Você sabe agasalhar seu carro no inverno?
O carro também sofre com o frio do inverno, mas há boas e necessárias práticas para atravessar a estação sem prejudicar o automóvel
O carro também sofre com o frio do inverno, mas há boas e necessárias práticas para atravessar a estação sem prejudicar o automóvel
As baixas temperaturas do inverno não fazem nada bem ao automóvel, principalmente o flex abastecido com etanol. Pois o combustível deve entrar no motor em estado gasoso e não líquido como vem do tanque. E o álcool tem dificuldade de se vaporizar em temperaturas abaixo de 15ºC.
VEJA TAMBÉM:
A primeira (e, portanto, obsoleta) solução para o problema foi na década de 80, com os primeiros carros a álcool. Um reservatório de gasolina que a injetava no motor para que ele “pegasse” nas manhãs mais frias. Em 2003, com o carro flex, o sistema foi aperfeiçoado com a central eletrônica no comando.
A missão do pequeno reservatório (“tanquinho”) é resolver o problema, mas ele cria diversos outros, complicando a vida do motorista:
A solução mais moderna é o aquecimento do bico injetor por uma resistência elétrica, que aquece o etanol permitindo sua vaporização. Mais confiável, pois só depende dos sensores e das resistências. Se uma delas pifa, surge uma luz de alerta no painel com o desenho de uma mola (espiral).
Mas, o sistema ainda mais moderno é não ter sistema nenhum… Como assim?
Uma solução natural dos novos motores com injeção direta. Como o combustível é injetado sob alta pressão, é inevitável sua vaporização, aliás, melhor: ele é atomizado qualquer que seja a temperatura ou o combustível.
Qualquer que seja o sistema de partida a frio, a dica infalível para evitar problemas nas baixas temperaturas é misturar gasolina ao etanol. Nos EUA, o etanol é chamado E15 por conter 15% de gasolina, evitando o sistema de partida a frio. No inverno, a denominação permanece mas a gasolina é acrescentada num percentual de 30%.
No Brasil, é só copiar: no inverno, ao primeiro sinal de dificuldade para o motor “pegar” de manhã, acrescentar 25% a 30% de gasolina no tanque.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
No inverno so uso gasolina
e eu tive um kwid que tinha esse tanquinho – ele so via podium ou octapro e realmente ele era acionado toda vez q dava a partida, independente do combustivel
Inverno com temperaturas baixas? Isto não existe em João Pessoa-PB.
Mesmo nos flex, o etanol só funciona bem se misturado com ao menos 1/5 de gasolina – lembrando que a gasolina a ser misturada já vem com 30 % de etanol.
Isso em qualquer época do ano, não apenas no frio.