Empresa brasileira cria carregadores super-rápidos para veículos elétricos
Estação de recarga da Plug Station pode completar a bateria de um carro elétrico com autonomia de 400 km em apenas 5 minutos
Estação de recarga da Plug Station pode completar a bateria de um carro elétrico com autonomia de 400 km em apenas 5 minutos
A venda de veículos eletrificados no Brasil registrou aumento de 89% no ano passado, com mais de 177.358 veículos emplacados de janeiro a dezembro, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Desse montante, cerca de 71% correspondem à soma dos automóveis movidos 100% a bateria (BEV) e dos híbridos plug-in (PHEV). E para atender essa demanda, a empresa brasileira Plug Station desenvolveu carregadores para veículos elétricos que completam uma carga em apenas cinco minutos.
Esse equipamento é chamado de Plug 600 e funciona como uma estação de recarga ultra rápida que fornece 600 amperes. A unidade de eletroposto pode recarregar completamente um carro elétrico popular que possui autonomia média de 400 km em apenas cinco minutos.
VEJA TAMBÉM:
O carregador ainda pode fornecer energia para dois veículos simultaneamente e recarregar de 4 a 12 veículos por hora. De acordo com Fernando Ximenes, cientista industrial e empresário responsável pela Plug Station, os carregadores para carros elétricos podem ser instalados em postos de combustível, condomínios, supermercados e outros locais com direito a suporte pós-venda, manutenção preventiva e corretiva da estação de recarga.
O objetivo do eletroposto, segundo Ximenes, é atender à demanda dos proprietários de carros elétricos que estão aumentando no Brasil com agilidade:
“Uma pessoa demora cinco minutos para abastecer o carro com gasolina no posto de combustível e esse é o mesmo tempo que o plug 600 demora para carregar um carro elétrico. Um carregador doméstico pode até demorar, mas ninguém pode passar quatro horas em um posto de combustível para carregar seu carro”.
O empresário também afirmou que tanto o custo de instalação, quanto o de abastecimento para o cliente será muito reduzido em comparação aos preços de uma bomba de combustível. Dessa forma, recarregar completamente a bateria de um carro elétrico popular vai custar em torno de R$ 100.
A empresa também está desenvolvendo carregadores que podem ser utilizados em outros veículos elétricos como ônibus, máquinas industriais, motos e caminhões. A Plug Station ainda promete bases de revendedores e de assistência técnica em todo o Brasil.
Os veículos eletrificados são uma tendência em crescimento no Brasil e no mundo todo, pois são alternativas mais sustentáveis e econômicas em comparação ao motor a combustão. No entanto, a infraestrutura de carregadores para carros elétricos existente no Brasil é um problema, especialmente para os veículos movidos 100% a bateria (BEV) e para os híbridos plug-in (PHEV).
Isso porque ainda existem poucos pontos de carregamento, que normalmente são limitados a alguns estabelecimentos como shoppings ou grandes estabelecimentos. Outra questão é que normalmente há um número reduzido de carregadores disponíveis nesses locais e muitas vezes eles estão acompanhados de filas, o que resulta, no mínimo, em algumas horas para carregar seu veículo elétrico.
Essa falta de infraestrutura adequada muitas vezes obriga o proprietário a ter um carregador em casa, o que pode não ser suficiente para o dia a dia ou até mesmo para situações adversas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Muito MARKETING em cima de carros eletrificados Vamos aguardar porque pode ser so mais uma modinha.Pra.incentivar muitos a trocarem de carros Mais caros por sinal Lembram se do carro FLEX que fez muitos trocarem de carro
Não quero ser o critico chato, mas qual carro elétrico no mundo suporta uma carga de 600A? O meu (EV popular) recarrega no máximo à 40kW, considerando uma tensão de 300V (média nos carregadores pagos), da uns 130A.
Essa história está no mínimo estranha.
Henrique. A tensão do Plug 600 tem como partida de tensão 200V até 1000V. Para o carregamento de um veículo igual ao seu com capacidade máxima de 40Kwh, só será fornecido os 40Kwh. Chegando na carga máxima, o carregador para de fornecer.