Carro mais rápido do mundo: confira os últimos recordistas
Legalmente não é possível passar de 120 km/h nas vias do Brasil, mas na briga pelo título de carro mais rápido do mundo as máximas vão além de 400 km/h
Legalmente não é possível passar de 120 km/h nas vias do Brasil, mas na briga pelo título de carro mais rápido do mundo as máximas vão além de 400 km/h
O carro mais rápido do mundo costuma ser uma vitrine da mais avançada tecnologia automotiva do momento. Ter um motor muito potente é apenas parte do jogo, pois também é preciso ter aerodinâmica apurada, boa estabilidade e pneus que deem conta do recado.
VEJA TAMBÉM:
Nas últimas duas décadas a briga por esse posto foi travada pela Bugatti, que pertence ao grupo Volkswagen, e a independente Koenigsegg. Essas empresas buscam formas diferentes de chegar ao mesmo objetivo: fazer o carro mais rápido do mundo.
Listamos a seguir um histórico dos cinco últimos carros de produção seriada a terem esse postos. Ficamos apenas nos carros vendidos em série e com recordes homologados. Ou seja, o Bugatti Chiron Super Sport 300+ modificado que bateu 490,484 km/h não entra pois foi não é disponível para os clientes igual ao carro do teste. Sua versão de rua é limitado a 440 km/h.
Já o Koenigsegg Jesko ainda não foi testado, apesar de ter o potencial para passar de 500 km/h.
O sueco Christian von Koenigsegg é um dos engenheiros mais brilhantes da atualidade. Novas tecnologias e formas inovadoras de usar as conhecidas são usadas a cada hipercarro novo de sua empresa.
Por isso, o Koenigsegg Agera RS é o carro mais rápido do mundo atualmente. Ele tem um motor V8 5.0 biturbo capaz de produzir 1.360 cv com o pacote “1 megawatt”. E foi uma unidade equipada assim que atingiu 447,19 km/h em uma base aérea dinamarquesa.
O sucessor do Agera já foi lançado, é o Jesko. Esse novo super esportivo tem potencial para se tornar o próximo carro mais rápido do mundo. Segundo a Koenigsegg o carro será capaz de atingir 480 km/h, mas ainda não foi testado.
Você já deve estar se perguntado: “não era para o Bugatti Chiron estar aqui?” O sucessor do Veyron consegue atingir velocidades mais altas sim, porém sua versão de produção traz um limitador que não o deixa passar de 420 km/h.
Por isso, quem foi o carro mais rápido do mundo de 2010 a 2017 foi o Bugatti Veyron 16.4 Super Sport. Ele era uma versão apimentada do Veyron “básico”, com o motor V16 quadriturbo ainda mais forte e produzindo 1.199 cv. A velocidade máxima de 431,072 km/h foi aferida pelo Guinness, o livro dos recordes.
Enquanto a Bugatti usava muita tecnologia para fazer um carro luxuoso de 2 toneladas passar de 400 km/h, a pequena Shelby SuperCars Inc (sem relações com Carroll Shelby) fez um carro ainda mais veloz de uma forma simples. O Ultimate Aero trazia um V8 Chevrolet preparado e nenhuma assistência eletrônica.
O Guinness aferiu a velocidade máxima do SSC Ultimate Aero em uma rodovia fechada para esse teste em 2007. O carro chegou a 412,22 km/h, derrubando o Bugatti Veyron que havia tomado o posto de carro mais rápido do mundo dois anos antes.
Esse propulsor usava como base a versão de corrida do LS1, que era usada pelo Corvette C5.R. A preparação incluía aumento no deslocamento para 6,3 litros e um compressor mecânico. A potência final de 1.060 cv superava a do Bugatti Veyron.
Outra vantagem desse hipercarro estadunidense era o peso de 1.200 kg. O câmbio é manual de 6 marchas, nada de dupla embreagem por aqui. Por dentro era um carro simples, usando peças de outros veículos. Esse compartilhamento ia até o exterior: os faróis são do Ford Focus. A ideia aqui era ser rápido e não bonito.
Nos anos 80 e 90 havia uma corrida para fazer o carro mais rápido do mundo. Mas após o McLaren F1 conseguir o recorde em 1994 parece que os fabricantes desistiram de perseguir esse número. A Volkswagen planejava o retorno da Bugatti no início dos anos 2000 e Ferdinando Piëch, então CEO do grupo, exigiu que o Veyron fosse luxuoso e capaz de passar dos 400 km/h.
Foi uma tarefa árdua conseguir isso. O executivo havia decidido que o desenho teria que ser o de um conceito de 1999 e o luxo adicionava peso. A engenharia precisou trabalhar muito para manter as formas exigidas e torná-las mais eficiente aerodinamicamente.
O interior luxuoso e o complicado motor W16 quadriturbo aliado a um sistema de tração integral adicionavam muito peso ao veículo. O carro de produção pesava 1.990 kg e tinha 1.001 cv. Pneus especiais capazes de atingir altas velocidades em um carro tão pesado precisaram ser desenvolvidos.
Todo esse esforço foi recompensado quando o Bugatti Veyron se tornou o primeiro carro de produção a passar dos 400 km/h. No dia 19 de abril de 2005 o carro foi testado na pista de testes da Volkswagen de Ehra-Lessien, se consagrando como o carro mais rápido do mundo após atingir 408,47 km/h.
O engenheiro sul-africano Gordon Murray é responsável por carros importantes da Fórmula 1, como o McLaren MP4/4 pilotado por Ayrton Senna. Murray sempre apreciou carros leves e com boa interação com o motorista, seu sonho era fazer um supercarro seguindo essa filosofia e trazendo motor V12.
A realização veio nos anos 90 com McLaren F1, um supercarro de 1.138 kg focado no motorista. O motor V12 de 624 cv usava como base o S70 da BMW e o câmbio era manual de seis marchas. A posição de dirigir central foi pensada para centralizar a massa do carro.
Gordon Murray nunca pensou em fazer o carro mais rápido do mundo, mas o F1 foi tão bem projetado que conseguiu obliterar o recorde anterior de 342 km/h do Ruf CTR. O piloto Andy Wallace levou uma unidade do esportivo britânico a uma média de 386,4 km/h na pista de Ehra-Lessien, com pico de 391 km/h.
Ele é até hoje o carro de aspiração natural mais rápido do mundo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
E o Devel sixteen
Venom o mais rápido
a bugatti bolide supera todos 500 km/h
Logicamente que não né meu amigo, olha o tamanho da asa traseira do carro, aquela asa traseira parece muito de um carro de F1 que no caso aumenta o arrasto aerodinâmico
olha sinceramente, e bem desatualisada pois o primeiro lugar e do jesko absolut, o segundo e da 300 mais, e o terceiro eu acho que e a aventador svj que se eu nao me engano e a 2017
Tipo Koenigsegg jesko pega 533 muita mais veloz do que esse carro ai que só pega uns 400 muito desatualizado ?
super desatualizada mesmo,e escrevi absulut errado
Ue mas mao era o koenigsegg jesko absolt o mais rapido, e o tuatara como ele fica na lista
Lista super desatualizada!!!
E MESMO SUPER DESATUALISADA porque na verdade a disputa de primeiro lugar e emtre o koenigsegg jesko e o tuatara ssc
Faltou falar que o BUGATTI CHIRON PUR SPORT , chegou a 490 km/h
fizeram essa lista em 2017 n é possível kkkkkkkkkkkk
Nunca vi uma lista tão atualizada kkkkkk