Carro elétrico caro com isenção e ‘povão’ paga a conta?
São vários os incentivos aos carros 100% a bateria, mas frota brasileira segue envelhecendo sem qualquer medida concreta de renovação
São vários os incentivos aos carros 100% a bateria, mas frota brasileira segue envelhecendo sem qualquer medida concreta de renovação
Como incentivar o incremento da frota menos poluente, com modelos mais novos a combustão e carros eletrificados? Como tirar carros velhos e poluentes da rua – e nem vamos entrar na questão da segurança?
A resposta mais simples seria: incentivos fiscais para os mais novos e aumento da carga tributária de forma progressiva para os mais velhos. Muito lindo em um país rico, mas aqui para a nossa realidade, é impossível que seja feito dessa forma.
VEJA TAMBÉM:
Levantamento divulgado pelo Sindipeças-SP no começo deste ano mostra que a nossa frota já tem idade média de 10 anos e 7 meses e em tendência de envelhecimento, o que vem acontecendo desde 2014. Carros mais velhos significam maior emissão de poluentes e menos segurança.
Quando houve a discussão do “novo carro popular”, especulou-se que seria um incentivo ao “carro verde”, ou seja, menos poluente – quanto maior a eficiência, maior o desconto de impostos. No fim, houve uma tabelinha que dava mais pontos para os modelos flex… Medida irrelevante para esse propósito.
Hoje, o imposto de importação para carros elétricos é completamente zerado, mas é fato consumado de que a alíquota voltará progressivamente
“Meu Deus! Mais imposto”, gritarão alguns… Pois é, mas é uma medida acertada para incentivar a produção local. O que não deve ser feito é sobretaxar. De qualquer forma, estamos falando de carros elétricos inacessíveis para a maioria absoluta da população.
Outra medida que favorece apenas os mais ricos é a isenção de IPVA para carros elétricos, já em prática em diversos Estados. Alguns outros ainda oferecem isenção do imposto para carros mais velhos. Outra medida controversa, pois estimula a permanência de muitas sucatas na rua, já que não temos inspeção veicular no Brasil. Mas a maioria paga a “tabela cheia” do IPVA.
É justo que o estímulo ao carro elétrico seja feito às custas do bolso da maioria dos contribuintes? Deixe a sua opinião na caixa de comentários abaixo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Parece que vc não tem dinheiro pra comprar um carro eletrico, pois vc é contra isenção do IPVA, vc precisa deixar de ser invejoso
Na verdade o “povão” paga muito pouco IPVA. Carros com mais de 20 anos são isentos e o imposto é proporcional ao valor de mercado, nos menos velhos. A renovação da frota só virá com a redução da pobreza. Mas é imperativo amenizar a Emergência Climática com a transição para os modelos 100% elétricos, pois isso afeta a todos.
O incentivo com o desconto do IPVA é válido pois é uma maneira de fazer a troca para um carro menos poluente e com energia limpa. Desde quando pobre compra carro? Sempre foi assim. Primeiros os mais abastados compram depois vai ficando as “apares” pro resto….
As políticas dirigidas para a indústria automotiva são um verdadeiro fracasso à décadas (se é que um dia foi bom). O governo não faz o seu trabalho para tributar adequadamente os veículos. Não existe plano sólido para a renovação de frotas, apenas casos isolados e ineficientes. Isso aliado ao poder de compra da população que não acompanha a visão da indústria de oferta de produtos de maior valor agregado. Para aquecer essa indústria novamente nosso país (incluindo a público e o privado) vai precisar rever todos todas as ações tomadas e promover um verdadeiro reset de suas estratégias.
Um absurdo voltar com o imposto para eletrificados, atitude típica de país atrasado. A ANFAVEA faz lobby e a população trouxa paga o pato!
Creio que em um futuro não muito distante carro só terá vida útil de 10 anos e terá incentivo para descartá-lo para comprar um novo, assim como já é na Europa.
Com relação a isenção creio que é válida desde que não quebre a indústrias automobilística brasileiras.
Tem que taxar mesmo! Afinal os impostos precisam ser melhor investidos! O pobre ajudar RICO a comprar carro caro de montadora milionária é o FIM DA PICADA.
Parece que vc é outro que não pode comprar um eletrico e não quer que ninguém tenha. Deixa de ser invejoso e vai trabalhar mais para ter dinheiro pra comprar um