É o início do fim para o carro elétrico? Ford anuncia corte na produção da F-150 Lightning
Com queda na procura pela picape, Ford reduzirá a produção da F-150 Lightining pela metade, ampliando outras manobras em torno do carro elétrico
Com queda na procura pela picape, Ford reduzirá a produção da F-150 Lightining pela metade, ampliando outras manobras em torno do carro elétrico
A pilha do carro elétrico descarregou? Recentes manobras de fabricantes mostram a migração deverá ser mais lenta do que governos e fabricantes esperam. Na última semana a Ford comunicou uma redução na produção da F-150 Lightning devido à baixa demanda.
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A partir do dia 1º de abril, segundo o Engadget, a planta Michigan Rouge Electric Vehicle Center fará transição para fabricar o EV em apenas um turno. A Ford planejou diminuir de 3.200 unidades por semana para 1.600.
Mesmo com o aumento de 55% das vendas da F-150 Lightning no ano passado, a queda da procura no mercado de elétricos, somada à capacidade da fábrica, não supriram o investimento. O corte na produção de um EV não é novidade para a Ford, que reduziu a fabricação do Mustang Mach-E em novembro de 2023.
Essa baixa na produção também é um indicativo de que a demanda por veículos a combustão continua forte. Dos 1.400 funcionários que serão realocados por causa da mudança, metade constituirá nova equipe para aumentar a produção dos utilitários esportivos Bronco e Bronco Raptor, e das picapes Ranger e Ranger Raptor. O restante será transferido para diferentes funções na fábrica ou em outras instalações da montadora na região.
Em comunicado, a Ford afirmou que o objetivo é equilibrar a produção para atender as demandas:
A Ford está reduzindo a produção da F-150 Lightning, a picape elétrica mais vendida nos EUA, para alcançar o equilíbrio ideal entre produção, crescimento de vendas e lucratividade. A Ford espera um crescimento contínuo nas vendas globais de veículos elétricos em 2024, embora menos do que o previsto, e está se preparando para lançar elétricos da próxima geração.”
A decisão da Ford em reduzir a produção da F-150 elétrica não é a primeira manobra da indústria para se adequar à demanda. No ano passado, a Volkswagen suspendeu temporariamente a fábrica de Dresden para dar vazão no estoque do ID.3. O episódio ocorreu em outubro e a produção ficou paralisada por duas semanas.
Meses antes, na planta de Emden, também na Alemanha, a VW freio a fabricação do ID.4. “Estamos observando uma forte reação negativa no segmento dos elétricos, mas confiantes de que o ritmo da fábrica de Emden voltará ao normal com o lançamento do ID.7 no final do ano”, comentou na época o chefe do conselho dos trabalhadores da fábrica de Emden, Manfred Wulff.
A verdade é que a consolidação de elétricos no mercado enfrenta muitos obstáculos. Se até o consumidor norte-americano, assim como o europeu, está resistente em comprar veículos elétricos devido aos altos preços e à infraestrutura de recarga irregular, quem dirá o comprador de países como o Brasil em que esses elementos são ainda piores.
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A transição para carros puramente elétricos )BEV) vai demorar mais do que o previsto pois está apresentando muitos problemas sérios tais como mal-funcionamento no frio e incêndios e explosões inesperados !
Deixe de terrorismo, carros elétricos, diesel, álcool, gasosa, hidrogênio existirão por um bom tempo.
Fico impressionado como vc emite opiniões de algo que nunca usou. Compre um carro elétrico, rode 50 mil km e volte p nos falar, fora isso é pitaque.