Elegemos, em enquete com mais de 20 mil votos, o carro mais importante do Brasil e o vencedor ganhou no primeiro turno com quase 70% das escolhas
Qual é o carro mais importante da história do Brasil? Esta é uma daquelas questões passíveis de discussões acaloradas, farpas e bravatas. Mas resolvemos questionar nossa audiência sobre qual é o modelo mais significativo vendido no Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Levamos nossa enquete para a comunidade do canal do AutoPapo no YouTube. Foram mais de 20 mil votos e o vencedor amealhou nada menos que 67% das escolhas. Foi uma vitória acachapante, em primeiro turno.
O grande vencedor foi o Volkswagen Fusca, seguido de seu sucessor, o Gol, que anotou os mesmos 15% dos votos que o Fiat Uno. Todos os outros carros vendidos no Brasil se espremem nos 3% restantes.
O Fusca é um ícone da indústria brasileira. Apesar de ter sido montado com componentes importados desde 1953, sua produção com componentes locais só teve início em 3 de janeiro de 1959. O modelo ficou em linha até 1986.
Em 1993, voltou a ser produzido a pedido do então presidente Itamar Franco (PMDB) e ostentou título de carro mais vendido do Brasil, com mais de 3 milhões de unidades. Ele só foi superado pelo Gol, lançado em 1980 e aposentado em 2022.
Em sua trajetória, o Fusca sempre foi equipado com motor quatro cilindros refrigerado a ar. O deslocamento variava de 1.2 a 1.6 litro. O bloco 1.3 de 43 cv era o mais popular, enquanto o mais potente, 1.6 de carburação dupla entregava 65 cv.
Durante os anos que ficou em linha, o Fusca manteve a mesma carroceria, mas passou por ajustes nos para-lamas, lanternas, faróis e para-choque. Até o para-brisa traseiro foi redimensionado para otimizar a visibilidade traseira.
Uma curiosidade do Fusca é o fato dele compartilhar a mesma base com a Kombi. A plataforma do “besouro” ainda foi utilizada em diversos outros modelos VW como Brasília, Variant, TL, SP1 e SP2.
Você concorda? Ou quer recontagem dos votos?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |