Carro de autoescola elétrico e manual vem para o Brasil a R$ 100 mil

O JMEV EV3 é fruto da parceria entre E-Motors e Jiangling, e será produzido no ES para atender os centros de formação de condutores e o mercado

JMEV EV3 carro de autoescola elétrico com câmbio manual em branco arte
Por enquanto, a legislação brasileira ainda exige que o carro de autoescola tenha o câmbio manual (Fotos: JMEV | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 30/05/2025 às 11h00

A eletrificação está expandindo seus horizontes no mercado brasileiro graças, principalmente, às marcas chinesas que estão desembarcando aos montes com novas tecnologias e preços muito competitivos. E agora esse avanço está chegando aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) com o carro de autoescola elétrico.

O modelo pertence à marca chinesa JMEV e chega ao Brasil por meio de uma parceria de sua fabricante, a Jiangling, com a empresa  brasileira E-Motors. Mas, o que mais chama a atenção nesse carro elétrico é que ele conta com câmbio manual. Sim, você não entendeu errado.

VEJA TAMBÉM:

Pode até parecer estranho e até contraprodutivo, no entanto, essa é a única possibilidade, já que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ainda exige que os veículos de instrução sejam manuais. O compacto é chamado de JMEV EV3 e deve ser anunciado por R$ 100 mil, segundo estimativas da E-Motors.

JMEV EV3, o carro de autoescola elétrico, compacto e manual

Em primeiro lugar, você deve estar se perguntando como a motorização elétrica funciona aliada ao câmbio manual. O EV3 imita o funcionamento de um carro manual a combustão, então seu sistema simula a pressão no pedal da embreagem e distribui o rendimento do motor de acordo com cada uma das cinco marchas.

No caso dos exemplares usados por autoescolas, o modelo naturalmente é adaptado, para, além dos pedais de embreagem, freio e acelerador para o motorista, ter comandos extras idênticos para o instrutor no banco do carona. Segundo Augusto Givisiez, diretor da empresa, esse projeto foi patenteado e, em todo o mundo, só pode ser usado pela E-Motors Brasil.

O JMEV EV3 é bem pequeno, com um porte semelhante ao Renault Kwid, medindo 3,72 metros de comprimento, 1,64 m de largura, 1,48 m de altura e 2,39 m de distância entre-eixos. Ele chega ao Brasil com  motor elétrico com 67 cv de potência e 300 km de autonomia no ciclo chinês WLTC.

O compacto ainda conta com alguns equipamentos que chamam a atenção, como câmera 360°, faróis de LED, central multimídia de 10’, rodas de liga leve de 15’, controles de tração e estabilidade, frenagem autônoma de emergência e Isofix para cadeirinhas infantis. O modelo está à venda na China desde 2019 e foi o primeiro carro inteiramente desenvolvido pela marca chinesa.

JMEV tem outros planos

A JMEV foi fundada em 2015 e é especializada na produção de modelos compactos e médios. A Jiangling, sua dona, já possui conexões no Brasil no país através do Ford Territory, um projeto feito em conjunto com a montadora americana.

E, para trazer seus projetos para o Brasil ela constituiu uma joint-venture firmada entre a Jiangling Motors Corporation Group (JMCG) e o grupo Renault, com sede em Nanchang, na China. Dessa forma, foi firmada a parceria com a E-Motors, empresa sediada em Minas Gerais e atualmente especializada em motos elétricas.

EV3, por enquanto é homologado apenas com veículo de aprendizagem, mas os planos para o modelo incluem comercialização convencional e a sua produção na cidade de Jaguaré (ES). A fábrica já está sendo construída e deverá operar com a montagem de kits prontos do veículo que são importados da China. Com produção nacional, o EV3 ganhará mais versões, dentre elas uma com câmbio automático.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário