Carreta faz o L: quando isso acontece nas estradas?

Conhecido também como efeito canivete, pode causar acidentes de tirar a vida até do próprio motorista em alguns casos

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Efeito pode causar acidentes fatais em alguns casos (Foto: PRF | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 04/05/2023 às 08h03

Caminhões, mais especificamente aqueles que estão atrelados ou engatados a um implemento ou carreta, podem sofrer com uma manobra chamada de efeito canivete, mais popularmente conhecido como “fazer o L”. É uma reação que basicamente é quando o implemento ou carreta sai de lado e pode chegar a colidir com o próprio caminhão.

Em tese, há três motivos para a carreta fazer o L, sendo eles:

  • Quando o primeiro eixo do caminhão trava, o que faz com o implemento perca a sua trajetória e saia de lado
  • Quando o eixo de tração do caminhão trava, o que também faz com que o implemento perca a sua trajetória
  • Por fim, quando os eixos do implemento ou carreta travam, o que faz o implemento perca a sua trajetória e saia de lado.

Mas além desses três motivos, existem alguns outros fatores. Por exemplo, na chuva, caso um dos eixos do implemento esteja erguido, ele fica com menor aderência, afinal, você tem um eixo a menos, com isso em curvas, mesmo que “leves” o implemento pode sair de lado. Além disso, óleo na pista ou velocidade alta pode contribuir com que isso aconteça.

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Tecnologias evita carreta de fazer o L

Com o passar do tempo, a tecnologia tem auxiliado os caminhoneiros e evitando, em alguns casos, que isso aconteça. A Volvo por exemplo tem um sistema chamado Freio de Estiramento, que controla a frenagem de uma forma que o L não ocorra. Abaixo um vídeo que explica melhor o sistema e apesar de ser um conjunto do tipo Romeu e Julieta, o princípio é o mesmo.

Por outro lado, as próprias fabricantes de implementos também têm desenvolvido tecnologias para evitar tal fenômeno. Além do freio ABS que são obrigatórios desde janeiro de 2014 em implementos, muitas já oferecem até sistema de controle de estabilidade para os implementos, como EBS, assim evitando que a carreta faça o L.

Por fim, além de toda tecnologia, o motorista sempre deve ter atenção no dia-a-dia e manter os freios bem regulados evitam que o efeito canivete aconteça, afinal, a melhor tecnologia contra acidentes é uma direção segura.

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8 Comentários
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Carlos 5 de maio de 2023

Excesso de velocidades todos os dias viajo há trabalho vejo muitas imprudência não é todos à maioria se não tiver cuidado passa em cima

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Alexandre 5 de maio de 2023

Estão se fizer o L pode dar PT no veículo. Aí não tem mais conserto.

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Claudio Augusto da Silva 4 de maio de 2023

Tudo começa com a peça atrás do volante, excesso de velocidade, eixos da carreta erguido, no caso 1 e 3 eixo, freio desregulado.
Até na pista seca faz L.
Tem muito motorista modinha, que nunca entrou em baixo da carreta, simplesmente para verificar as lonas.
Aí temos todos ingredientes pra ocorrer um acidente.
Descordo totalmente de condições de pista.
90% é culpa do condutor.

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Lucas Hernanes 4 de maio de 2023

Eu discordo de tudo. A carreta faz “L” não porque ela sai de lado, pelo contrário, a carreta continua na mesma direção reta e o que sai de lado é o cavalinho. É causado devido perda de aderência na tração, ocasionando a derrapada de lado do cavalinho, enquanto a carreta empurra o mesmo.

Outra coisa, levantar o eixo da carreta (vazia) aumenta o peso sobre a tração, melhorando a tração e diminuindo o risco de dar “L”.

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Ton 4 de maio de 2023

Ué… Com L combustível mais barato… Aí fica jóia das arábias…

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Paulo 4 de maio de 2023

Quando faz o L agora é esperar a próxima eleição kkkkkkk
Brincadeira aparte kkkkk também não sei como resolver esse problema
Bom dia para todos da matéria

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Thiago 4 de maio de 2023

Enfim…. só faltou falar o que fazer… kkkkkk

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Daniel 4 de maio de 2023

Até a carreta se ferra quando faz o L. Kkkkk

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