Carro elétrico usado é boa alternativa para reduzir custo
A principal vantagem da compra de um carro elétrico usado é o preço, além de benefícios em impostos menores e, em alguns casos, 'escapar' do rodízio
A principal vantagem da compra de um carro elétrico usado é o preço, além de benefícios em impostos menores e, em alguns casos, 'escapar' do rodízio
Quem percorre as ruas de qualquer grande cidade brasileira percebe o aumento no número de automóveis elétricos ou eletrificados (híbridos). Quase 33 mil veículos do tipo foram emplacados em 2019; cinco anos depois, em 2023, foram 291 mil, um aumento de impressionantes 787%, segundo o levantamento do Senatran. Carros elétricos ainda representam uma fração pequena da frota nacional, mas é inegável que já se tornaram parte da nossa paisagem urbana.
Como não poderia deixar de ser, o crescimento do setor tem permitido também o aquecimento de um mercado secundário para esse tipo de veículo. Em 2023, as buscas por carros elétricos ou híbridos seminovos triplicaram. Ao longo do ano passado, quase 20 mil desses veículos foram renegociados.
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A principal vantagem da compra de um carro elétrico usado é o preço. Por uma combinação de fatores, que vão da baixa escala produtiva aos custos de importação, esse tipo de veículo ainda é relativamente caro no Brasil, com preços a partir de R$ 100 mil. No entanto, sua depreciação também é mais alta – levantamentos indicam que os eletrificados perdem ao menos 20% do valor de mercado após um ano, ante 15% em média para os veículos a combustão.
A aquisição de um carro seminovo híbrido ou elétrico acaba sendo uma alternativa para quem quer aproveitar suas vantagens (abastecimento na prática sem custo, alíquota de IPVA mais barata, liberação do rodízio, manutenção simplificada) sem gastar tanto.
O momento é propício. A última pesquisa Brand Health Tracker (BHT), da OLX, indica que a intenção de comprar um carro está em alta no país. Dentre os usuários que acessam a categoria de Autos, 7 em cada 10 pretendem comprar ou trocar de carro ainda neste ano. O mais relevante, porém, é que 39% dos entrevistados afirmam que consideram comprar um veículo elétrico ou eletrificado nos próximos 12 meses.
O motivo mais comum para essa escolha é a redução da poluição (62%), mas os entrevistados mencionam também o silêncio do motor (41%), o menor gasto com abastecimento (36%) e a manutenção mais barata (25%).
Sinal de que o preconceito com esse tipo de modal tem diminuído. O carro elétrico não é indicado, de fato, para grandes distâncias, mas nos centros urbanos, onde as viagens são mais curtas e os pontos de recarga são muitos (e, não raro, gratuitos), a opção por um veículo eletrificado se mostra não apenas sustentável, mas também econômica, dadas as reduções tributárias e os custos quase nulos com abastecimento.
Que caiam também os mitos sobre o carro elétrico usado – exageros do tipo “a vida útil da bateria é menor que um ano”. Os mercados secundários nos Estados Unidos e na Europa são bem mais desenvolvidos que o brasileiro, o que, somado aos incentivos que esses países dão à aquisição de veículos verdes, explicam o sucesso do setor.
Carros elétricos ou híbridos seminovos podem ser uma ótima alternativa para o condutor que deseja gastar menos com essa transição que é boa para o planeta e também para o bolso.
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Não é uma boa idéia, Elétrico ainda e algo novo com custos de manutenção altos e poucas oficinas onde pode se arrumar.
Pode ser uma compra de impulso e frustração total durante.