Carro muito tempo parado: um guia para evitar problemas
Deixar veículo parado é bem diferente de abandoná-lo: saiba o que fazer antes, durante e depois de mantê-lo fora de uso durante a pandemia
Deixar veículo parado é bem diferente de abandoná-lo: saiba o que fazer antes, durante e depois de mantê-lo fora de uso durante a pandemia
Essencial para os seres-humanos, o período de isolamento social provocado pelo coronavírus é potencialmente danoso para o carro, que pode ficar muito tempo parado na garagem.
O AutoPapo consultou especialistas e esclarece: quem está utilizando o possante uma ou duas vezes por semana, mesmo que em percursos curtos, como para fazer compras, não está sujeito a grandes prejuízos. Porém, famílias que têm dois ou mais veículos, que ficarão sem uso por períodos mais longos, devem tomar algumas precauções.
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Quem explica é o engenheiro Everton Lopes da Silva, Mentor de Tecnologia em Energia da SAE Brasil: “Se o período da quarentena não for maior que 3 semanas e o veículo estiver com a manutenção em dia, não há motivos para o motorista ter preocupação”. Porém, ele destaca que, se o carro permanecer parado por muito mais tempo, diversos problemas podem surgir.
Caso o tempo no qual o carro for mantido parado for superior a 20 dias, o motorista deve tomar algumas medidas preventivas. A primeira providência recomendada pelo engenheiro da SAE é fazer uma limpeza completa no veículo.
“Sujeira no interior, como restos de alimentos, forma um ambiente propício para proliferação de fungos e bactérias. Isso também vale para o sistema de ar condicionado”, pontua. Ele ainda recomenda realizar higienização do sistema de climatização, que envolve a troca do filtro de cabine, quando o veículo voltar a ser utilizado.
De acordo com Silva, uma precaução importante é levantar as hastes dos limpadores do para-brisa. “As palhetas apoiadas contra o vidro, sob pressão, podem ressecar e deformar, perdendo seu efeito de raspagem”, diz.
Além do prejuízo decorrente da necessidade de substituição antecipada das palhetas, o motorista pode ser surpreendido pela falta de eficiência delas durantes um temporal. Nesse caso, além do risco de acidente, existe a possibilidade de os limpadores danificarem o para-brisa, aumentando significativamente o prejuízo.
Uma ação preventiva, mas possível de ser tomada apenas em garagens planas, é não acionar o freio de mão do veículo. Nesses casos, segundo Silva, o motorista pode deixá-lo com uma marcha engrenada e um calço nas rodas, para evitar acidentes.
Esse cuidado decorre da possibilidade de as lonas de freio ficarem coladas aos tambores após contato prolongado, decorrente do tempo em que o carro ficou parado. Caso isso ocorra, as rodas permanecerão travadas involuntariamente.
Outra medida simples, prescrita em boletim assinado por Pedro Alves, analista técnico da área de Pesquisa e Desenvolvimento do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil), é calibrar os pneus com pressão de 20% a 30% maior que a usual.
Trata-se de uma ação muito importante, capaz de evitar que esses componentes sofram deformações se o carro permanecer parado por períodos de tempo mais longos. “Se os pneus costumam rodar com 30 libras, o recomendável é deixá-los com 35 libras a 40 libras. Dessa forma, vão demorar um pouco mais para murchar”, afirma.
O item que mais sofre com a falta de uso é a bateria. “Os veículos têm fontes consumidoras de energia mesmo estando parados, como sistemas de segurança (alarme), LEDs de alerta e sistemas eletrônicos, que permanecem em stand-by”, diz Silva, da SAE. Em algum tempo, a carga do componente pode acabar. Se isso ocorrer, motorista não conseguirá dar a partida no motor.
Caso o carro for ficar realmente muito tempo parado, sem uso algum, os especialistas aconselham a tomar a primeira ação preventiva: desligar o cabo negativo da bateria. “Essa medida ajuda a manter a carga por um tempo maior, pois vai cessar todo o consumo dos sistemas eletrônicos”, reitera Silva, da SAE.
Assista ao vídeo e entenda como desconectar o cabo negativo da bateria:
“Isso vai ajudar bastante a manter a capacidade de partida da bateria por mais tempo”, corrobora Antônio Júnior, diretor de Engenharia do Grupo Moura. Ele estima que, com o cabo desconectado, o componente mantém um nível de carga suficiente para ligar o motor por um período que pode variar entre 10 e 30 dias. Essa diferença, segundo o especialista do Grupo Moura, deve-se, principalmente, às condições do componente.
Antes de desconectar o cabo negativo da bateria, entretanto, o proprietário deve estar ciente de determinadas consequências. Júnior adverte que memórias e programações de equipamentos eletrônicos, entre os quais o ajuste do relógio de horas, vão se perder. “E isso só deve ser feito caso o veículo se encontre em um lugar seguro, para que ele possa ficar sem o alarme durante o período (de desligamento)”, destaca.
Silva, por sua vez, recomenda que o proprietário consulte o manual antes de desconectar o cabo. “Alguns poucos modelos, especialmente os importados, têm sistemas eletrônicos com código, casos nos quais esse procedimento não é aconselhado”, pondera.
Vale destacar que a bateria é um item perecível, com vida útil limitada. Os cuidados otimizam a durabilidade, mas não a perpetuam indefinidamente. “A bateria automotiva é um aparato eletroquímico e possui uma característica chamada descarga espontânea. Mesmo sem o cabo negativo conectado, naturalmente o componente perde o poder de partida do veículo ao decorrer do tempo.
Se estiver em bom estado, uma bateria pode suportar a falta de uso por alguns dias, mesmo com ambos os cabos ligados. Assim sendo, se o veículo for utilizado uma ou duas vezes por semana, dificilmente a bateria ficará sem carga: isso só ocorrerá se ela já estiver no fim da vida útil. Porém, segundo Júnior, “as estimativas de tempo que uma bateria suporta com o carro parado são muito difíceis de precisar. Tudo vai depender do ‘estado de saúde’ dela”, afirma.
Isso porque diversos fatores, que incluem até o clima, interferem nas reações químicas que ocorrem no interior do componente: em dias mais frios, a partida torna-se mais difícil. O calor também é um inimigo: “quanto menos exposto ao sol o veículo se encontrar, menor é a velocidade de reação de descarga da bateria” exemplifica o especialista do Grupo Moura.
Cuidados adicionais tornam-se necessários se o tempo em que o veículo ficar parado for realmente muito longo, chegando a três meses ou mais. É que, nesse caso, outros problemas começam a surgir. Um deles é a degradação do combustível no tanque.
Segundo Eduardo Buarque de Alcazar, analista de Marcas e Produtos Sênior da BR Distribuidora, a umidade é grande inimiga de todos os combustíveis. Por isso, ele recomenda completar o tanque antes de deixar o carro parado por muito tempo. “Como os processos de degradação ou de absorção de umidade ocorrem preferencialmente na interface com o ar, quanto mais cheio o tanque, maior é a proporção de combustível protegido desse contato”, sintetiza.
Alcazar pondera que não há um prazo de validade formal para combustíveis, já que eles são vendidos a granel e vários fatores, como calor e umidade, podem colaborar para reduzir a vida útil. Entretanto, o especialista faz estimativas: “é usual considerar três meses como sendo um prazo seguro para a gasolina ser usada após o último abastecimento”, orienta.
Esse período de três meses vale para tanto para a gasolina aditivada quanto para a comum. Porém, Alcazar elucida que as similares do tipo premium têm maior durabilidade. “Para a gasolina Podium, é usual considerar pelo menos seis meses como um prazo seguro (para utilização)”.
Para o diesel, o especialista da BR Distribuidora também estima uma durabilidade mais curta: o período máximo até o consumo é de três meses. Ele sublinha que esse combustível é o mais vulnerável aos fatores externos. “O diesel é particularmente sensível à presença de água, que promove o crescimento microbiano e até a formação de borras no tanque”, elucida.
Por outro lado, o álcool é o combustível que goza de maior vida útil. “O etanol possui uma boa estabilidade química e não deve se degradar em condições normais de armazenagem”, assegura o especialista da BR Distribuidora. Todavia, ele informa que o produto derivado da cana também absorve umidade do ar, o que vai piorando sua qualidade ao longo do tempo.
Não basta apenas ligar o motor periodicamente: o proprietário deve rodar com o carro pelo menos vez por semana, por 20 minutos. É o que explica Alves, do Cesvi Brasil: “dessa forma, poupa-se o desgaste e de diversas peças que compõe o veículo, como: mangueiras, líquido de arrefecimento, óleo, entre outras.
De quebra, ao movimentar o veículo, o motorista preserva a qualidade dos pneus. “Isso ajudará a minimizar a deformação da borracha do pneu”, ressalta Silva, da SAE.
O sistema de climatização também é beneficiado, conforme assinala Edson Orikassa, vice-presidente da AEA (Associação de Engenharia Automotiva): “dutos de ventilação e filtro de cabine sofrem a ação de bactérias e fungos. Quanto mais o sistema fica sem funcionar, mais a proliferação dos micro-organismos aumenta”.
O óleo do motor, em especial, é bastante favorecido por uma voltinha semanal. “A movimentação do veículo e as altas temperaturas atingidas pelo motor ajudam a conter a degradação do componente”, argumenta Orikassa.
Silva indica aguardar a luz da pressão de óleo no painel apagar e manter o veículo em marcha lenta por alguns minutos antes de conduzi-lo ou de pisar no acelerador. “Com isso, será garantindo que o óleo lubrificante vai alcançar todas as áreas do motor que necessitam de lubrificação”, alerta.
O lubrificante, vale destacar, cumpre um papel essencial para o motor: protegê-lo do atrito entre as peças móveis, além de ajudar a manter a temperatura ideal de funcionamento. Tarcísio de Lima Azevedo, analista de produtos e portfólio sênior da BR Distribuidora, salienta que o motorista não deve descuidar desse fluido.
Azevedo recomenda a verificação periódica do óleo se o motor for acionado com frequência, mesmo se o carro for mantido muito parado na garagem e utilizado apenas para uma voltinha semanal. “Os carros mais antigos precisam de uma atenção maior, porque exigem manutenção mais frequente”, complementa Alves, do Cesvi Brasil.
Quando o veículo voltar a ser utilizado após ter ficado parado por muito tempo, é recomendado que o motorista tome certas providências. A primeira é recalibrar os pneus conforme indicação do manual do proprietário. Ao reconectar o cabo negativo da bateria, não será necessário desligá-lo novamente.
Quanto maior for o tempo em que o veículo permanecer parado, haverá muito mais com que o proprietário se preocupar. Silva, da SAE, aconselha uma troca de óleo imediata caso o motor permaneça sem uso algum por um longo período, superior a seis meses.
E os problemas não param por aí: “após um ano, as correias e mangueiras dos veículos podem ressecar ou mesmo degradar”, alerta o especialista. Em casos tão extremos, é necessário substituir ainda os demais fluidos, devido à forte oxidação.
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Meu carro está parado desde a Pandemia preciso mandar limpar o tanque de gasolina antes de ligar o carro?
Parabéns a Boris, um forte abraço virtual.
Viajei, fiquei fora muito mais do que deveria por conta do problema que enfrentamos, o que seria 6 meses virou quase 2 anos… moto e carro na garagem… a moto, meu afilhado ligava pelo menos uma vez ao mês e rodava dentro da garagem mesmo, quando dava ligava mais vezes, tido 1x semana 15 dias… mas no normal era cada mês. Completava o tanque e calibrava os pneus… ficava cerca de 20 minutos com ela ligada… rodava cerca de 5 a os 20 minutos.. na garagem…. são 3 andares, tem horários que fica meio vazia então da para passar ate 3a… Já o carro ficou parado todo esse tempo… bateria foi para o saco o mais, um amigo drenou a gasolina, colocou nova, um aditivo que não sei mas acho que era da STP, fez o mesmo no oleo e radiador… calibrou os pneus e deu uma volta de 1h mais ou menos, e disse estar todo ok… so troquei a bateria e precisou passar um aparelho para acerto da eletrica… no mais tudo ok… mas tavez se tivesse desligado a bateria ou deixado a chave para rodarem com ele…
Gostei de todas as orientações aqui apresentadas .
Farei uso de muita delas, pôs previsarei viajar e ficarei sem usar meu carro,por um período de aproximadamente um mês.
Desde ja obrigado.
Meu carro tá parado a anos o que eu faço ?
Joga fora
Se tiver gasolina, bateria ok, compre aditivo perfect clean, vá com todo cuidado a um posto, coloque o aditivo e complete o tanque… calibre os pneus e rodo por cerca de uns 20, 25 km.
No retorno, se souber puder, carro esfriou, troque o oléo motor, fluido radiador e o mais é ver como o carro se comporta
Ideal seria levar para dar uma geral e pedir para trocar todos os fluidos, rever pastilhas, cabos, borrachas etc….
Aqui, meu caso, a bateria não tinha força para girar o carro, mas foi dar uma carga e ok… estava com pouco mais de meio tanque quando parei, fiquei 8 meses e 2 semanas sem usar… coloquei o aditivo mencionado acima, fui no posto, calibrei os pneus, completei o tanque e fui dar uma volta com calma, vendo tudo o mais, freios, acionamento da embreagem…. se o carro aquecia alem da conta.. enfim, rodei com calma de boa, na atenção e aqui, fui tudo ok.. por segurança troquei o oleo de motor e levei num local que faz uma lavagem e uma lubrificação geral no carro… Uso o carro diariamente e não percebi nada de anormal, estranho, engasgos nada, só tinha receio da bateria descarregar e me deixar na mão.. algo como ir para uma praia fim de semana, parar la, aproveitar voltar umas horas depois e o carro não pegar, mas não aconteceu, ainda bem… 6 meses depois que ja estava rodando com o carro fiz a revisão… e segundo o mecânico, estava tudo ok, alguns detalhes normais de troca mas nada que pudesse ser resultado do tempo que ficou parado. Eu acho que esse aditivo é muito bom… mas tem outras marcas…
Meu primo, que viajou comigo, usou outra marca, e não só colocou no tanque como no radiador e oleo… são diferente ok.. mas ele usou nos tres, fez la o que ele chamou de hidratação dos pneus… fez um rodizio deles tambem.. tudo por conta dele, mas nossos carros estão ok… Ambos ficaram em garagem coberta, com o cabo da bateria desligado o meu eu coloquei 4 libras a mais nos pneus, antes de viajar e meu primo colocou o dele em suspenso num macaco específico… meu um Mitsubish ASX o dele um Corolla ambos 2015
Boa noite
Tenho tenho duas vans Renault master e as duas estão paradas desde o inicio da pandemia,havia trocado oleo e filtros um mês antes,gostaria de saber se tenho que fazer nova troca e se tbm tenho que trocar o combustível S10
Muito boa essas dicas. Meu carro ficou parado desde março 2020 devido a pandemia e levei guinchado pro mecânico pra revisão, estava tudo ok, só trocou óleo, agua etc. O tanque estava cheio de gasolina e não danificou nada, pelo menos nisso acertei sem saber. Porém a bateria que era Moura e tinha só 4 meses de uso antes de encostar danificou. E a pintura também pois o carro ficou no tempo. Agora que arrumei tudo, vou rodar 20 minutos pelo menos uma vez por semana seguindo a sugestão do artigo. Obrigada.
Meu carro tem Motor de Opala 4 cilindros, parado há anos.
Qual procedimento seguro para funcionar?
Dicas e informações muito úteis para todos que gostam de fazer bom uso de seus veículos, obrigado e bom dia.
Meu carro ficou parado e deformou um pouco um dos pneus, ha algum procedimento para normalizar
Vender… venda rápido pq isso é só dor de cabeça
tenho s10 diesel faz cinco anos que esta parada queria saber se o custo pra colocar ela de novo para andar sera muito alto ou nao tem possibilidade de andar ainda ou é melhor nao mexer e trocar ou vale a apena investir no conserto
Olá boa tarde! Meu carro está sem rodar a dois meses e a bateria já descarregou.. tem problemas se ficar assim por mais tempo..
Bom dia,meu carro ficou parado por 20 dias, fui sair com ele e a roda dianteira está travada,o que eu faço.
Bom dia. meu carro teve problemas do motor e eu acabei tirando para puder colocar um outro motor. Mas acontece que até hoje não consegui mandar vir o tal motor novo. Já lá vão 3 anos. Gostaria de saber quanto tempo uma estrutura de carro pode ficar parada sem movimento. O carro está parado já a 3 anos sem motor.
Prezados, tudo bom.?!
Tenho um Civic 2004 e ele ficou parado por 2 anos, qual tipo de revisão completa devo fazer antes de voltar a rodar com ele.?
Peço que detalhe tudo que preciso fazer, pois estou bem preocupado com o motor e a caixa de marcha.
Desde já agradeço.
Estou com micro-ônibus + 3 vans paradas tô ficando louco bateria caixa de direção ficando dura etc etc ? esclareceu bastante dicas ?
Parabéns a auto papo! Essas informações ajudarão muitas pessoas nesse momento tão difícil! Grande abraço!
Qual primeiro passo para ligar carro parado a 5 anos Fiat Palio 98 sem água no reservatório?
Colocar agua no reservatorio?
O meu está na mesma. Parado há 5 anos. A água desapareceu. É normal?
Excelente estas dicas para carros parados devido a
Pandemia.
Parabéns Boris, um forte abraço virtual.