Carro elétrico polui mais do que um a combustão?
O carro a bateria geralmente só muda o local em que polui: da cidade para o campo... É necessário uma mudança profunda nas fontes de energias
O carro a bateria geralmente só muda o local em que polui: da cidade para o campo... É necessário uma mudança profunda nas fontes de energias
Em Fernando de Noronha estão proibidos os automóveis com motor a combustão. Só pode rodar carro elétrico. Tem lá um “papa-vento” (torre de geração eólica) que fornece 10% da energia elétrica consumida na ilha. Os outros 90% por um gerador a diesel. Então, os carros não emitem gases poluentes. Mas, ao recarregar a bateria, estão poluindo muitas vezes mais que um carro flex abastecido com etanol.
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Publicamos, há alguns dias, uma matéria com duras críticas feitas por especialistas norte-americanos ao Hummer EV, um jipe elétrico gigantesco da GM que pesa mais de 4 toneladas e com mais de 1.000 cv de potência.
Além do monstrengo representar um perigo no caso de um acidente com outro veículo (ou pedestre), ele não tem nada de ecológico pois emite volume maior de CO2, o abominável gás do efeito estufa) que um Malibu, sedã médio da GM.
Fomos então questionados por dezenas de internautas, como é possível um elétrico poluir mais que outro a combustão. Este é um engano frequente: achar que um carro a bateria tem emissão zero. Por dois motivos:
Exatamente o problema do Hummer: a poluição dupla do meio ambiente: para fabricá-lo e para recarregar sua gigantesca bateria. No caso do Brasil, nossa geração de energia elétrica é predominantemente “limpa”, mas há que se considerar um outro fator: um carro híbrido flex abastecido com etanol polui menos do que um carro elétrico.
Mesmo um carro elétrico sendo recarregado somente com energia “limpa” (nosso caso), ele só compensa o que emitiu enquanto foi fabricado depois de rodar de 100 mil a 200 mil km, dependendo de seu peso, volume de baterias e eficiência.
Mas, o carro movido por baterias pode poluir menos que outro a combustão? Sim, desde que se reduza drasticamente a emissão de gases durante sua produção e também com fontes de eletricidade “limpas”. Caso contrário, estaremos “enxugando gelo”.
O caso do Hummer EV é típico do non sense norte-americano. Da insensatez elevada à enésima potência e ponto fora da curva da eletrificação veicular. Mas o mercado dos EUA é apaixonado por estes monstrengos, não importa serem antiecológicos e colocar em risco outros veículos em seu entorno.
Até o presidente Joe Biden (simpático à GM) teceu loas aos seus elétricos, mas mesmo especialistas norte-americanos como David Zipper (da Harvard Kennedy School) sugerem que o governo dos EUA adote uma posição contrária a monstrengos como o Hummer EV.
Eles criticam a falta de regulamentação para proibir a fabricação destes gigantes sobre rodas que em nada contribuem para o esforço da indústria automobilística mundial em reduzir a poluição ambiental.
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Polêmicas à respeito do advento do carro elétrico existem várias. Mas ainda é cedo para dar um ponto final no fim ou permanência do carro elétrico. Muita coisa ainda vem por aí no futuro, tais como: Novos aperfeiçoamentos, novas tecnologias, novos desenvolvimentos de materiais para fabricação de baterias e componentes eletrônicos mais atualizados. Se os carros atuais são melhores em performance, segurança, maior tecnologia, com motores infinitamente mais aperfeiçoados e mais eficientes do que os carros antigos, porque não pensar que daqui à uns 10 anos não teremos carros elétricos super eficientes, com novos materiais desenvolvidos pelos engenheiros e cientistas ? Se em toda a gama de tecnologia para fabricação de milhões de equipamentos, maquinas, etc. no mundo houve melhoramentos e eficiência,
seria mais do que lógico pensar que o carro elétrico terá seu lugar no futuro.
ALZEMIR TOSSIN, O IDEAL É NÃO PERDER MEU TEMPO COM IMBECIS.
O CARRO ELÉTRICO É MELHOR, SEM SOMBRA DE DÚVIDA!
SÓ NÃO É A HORA DELE,, POR ENQUANTO!
SÓ PRA ATUALIZAR: Muito lobby dos produtores de combustiveis. E pra terem que se preocupar, porque todo o sistema que gira em torno dos veiculos a combustão VÃO MESMO, sucumbir, desde os produtores, distribuidores, fabrica de auto peças, tudo, tudo mesmo, vai ser sucateado. Os estudos sérios sobre “SE O CARRO ELETRICO POLUI MAIS”, é voltado a derrubar o proprio carro eletrico, e tudo o que for eletrico, carro, moto, bicicleta, Drones, aviões, fogão eletrico. Um estudo sério feito da Europa diz o seguinte: Publicado pelo site OLHAR DIGITAL: Estudo desmente mito sobre poluição de carros elétricos-Um mito para desencorajar consumidores na hora de optar por veículos elétricos finalmente caiu por terra. Um novo estudo mostrou que os carros elétricos continuam sendo mais limpos e emitindo menos gases de efeito estufa do que os automóveis movidos a combustão. LINK:https://olhardigital.com.br/2021/07/21/carros-e-tecnologia/estudo-desmente-mito-sobre-poluicao-de-carros-eletricos/. Aumentem o preço dos combustiveis, mais, mais, mais, vão precisar.
Nossa energia é limpa quando os reservatórios das hidroelétricas estão cheios. O futuro é o hidrogênio limpo. O próprio dono da Tesla já começou a vender suas ações da marca.
>> CARROS ELÉTRICOS <<
Permitam-me,
Obviamente os carros elétricos – de-per-si – não poluem nada, e ainda são muito superiores aos de combustão interna.
Acontece que, para funcionar, eles precisam de ENERGIA, no caso, ELÉTRICA.
De onde vem a energia elétrica?
Caso fosse da nossa estrela, do SOL, eu garantiria a viabilidade dos veículos elétricos no presente momento.
Porém, nossa energia elétrica é feita – cerca de 75% – queimando coisas, poluindo SERIAMENTE nossa atmosfera.
Há quem diga, por esquecimento ou por desconhecimento, ser fã dos veículos elétricos agora, já!
Na realidade, como ex-gerente de concessionária, esclareço que o “grã-negócio” é vender carros, dane-se o restante!
O apelo do marketing é fortíssimo: meu carro Voyage Highline é igualzinho ao do meu amigo, que tem um Voyage Comfortline, embora o meu tenha freios a disco traseiros e o dele não.
Meu objetivo é mostrar o papel, a figura do MARKETING na venda dos veículos, sem maiores escrúpulos: na falta de apelo significativo, quem sabe um “igual” ao Tesla ocupa sua garagem!
Faço sérias restrições aos veículos elétricos no momento atual, BEM PERCEBIDO, NO MOMENTO ATUAL!
Recursos me sobram ao afirmar tal conjuntura.
Repito outra vez: eu fui estagiário de Engenharia do CTA, a fábrica de invenções.
Meus professores foram – à época – o Major Aluízio WEBER, e o Coronel Ernesto, meu querido pai-do-carro-a-álcool.
Desde 1979, comercialmente em 1980, temos ÁLCOOL nos postos a fim de abastecermos nossos veículos.
A coisa toda só não seguiu adiante, não prosperou por causa dos imbecís comunistóides.
Na Suécia, onde fazer álcool é difícil, a SCANIA mantém uma frota de ônibus 100% ETANOL.
… continuo em breve ..
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voce explicou o explicavel. CARRO ELETRICO NÃO POLUI NADA. ZERO EMISSÃO. As usinas produtoras de eletricidade SIM, e SIM, poluem. Então porque METER O PAU no carro eletrico?? Fogão a Gas ou Fogão Eletrico?? Vou no eletrico. Enquanto não existir produção de energia LIMPA (Eólica, Solar, ou outra ainda a descobir), os eletricos MANDAM. As baterias vão se superar, e vão chegar ao ponto de proporcionar autonomia nunca imaginaveis em um carro QUEIMADOR PRODUTOR DE FUMAÇA.