Carro elétrico caro com isenção e ‘povão’ paga a conta?

São vários os incentivos aos carros 100% a bateria, mas frota brasileira segue envelhecendo sem qualquer medida concreta de renovação

carregador de carro eletrico
Muitos estados oferecem isenção de IPVA para carros elétricos (Foto: Shutterstock)
Por Felipe Boutros
Publicado em 15/10/2023 às 13h04

Como incentivar o incremento da frota menos poluente, com modelos mais novos a combustão e carros eletrificados? Como tirar carros velhos e poluentes da rua – e nem vamos entrar na questão da segurança?

A resposta mais simples seria: incentivos fiscais para os mais novos e aumento da carga tributária de forma progressiva para os mais velhos. Muito lindo em um país rico, mas aqui para a nossa realidade, é impossível que seja feito dessa forma.

VEJA TAMBÉM:

Levantamento divulgado pelo Sindipeças-SP no começo deste ano mostra que a nossa frota já tem idade média de 10 anos e 7 meses e em tendência de envelhecimento, o que vem acontecendo desde 2014. Carros mais velhos significam maior emissão de poluentes e menos segurança.

Quando houve a discussão do “novo carro popular”, especulou-se que seria um incentivo ao “carro verde”, ou seja, menos poluente – quanto maior a eficiência, maior o desconto de impostos. No fim, houve uma tabelinha que dava mais pontos para os modelos flex… Medida irrelevante para esse propósito.

Imposto de importação

Hoje, o imposto de importação para carros elétricos é completamente zerado, mas é fato consumado de que a alíquota voltará progressivamente

“Meu Deus! Mais imposto”, gritarão alguns… Pois é, mas é uma medida acertada para incentivar a produção local. O que não deve ser feito é sobretaxar. De qualquer forma, estamos falando de carros elétricos inacessíveis para a maioria absoluta da população.

Outra medida que favorece apenas os mais ricos é a isenção de IPVA para carros elétricos, já em prática em diversos Estados. Alguns outros ainda oferecem isenção do imposto para carros mais velhos. Outra medida controversa, pois estimula a permanência de muitas sucatas na rua, já que não temos inspeção veicular no Brasil. Mas a maioria paga a “tabela cheia” do IPVA.

É justo que o estímulo ao carro elétrico seja feito às custas do bolso da maioria dos contribuintes? Deixe a sua opinião na caixa de comentários abaixo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alexandre 16 de outubro de 2023

Parece que vc não tem dinheiro pra comprar um carro eletrico, pois vc é contra isenção do IPVA, vc precisa deixar de ser invejoso

Avatar
Silvio 16 de outubro de 2023

Na verdade o “povão” paga muito pouco IPVA. Carros com mais de 20 anos são isentos e o imposto é proporcional ao valor de mercado, nos menos velhos. A renovação da frota só virá com a redução da pobreza. Mas é imperativo amenizar a Emergência Climática com a transição para os modelos 100% elétricos, pois isso afeta a todos.

Avatar
Andrea 16 de outubro de 2023

O incentivo com o desconto do IPVA é válido pois é uma maneira de fazer a troca para um carro menos poluente e com energia limpa. Desde quando pobre compra carro? Sempre foi assim. Primeiros os mais abastados compram depois vai ficando as “apares” pro resto….

Avatar
Diego 16 de outubro de 2023

As políticas dirigidas para a indústria automotiva são um verdadeiro fracasso à décadas (se é que um dia foi bom). O governo não faz o seu trabalho para tributar adequadamente os veículos. Não existe plano sólido para a renovação de frotas, apenas casos isolados e ineficientes. Isso aliado ao poder de compra da população que não acompanha a visão da indústria de oferta de produtos de maior valor agregado. Para aquecer essa indústria novamente nosso país (incluindo a público e o privado) vai precisar rever todos todas as ações tomadas e promover um verdadeiro reset de suas estratégias.

Avatar
João Fonseca 16 de outubro de 2023

Um absurdo voltar com o imposto para eletrificados, atitude típica de país atrasado. A ANFAVEA faz lobby e a população trouxa paga o pato!

Avatar
Mister Gasosa 15 de outubro de 2023

Creio que em um futuro não muito distante carro só terá vida útil de 10 anos e terá incentivo para descartá-lo para comprar um novo, assim como já é na Europa.
Com relação a isenção creio que é válida desde que não quebre a indústrias automobilística brasileiras.

Avatar
Avalia Carros 15 de outubro de 2023

Tem que taxar mesmo! Afinal os impostos precisam ser melhor investidos! O pobre ajudar RICO a comprar carro caro de montadora milionária é o FIM DA PICADA.

Avatar
Alexandre 16 de outubro de 2023

Parece que vc é outro que não pode comprar um eletrico e não quer que ninguém tenha. Deixa de ser invejoso e vai trabalhar mais para ter dinheiro pra comprar um

Avatar
Deixe um comentário