Confira 5 carros nacionais para quem é fã de caixa manual

Voltamos a listar uma nova leva de carros manuais com apelo esportivo que foram fabricados por aqui nos últimos 30 anos

fiat tempra turbo 1994 vermelho frente parado
Tempra Turbo era o puro suco de um esportivo italiano (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 07/08/2025 às 10h00

Apesar de a transmissão automática ser maioria no mercado brasileiro, muita gente ainda se derrete pelo carro manual. Mas sejamos francos que em um engarrafamento às seis horas da tarde, nenhum amor sobrevive a tortura de debrear e sacudir a alavanca a cada dois metros.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

Mesmo assim, essa relação de amor com o carro manual é explicável por fatores como memórias afetivas e por uma libido que a conexão estabelecida entre o motorista e o carro. Assim, vamos listar (mais uma vez) alguns modelos esportivos nacionais equipados com transmissão manual e que são uma grande diversão (exceto num engarrafamento sufocante). Confira!

5 carros esportivos manuais e nacionais

Desta vez listamos cinco modelos que figuraram no mercado entre os anos 1990 e a década de 2010. Qual deles o amigo (amiga) escolheria?

1. Chevrolet Kadett GSi

O Kadett foi uma grande sacada da General Motors, mesmo chegando ao Brasil com cinco anos de atraso (1989) em relação ao mercado europeu, o Kadett deu um salto qualitativo na Chevrolet.

O ponto alto foi a versão esportiva GSi, lançada em 1991i, que trazia motor 2.0 de 121 cv e 17,6 kgfm, graças a injeção eletrônica da Bosch. O motor era combinado com a “amanteigada” caixa manual de cinco marchas que a GM empregava em modelos como o Monza.

Com visual bacana, com direito a para-choques exclusivos (e na cor da carroceria), aerofólio, quadro de instrumentos digital e bancos Recaro, era o rival à altura do Gol GTI.

2. Fiat Tempra Turbo

fiat tempra turbo vermelho traseira parado
O aerofólio era uma exclusividade do Tempra Turbo

Depois de colocar “veneno” no Uno, a Fiat resolveu instalar uma turbina Garrett no motor 2.0 8V do Tempra. O resultado foi um ganho expressivo de potência, que saltou de 105 cv para 165 cv. O torque pulou de 16,5 para 26,5 kgfm.

Com tanto vigor disponível, a Fiat ofereceu a versão Turbo apenas com carroceria duas portas, para ficar mais estiloso. O carro ainda ganhou saias laterais e um aerofólio.

Esperto, o Tempra Turbo cumpria o 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos e atingia máxima de 220 km/h. Sua transmissão era manual de cinco marchas.

3. Fiat Marea Weekend Turbo

File written by Adobe Photoshop? 4 0
Marea Turbo se revelava pelas grelhas no capô, ou quando passava “voando” na rodovia (Foto: Fiat | Divulgação)

O Marea é um meme de quatro rodas, mas não há como negar que foi um dos carros nacionais mais sofisticados de seu tempo. A versão Turbo era um esportivo nato, com seu motor cinco cilindros 2.0 20V turbo de 182 cv e 27 kgfm de torque.

O motor entregava todo seu torque em 2.750 rpm, que garantia aceleração brutal, com 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e velocidade máxima de 223 km/h. Como bom carro purista, ele vinha com caixa manual de cinco marchas, mas era um carro que merecia seis velocidades.

Se tivesse que escolher entre o sedã e a perua Weekend, sem dúvida escolheria a banheirona, que até hoje é linda (principalmente se estiver na garagem do vizinho).

4. Golf GTI VR6

volkswagen golf gti vr6 prata frente parado
Se um Golf “Sapão” duas portas emparelhar do seu lado, não provoque ele! (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Com apenas 99 unidades, o Golf GTI VRS foi um dos carros mais insanos que a Volkswagen produziu no Brasil. A versão anabolizada do GTI trocou a unidade 2.0 turbo de 180 cv por pelo bloco V6 2.8 de 200 cv e 27 kgfm de torque.

O danado era equipado com caixa manual de seis marchas que permitia esticar a até 209 km/h, que era mais lento que o GTI “convencional”, mas cumpria o 0 a 100 km/h em apenas 7,7 segundos.

Um dos destaques desse carro era o fato de ter sido a única versão da quarta geração do Golf (vendida no Brasil) a contar com carroceria duas portas, kit aerodinâmico e rodas de 17 polegadas. Das auto, como dizem os alemães!

5. Renault Sandero R.S.

renault sandero rs 30
Sandero R.S. foi um dos esportivos nacionais mais acessíveis e divertidos já produzidos (Foto: Renault | Divulgação)

O mais recente desta lista é o Renault Sandero R.S. que foi um daqueles doces devaneios que os fabricantes nos presenteiam vez ou outra.

O Sandero endiabrado foi equipado com motor 2.0 aspirado de 150 cv e 20,9 kgfm de torque. A unidade era combinada com uma caixa manual de seis marchas, que fazia desse carrinho um grande barato.

Mas a cereja do bolo do Sandero R.S estava na suspensão rebaixada e acertada pela divisão de alto desempenho da Renault. Além disso, ele ainda utilizava largos pneus aro 17 e um ronco de escapamento obsceno.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário