Conheça qual é o carro mais vendido do Catar, sede da Copa do Mundo
A Toyota ocupa o topo do ranking de vendas do Catar tendo o Land Cruiser como carro mais vendido no país que sedia a Copa do Mundo
A Toyota ocupa o topo do ranking de vendas do Catar tendo o Land Cruiser como carro mais vendido no país que sedia a Copa do Mundo
O carro mais vendido do Catar e de vários outros países do oriente médio que participam da Copa do Mundo é o mesmo: o Toyota Land Cruiser. E qual deve ser o motivo de tanto sucesso desse SUV grande nesses países?
Antes de aprofundar sobre o Land Cruiser, é importante lembrar que a marca Toyota também lidera as vendas nessa parte do mundo. O principal atributo da marca é a robustez, essa região quente e desértica exige muito do sistema de arrefecimento e os japoneses parecem ir bem nessas condições.
VEJA TAMBÉM:
O Land Cruiser representa o auge dessa robustez da Toyota. O SUV tem a durabilidade como ponto chave no projeto, com vida útil planejada para o dobro dos outros carros. Por isso, ele traz aço mais grosso no chassi e até mesmo vidros de maior espessura.
A atual geração do Toyota Land Cruiser estreou em 2021, durante as comemorações de 70 anos do modelo. O modelo continua trazendo chassi separado da carroceria, eixo rígido na traseira e tração 4×4 com reduzida, mas incorporou muita tecnologia.
Uma mudança grande está sob o capô. Os antigos motores V8 4.6 e 5.7 a gasolina foram aposentados, no lugar entrou o novo V6 3.4 biturbo de 415 cv. A opção diesel era um V8 4.5 biturbo, que foi trocado por um inédito V6 3.3 biturbo de 309 cv — que poderá equipar a próxima geração da Hilux. O que não mudou foi o motor de entrada, o V6 4.0 de 274 cv.
Medindo 4,95 m de comprimento, o Land Cruiser só não é maior que a geração antiga pois passar de 5 m poderia atrapalhar a venda em alguns mercados onde a taxação é de acordo com o tamanho do veículo. A cabine é ampla e pode levar até 7 passageiros.
No Catar, onde é o carro mais vendido, a Toyota oferece o Land Cruiser em seis versões, todas com motor a gasolina. A de entrada GX é voltada para o trabalho, traz rodas de aço estampado e bloqueio nos diferenciais dianteiro e traseiro. Essa e a GXR são as únicas com o V6 4.0 aspirado.
Com o motor bitrubo são oferecidos os modelos GXR, VX, VXR e GR-Sport. Esses modelos mais caros já trazem equipamentos de luxo como teto solar, bancos em couro, carregador sem fio para smartphones e heads-up display, O GR-Sport ainda traz suspensão adaptativa.
A Toyota fechou 2021 como a marca que mais vendeu no Catar, com 41.823 unidades emplacadas. O Land Cruiser foi o carro mais vendido, seguido da Hilux. Em 2022 até o final de setembro foram emplacadas 6.571 do SUV grande por lá.
Essa liderança é bem expressiva se levarmos em conta que a Toyota não estava dando conta de entregar a demanda do Land Cruiser durante o lançamento. O fabricante chegou a exigir contratualmente que os compradores não revendam o carro durante 1 ano para evitar especulação no mercado — e também que o carro vá parar nas mãos de terroristas.
Fotos: Toyota | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |