que tenham a habilitação cassada pelo excesso de infrações cometidas ao volante.

O projeto prevê aumentar para 80 pontos o limite para que o condutor com EAR (que exerce atividade remunerada) na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja suspenso de dirigir. Qualquer que seja a gravidade da infração cometida. E ainda o desobriga (fica “facultado”) de participar do curso preventivo de reciclagem se atingir (durante 12 meses) 70 pontos, obrigatório pelo Contran.

Simplória e irresponsável

As explicações da deputada são as mais simplórias e singelas. E da maior irresponsabilidade. Ela diz que o profissional acumula pontos por infrações cometidas com “muita facilidade devidos aos radares espalhados pelas ruas”.

E lembra que, em 2020, “o Congresso aprovou a elevação do limite de pontuação para os motoristas com EAR de 20 para 40 pontos (independente do tipo de infração), mas essa mudança ainda é insuficiente, pois devido à quantidade de horas que dirigem, eles estão mais vulneráveis, mais expostos à fiscalização e, consequentemente, às infrações”.

deputada carla zambelli foto lula marques agencia brasil
Deputada Carla Zambelli apresentou justificativa simplória para seu PL (Foto: Lula Marques | Agência Brasil)

Hoje, o motorista “amador” também tem sua habilitação suspensa com 40 pontos, mas a punição pode ser aplicada aos 20 ou 30 pontos caso cometa infrações classificadas como “gravíssimas” pelo código de trânsito, o que não se aplica aos profissionais.

É inacreditável um raciocínio tão paradoxal como o desta deputada, pois cabe exatamente ao motorista profissional um comportamento exemplar nas vias públicas. Só é penalizado com multas (em reais) e pontos (no prontuário) quem desrespeita a legislação, não se importa com as regras básicas de trânsito e coloca em risco a vida de outros motoristas, pedestres e a dele próprio.

Ranking macabro

Num país como o Brasil, terceiro lugar no trágico ranking de mortes no trânsito (perde para a China e India que têm mais de um bilhão de habitantes), são válidos quaisquer esforços e ações para tentar reduzir essa catástrofe rodoviária.

A inoperância das autoridades governamentais diante de um problema grave como este é total. Segundo Davi Duarte, presidente do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito, “não sai do papel o Programa Nacional de Redução de Mortes no Trânsito… Estamos perdendo o jogo na questão do trânsito”.

Indústria dos infratores

Curiosamente, políticos e jornalistas costumam se referir aos radares que registram o excesso de velocidade como “Indústria da Multa”. Não deixam de ter razão em alguns casos. Em trechos, por exemplo, que não apresentam nenhum perigo de se desenvolver velocidades mais elevadas. Mas, a rigor, a lei deve ser cumprida e o que se criou no Brasil, segundo Alysson Coimbra, médico especialista em tráfego, foi uma “Indústria de Infratores”.

Ele afirma que a proposição de um projeto como este da deputada Zambelli “é o reflexo do desmonte da segurança viária implantada a partir de 2018, com a flexibilização de diversas regras de trânsito. Essa mudança – diz ele – busca favorecer o comportamento infracional aos portadores da CNH, em detrimento da segurança viária de todos”.

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Para especialista, o que se criou no Brasil foi ‘indústria dos infratores’ (Foto: Divulgação)

Ele sugere que “é hora de a maioria da população, justamente a que não possui CNH, se levantar contra essas ações de cunho político que ignoram os riscos e consequências para a coletividade”.

Palmas para o Dr. Alysson. Mas vale lembrá-lo de que a receita para que a população se levante contra essas ações deve ser dirigida aos seus representantes no Congresso. Que não são um exemplo de bom comportamento.

Não traz votos…

Na semana passada, colegas da deputada Zambelli, exatamente da Comissão de Ética (vejam só…), se engalfinharam no plenário da Câmara com tapas, tabefes e empurrões para protestar contra o arquivamento de um processo contra um parlamentar acusado de praticar a “rachadinha” em seu gabinete.

Na mesma semana, os deputados aprovaram o Projeto Mover para incentivos à indústria automobilística. Mas, encaixado em um de seus artigos, a taxação de imposto alfandegário de 20% na importação de “blusinhas”. O tal “jabuti” para proteger as empresas nacionais da concorrência chinesa. Assim opera nosso Legislativo.

Não se vê nenhuma preocupação, de parlamentar nenhum, com o verdadeiro morticínio registrado nas nossas ruas e rodovias. Afinal, lei que enquadra motoristas e procura tornar nosso trânsito minimamente civilizado, por acaso traz votos?

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7 Comentários
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Gilson de Mello 2 de julho de 2024

O país Brasil está carente quando se fala em congresso nacional, estamos e sempre tivemos a falta de verdadeiros estadistas (salvo3%) que são contínuos, hoje, Van Hattem por assim dizer… Obs: deixe a Carla Zambelli em paz, precisamos tê-la. Obs: temos um notório e novo líder político no Brasil, Tarcísio de Freitas, que não o percamos

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Daniel 11 de junho de 2024

O cara que defende as garras do Estado sobre a vida privada é como um gado alheio que defende com unhas e dentes o seu dono que lhe faz as cercas para que engorde até o dia de virar churrasco.

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Santiago 9 de junho de 2024

Muito pior do que a velha e já conhecida “indústria da multa”, é essa proposta de uma sombria INDUSTRIA DA IMPUNIDADE.
Bizarro e trágico, pra se dizer o mínimo…

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Robson 10 de junho de 2024

É tão fácil “matar” a suposta “indústria da multa”…
Pare de cometer infrações, estúpido!
47 anos dirigindo diariamente, profissionalmente, nenhuma única multa! A iNdUsTrIa Da MuLtA parece pegar somente infrator mesmo, o típico homicida bêbado ao telefone enquanto dirige acima do altíssimo limite de velocidade.

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Santiago 10 de junho de 2024

Eu me referia aos radares-pegadinha, estúpido!
Eles existem sim, e aos montes, pra confundir e extorquir exatanente quem anda na Lei, impondo linites de 40 50 km/h em vias expressas, além de outas tantas arapucas-surpresa plantadas pela cidade afora.
Os bebados homicidas e outros criminosos do volante apenas debocham das multas que colecionam e nunca as pagam, pois não respeitam qualquer lei e nem portam habilitação, além de nunca regularizarem a situação dos seus veiculos. Pois sabem que mesma Lei que os deveria punir, contém inumeras brechas que lhes garante a impunidade.
Enquanto não se corrigir tais brechas nas Leis, os verdadeiros algozes do trânsito continuarão à solta e sem respodereem pelo que fazem.

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Pedro Machado 11 de junho de 2024

Industria da Multa. Tem gente que ainda fica nessa. Basta não cometer infrações que a “industria da multa” não te pega. Que mania que a gente tem que colocar a culpa nos outros.

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Cláudio Fernandes 8 de junho de 2024

A ignorancia dessa mulher é tão grande que fica até difícil comentar basta ver suas atuações anteriores por exemplo correr atrás de um cidadão de arma em punho em via pública parabéns aos seu eleitores

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