Conheça o carro de Mr. House em Fallout

O seriado baseado em uma famosa franquia de jogos reimagina o futuro com um avanço tecnológico diferente do que tivemos após a Segunda Guerra

Fallout Dodge Storm Z 250 Bertone azul frente
Não é um carro fictício (Foto: Amazon MGM Studios | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 08/01/2026 às 17h00

O seriado Fallout, baseado na franquia homônima de jogos, se passa em um universo alternativo onde o progresso foi diferente após a segunda guerra mundial. Robôs, carros movidos a energia nuclear e computadores são comuns, mas usando tecnologias baseadas em física atômica e tubos de vácuo, sem transistores.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A trama é dividida entre o futuro desolado por uma guerra nuclear e os flashbacks do período anterior a isso. Os carros roubam a cena quando vemos esse passado, a produção combinou modelos tradicionais norte-americanos dos anos 1950 com alguns conceitos.

VEJA TAMBÉM:

O carro de Mr. House em Fallout

A segunda temporada de Fallout é a primeira vez que o único Dodge Storm Z-250 Bertone de 1953 aparece em uma produção audiovisual. Esse conceito está exposto no Museu Petersen, de Los Angeles, Califórnia, que forneceu outros veículos.

O Dodge Storm Z-250 ficou escondido por muito tempo, existem poucos registros dele aparecendo publicamente antes de ir para o Museu Petersen. O carro foi criado pelo estúdio Bertone para Fred Zeder Jr., filho de um dos três engenheiros que ajudaram Walter P. Chrysler a criar a Chrysler Corporation.

O desenho foi assinado por Giovanni Michelotti, um dos designers mais influentes da Itália e pai de modelos icônicos como o Maserati Sebring, o Triumph TR4, o BMW Neue Klass, o Alpine A110, o Fiat 8V e quase todas as Ferraris com carroceria Vignale.

O Dodge Storm Z-250 Bertone não era apenas um carro americano com outra casca, ele usava um chassi próprio. O V8 4.0 Hemi ficava atrás do eixo dianteiro para melhorar a distribuição de peso e a posição de dirigir era baixa.

A proposta original era de ter duas carrocerias intercambiáveis, uma para passeio e outra mais leve para corridas. Mas isso ficou apenas no papel, o único Storm Z-250 Bertone feito só teve o traje formal.

Fred Zeder Jr. atualizou o carro durante os anos 60. O motor original foi o primeiro V8 da Dodge, que na configuração de fábrica rendia 142 cv, mas no Storm Z-250 era preparado para ficar mais forte.

Ele deu lugar a um V8 mais atual, o 413 Max Wedge, um 6.8 com 425 cv. O câmbio manual, que era na coluna, passou a ser no assoalho. Felizmente o desenho italiano foi mantido, mas pelas fotos em preto e branco é possível notar que ele foi repintado de branco para o atual tom de azul.

O carro foi doado por Fred Zeder Jr. para o Petersen nos anos 90. Segundo Leslie Kendall, historiador chefe do museu, o interior do Dodge Storm Z-250 era a parte que estava mais preservada e quase não precisou de restauração, diferente da carroceria.

Em Fallout o carro pertence ao Mr. House, um dos homens mais poderosos da franquia. Um cupê estiloso e italiano combina com o personagem, que na série é representado por Justin Theroux.

O outro conceito que apareceu em Fallout

plymouth xnr concept car
Uma réplica do Plymouth XNR Ghia aparece na primeira temporada, o carro original quase foi perdido em uma guerra civil no Líbano (Foto: Plymouth | Divulgação)

Na primeira temporada da série é possível ver outro conceito do grupo Chrysler, o Plymouth XNR Ghia. Ele é um roadster que também conta com carroceria italiana e foi uma proposta de concorrente para o Chevrolet Corvette.

Ele é um conceito funcional, com motor 2.8 de seis cilindros em linha preparado para Nascar, a potência estimada é de 250 cv. Ele foi testado e atingiu 246 km/h na pista do campo de provas da Chrysler.

A Chrysler não tinha interesse em produzir o XNR, a Ghia levou o conceito de volta para a Itália. Nos anos 60 ele foi vendido para um colecionador suíço, que por sua vez revendeu para o xá do Irã Mohammad Reza Pahlavi.

A partir daí o Plymouth XNR Ghia trocou de mãos várias vezes no Oriente Médio até chegar no Líbano. Ele ficou em um esconderijo subterrâneo durante a guerra civil do país, mudando de local para evitar ser destruído.

Só em 2008 que ele saiu do Oriente Médio, rumo ao Canadá para ser restaurado. O Plymouth XNR Ghia original só apareceu publicamente em 2011, no Amelia Island Concours d’Elegance e mais tarde no Pebble Beach Concours d’Elegance.

O XNR Ghia pertence e um colecionador anônimo. O carro que aparece em Fallout é uma réplica que está no Museu Petersen. O modelo original recebeu o troféu Gran Turismo em Pebble Beach e foi digitalizado no jogo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário