Como tirar um carro atolado na areia? Respondemos!

Dirigir na areia exige cuidado para não ficar preso, pois se ficar pode ser muito trabalhoso para tirar o carro

Car,Stuck,In,The,Sand ,A,Black,Passenger,Car,Stalled
Essa situação pode estragar a viagem de férias (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 28/02/2025 às 17h00

Está pensando em viajar para a praia nesse feriado do Carnaval? É possível dirigir na areia com seu carro de passeio, desde que tome cuidado. Preparamos algumas dicas para te salvar caso fique atolado nessa situação.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Antes de tudo, vamos ajudar a evitar isso. Na hora de colocar o carro na areia, o primeiro cuidado é reduzir a pressão dos pneus. Isso irá aumentar a área de contato com o solo. Se puder, leve sempre um compressor nas viagens para encher o pneu na hora de voltar para o asfalto.

VEJA TAMBÉM:

Outra dica para não ficar atolado é pegar leve no acelerador, para evitar que as rodas cavem um buraco. Se achar que a areia está muito fofa, é melhor nem continuar se estiver em um carro de passeio 4×2.

Como desatolar um carro na areia

Car,Wheels,On,A,Sea,Beach,Sand ,Close up,Of,Car
Pare de acelerar no primeiro sinal de rodas girando em falso (Foto: Shutterstock)

Se você percebeu que o carro está preso, pare de acelerar. Isso irá piorar a situação e deixá-lo ainda mais preso. O primeiro passo é tirar todos os passageiros e bagagem do veículo, para reduzir o peso e facilitar a saída.

Antes de voltar para o carro, cave à frente das rodas (ou atrás se for sair de ré) formando uma rampa. Também é viável colocar os tapetes de borracha junto das rodas para ajudar na tração, ou tábuas se tiver alguma por perto.

Na hora de sair com o carro atolado na areia é importante pegar leve no acelerador, para não destracionar. Um movimento que pode ajudar a sair é balançar o carro alternando entre a marca a frente e a marcha ré. Se ele tiver controle de tração, desligue o sistema pois ele pode atrapalhar nessa situação.

Mas tente essa manobra por pouco tempo, se o carro não desatolar após algumas tentativas é melhor deixar ele parado. Ficar alternando dessa forma pode superaquecer a embreagem nos carros com câmbio manual ou o conversor de torque nos automático.

The,Wheel,Of,The,Car,Got,Stuck,In,The,Sand
Cave um caminho para as rodas, se possível coloque os tapete para ajudar na tração (Foto: Shutterstock)

Se seu veículo tiver tração integral ou 4×4, ative os bloqueios de diferencial disponíveis e a reduzida. Em alguns modelos, como no Ford Bronco Sport, há o modo areia no seletor de terrenos, que ajusta os parâmetros eletrônicos para esse piso.

Depois de desatolar o carro da areia, pare em um piso mais firme para embarcar os passageiros e colocar as bagagens de volta. Se mesmo com essas dicas não foi possível tirar o carro, procure um guincho ou alguém com um veículo 4×4 para ajudar.

Quando for rebocar é preciso fazer isso pelos ganchos de reboque do carro. Se seu veículo não tiver isso, cheque no manual sobre qual é o local adequado para prender a corda. Puxar pelo lugar errado pode causar danos caros.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário