Carro Mary Kay: a história da viatura rosa dos cosméticos
Oferecido para consultoras independentes que atingem níveis altíssimos de venda na empresa, o carro da Mary Kay é um dos grandes símbolos da marca
Oferecido para consultoras independentes que atingem níveis altíssimos de venda na empresa, o carro da Mary Kay é um dos grandes símbolos da marca
O carro rosa da Mary Kay chama a atenção por onde passa e é um dos símbolos mais conhecidos da empresa de cosméticos. Ele é oferecido como um “incentivo” para as consultoras independentes que alcançam altos níveis de vendas. E o carro rosa fomentou dúvidas relacionadas à como esses modelos eram adquiridos e a história por trás deles.
Entre as lendas urbanas mais comuns era que todo carro da Mary Kay era da General Motors. Isso porque era comum deparar como modelos como o Chevrolet Cruze com sua indefectível pintura de Danoninho. Mas não há uma exclusividade com a gigante de Detroit.
VEJA TAMBÉM:
E como estamos falando de GM, um ponto importante de ser desmistificado é que ao contrário do que todo mundo pensa, os carros não eram pintados na fábrica. Segundo a própria GM, os automóveis eram comprados na cor original e pintados posteriormente por alguma parceira da empresa. Inclusive um funcionário da Chevrolet afirmou que certa vez viu um Camaro rosa e ficou curioso. Ele chegou a conferir o trabalho, mas essa unidade estava plotada e não pintada com a cor rosa dos carros da Mary Kay.
A história dos carros rosas começou em 1969, quando a fundadora da empresa, Mary Kay Ash, decidiu criar um programa de incentivos para as consultoras independentes que alcançassem altos níveis de vendas.
Ash queria criar um programa que recompensasse as consultoras por seu sucesso e que também fosse um símbolo de empoderamento feminino. Ela acreditava que as mulheres deviam ser capazes de alcançar qualquer coisa que quisessem, e que o carro era um símbolo de liberdade e independência.
O primeiro carro da Mary Kay foi um Cadillac rosa. Mary Kay encomendou o carro pessoalmente e o escolheu na cor rosa para combinar com o estojo de maquiagem da empresa. O carro foi um sucesso instantâneo e rapidamente se tornou um ícone da Mary Kay.
Vale lembrar que a tonalidade fazia parte da paleta de cores oferecidas pela marca e não se tratava de uma cor especial. Mas o rosa do Caddy acabou se tornando um símbolo para as consultoras de vendas
Ao longo dos anos, a Mary Kay ofereceu uma variedade de modelos de carros aqui no Brasil como Cobalt, Captiva e Cruze, atualmente a marca diversificou um pouco a sua gama estão disponíveis Jeep Compass, Honda HR-V e até mesmo BMW Série 3.
Para ganhar o carro, é preciso atingir o status de Diretora de Vendas Independente. Este status é alcançado ao gerar um volume de vendas de pelo menos 300.000 pontos e 2 trimestres consecutivos, mas com um volume mínimo de 150 mil pontos nos trimestres anteriores.
Os dois trimestres consecutivos podem ser em anos/seminários diferentes (Por exemplo: 1º trimestre – Outubro a dezembro; 2º Trimestre – Janeiro a março)
Os pontos são gerados com base nas vendas de produtos Mary Kay. As consultoras também podem ganhar pontos ao recrutar novas consultoras para a empresa.
As consultoras que atingem o status de Diretora de Vendas Independente têm o direito de escolher entre um carro novo, uma viagem ou uma quantia em dinheiro equivalente ao valor do carro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Conheço gente que llotou o carro particular só para dizer que se deu bem na Mary Key, que no fundo não acredito nem ummpouco nesse incentivo. Daqui a pouco vao dizer que essas vendedoras ganharam milhões vendendo produtos de beleza como uma certa vendedora de Avon no passado…
É um reconhecimento incrível !! Conquistei por 7 vezes já: 1 Astra Rosa e 1 Corolla Altis com IPVA e seguro pagos pela Mary Kay, e agora nos últimos 5 Carros o valor em dinheiro, que a gente pode “plottar” ou não. Tive 1 Tucson, 1 Santa Fé e 1 Range Rover Rosas, e agora um Tiggo7 Hibrid que é azul metálico, só com a marca d’água Mary Kay, lindoooooo