Sabe qual é o carro mais importante do Brasil?

Elegemos, em enquete com mais de 20 mil votos, o carro mais importante do Brasil e o vencedor ganhou no primeiro turno com quase 70% das escolhas

vw fusca vendido por 460 mil em aguas de lindoia 2022
Volkswagen Fusca foi o carro mais votado na enquete do AutoPapo (Fotos: VW | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 05/05/2025 às 15h06

Qual é o carro mais importante da história do Brasil? Esta é uma daquelas questões passíveis de discussões acaloradas, farpas e bravatas. Mas resolvemos questionar nossa audiência sobre qual é o modelo mais significativo vendido no Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Levamos nossa enquete para a comunidade do canal do AutoPapo no YouTube. Foram mais de 20 mil votos e o vencedor amealhou nada menos que 67% das escolhas. Foi uma vitória acachapante, em primeiro turno.

brasao wolfsburg fusca 1
Brasão de Wolfsburg se tornou um item de decoração do Fusca no mundo todo (Foto: Shutterstock)

O grande vencedor foi o Volkswagen Fusca, seguido de seu sucessor, o Gol, que anotou os mesmos 15% dos votos que o Fiat Uno. Todos os outros carros vendidos no Brasil se espremem nos 3% restantes.

Fusca: o carro mais importante do Brasil

O Fusca é um ícone da indústria brasileira. Apesar de ter sido montado com componentes importados desde 1953, sua produção com componentes locais só teve início em 3 de janeiro de 1959. O modelo ficou em linha até 1986.

volkswagen fusca itamar traseira
Em 1993, o Fusca voltou ao mercado a pedido de Itamar Franco e ficou em linha até 1996

Em 1993, voltou a ser produzido a pedido do então presidente Itamar Franco (PMDB) e ostentou título de carro mais vendido do Brasil, com mais de 3 milhões de unidades. Ele só foi superado pelo Gol, lançado em 1980 e aposentado em 2022.

Em sua trajetória, o Fusca sempre foi equipado com motor quatro cilindros refrigerado a ar. O deslocamento variava de 1.2 a 1.6 litro. O bloco 1.3 de 43 cv era o mais popular, enquanto o mais potente, 1.6 de carburação dupla entregava 65 cv.

ENQUETE CARRO MAIS IMPORTANTE DO BRASIL

Durante os anos que ficou em linha, o Fusca manteve a mesma carroceria, mas passou por ajustes nos para-lamas, lanternas, faróis e para-choque. Até o para-brisa traseiro foi redimensionado para otimizar a visibilidade traseira.

Uma curiosidade do Fusca é o fato dele compartilhar a mesma base com a Kombi. A plataforma do “besouro” ainda foi utilizada em diversos outros modelos VW como Brasília, Variant, TL, SP1 e SP2.

Você concorda? Ou quer recontagem dos votos?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário