Carro nacional 0 km é melhor negócio do que importado usado

O compacto nacional vai ter custo de manutenção mais baixo, menor gasto de combustível e seguro mais acessível, entre outras vantagens

mercedez classe c kwid
Kwid novo ou Mercedes rodado? Eis a questão! (Arte: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/04/2022 às 15h03
Atualizado em 22/08/2023 às 13h45

Na hora de trocar o carro, o motorista tem R$ 70 mil para investir, mas fica em dúvida. Compra um nacional compacto 0 km ou arrisca em um Mercedes, um BMW ou um Audi, que, com 10 anos de uso, ainda pode estar novinho?

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Tem vantagens e desvantagens. Veja no vídeo:

VEJA TAMBÉM:

O carro nacional 0 km, em primeiro lugar, tem garantia. Você dorme sossegado. Em segundo lugar, a conta do posto: um compacto pesa mil e poucos quilos, às vezes a metade de um importado premium. Claro que a conta do posto no fim do mês vai ser muito menor.

Seguindo com as vantagens, temos assistência. Você está na estrada viajando, pode quebrar um para-brisa ou uma roda ou outra coisa qualquer. Em algum lugar há de ter uma concessionária, ou uma boa loja de peças, para resolver o assunto.

Além de tudo isso, o carro nacional é mais adequado às condições brasileiras – ou a falta de condições das nossas ruas e estradas. A suspensão é mais reforçada e até o pneu é feito com composto de borracha mais resistente.

E o combustível? Se você entrar com o carro flex no posto e tiver muito etanol, não muda nada no funcionamento, só no seu bolso. Já o importado a gasolina é mais complicado, não é?

Mas e as desvantagens? Olha, o importado, depois do sucesso que você faz com a família, com os vizinhos e com os amigos, não se esqueça: poucas seguradoras aceitam assumir esse risco.

Quando você quebra um para-brisa, essa peça vem nova importada da Europa. Então, não acha que se o carro custou R$ 70 mil o para-brisa vai custar o mesmo que de um Mobi, ou de um Gol. Pode custa uns R$ 2 mil ou até mais.

Saiba que, quando quebra um retrovisor externo de um carro importado, o custo é quase de um aparelho de televisão, tá? E mais: vai trocar amortecedor, pastilhas, qualquer desses itens de desgaste, pode saber que o custo vai ser enorme.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
João Carlos 6 de maio de 2022

Dirija os dois e verá na prática porque o importado Premium custa (quando zero km) mais caro que o nacional…
Se vc busca prazer ao dirigir… Já vai perceber a diferença logo ao fechar a porta e acionar o motor…

Avatar
Cadillata 24 de abril de 2022

Concordo com o Boris, mas cada um deve saber o que fazer com seu dinheiro.
Cada qual com seus gostos e gastos.

Avatar
Jo 24 de abril de 2022

Nem oito nem oitenta. Um semi-novo intermediário até 3 anos de uso é a melhor escolha pra mim.

Avatar
Deixe um comentário