Carro elétrico a preço de bicicleta e fabrica de baterias esvaziada

O cenário do mercado eletrificado tem gerado incertezas e fábricas de baterias reduziram o ritmo de contratações de mão de obra

fabrica de baterias da audi na belgica
Modernas fábricas de baterias estão trabalhando com efetivo inferior ao estimado por conta da queda de demanda por elétricos (Foto: Audi | Divulgação)
Por Fernando Calmon
Publicado em 04/10/2025 às 17h00

Trata-se de panorama previsto, quando se inicia um ciclo de mudanças nos meios de propulsão dos veículos. Mas esta transição, além de lenta, está sujeita ao pior dos cenários: os dolorosos cortes de empregos tanto na indústria de autopeças quanto nos fabricantes de veículos e que agora se somam ao hesitante mercado de modelos elétricos nos EUA e na Europa.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Uma das afetadas é a gigante produtora de baterias CATL, instalada na Hungria. Embora o projeto deva criar de 8.000 a 9.000 empregos, por enquanto só foram contratados 800 funcionários, cerca de 10% do previsto. E ainda enfrenta resistências dos moradores de Debrecen, local da fábrica, sobre potenciais impactos das emissões tóxicas e alto consumo de água em uma região cada vez mais árida.

As notícias se sucedem, principalmente na Alemanha: Ford cortou 1.000 empregos; VW e Audi interromperam produção e cortarão empregos; Porsche, uma das mais afetadas pela queda de vendas, informou que seu futuro SUV, acima do Cayenne, terá também versões com motores de combustão e híbridos; Bosch, maior fabricante mundial de autopeças anunciou 13.000 empregos a menos até 2030, seguida por anúncios semelhantes de Continental, Schaeffler e ZF (7.600 cortes); Fram e Trico, igualmente do ramo de autopeças, pediram proteção contra falência.

E até na China, segundo a CNN, a guerra de preços entre fabricantes de veículos elétricos provocará falências. O cenário é resumido por He Xiaopeng, fundador da Xpeng: “A fase eliminatória na indústria automobilística da China continuará por mais cinco anos. Provavelmente restarão somente cinco marcas principais.”

Na Itália, elétricos a preços de bicicletas premium

Pode acreditar: notícia publicada no prestigioso site Automotive News Europe (ANE), em 30 de setembro. Mas, claro, há uma série de condicionantes porque o governo resolveu entregar um enorme subsídio de quase 600 milhões de euros (R$ 3,7 bilhões), entre outubro deste ano e junho de 2026, para tentar aumentar o interesse por automóveis elétricos na Itália. Apenas 5,2% dos carros novos vendidos naquele país são elétricos, enquanto a média na Europa sobe para 15,8%.

CARRO ELETRICO BICICLETA shutterstock 2

As exigências do programa italiano são grandes. Objetiva retirar veículos de circulação com 10 ou mais anos de uso que se enquadram em leis de emissões Euro 5 de 2011 ou menos (hoje o padrão é Euro 8) e entregá-los para desmanche. Aplica-se a famílias com renda mensal inferior a 2.500 euros (R$ 15.600) e que morem em áreas urbanas com mais de 50.000 habitantes. O bônus é tentador: 11.000 euros (R$ 68.640).

Leapmotor, associada à Stellantis, e Dacia, do grupo Renault, importam da China os hatches subcompactos T03 e Spring, respectivamente. E por conta própria deram desconto adicional de 3.000 euros (R$ 18.700). Assim, ambas as marcas baixaram os preços ainda mais: 4.900 euros (R$ 30.500), uma pechincha no bloco europeu. Leapmotor ainda provocou: “Este preço é menor do que vocês pagam por uma bicicleta premium”. Demais fabricantes descartaram essa estratégia.

Os 597 milhões de euros alocados podem não ser totalmente utilizados, quando o programa terminar em junho de 2026, devido ao limite de baixa renda e à cobertura geográfica restrita”, disse um executivo de um fabricante não chinês sob condição de anonimato. Em outras palavras, o programa de incentivos apresenta tantas limitações que podem resultar em fracasso parcial.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário