Você sabe agasalhar seu carro no inverno?

O carro também sofre com o frio do inverno, mas há boas e necessárias práticas para atravessar a estação sem prejudicar o automóvel

carro nao pega no frio inverno flex alcool etanol
Não precisa nevar, mas o inverno exige cuidados extras com o carro (Fotos: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 27/05/2023 às 09h03

As baixas temperaturas do inverno não fazem nada bem ao automóvel, principalmente o flex abastecido com etanol. Pois o combustível deve entrar no motor em estado gasoso e não líquido como vem do tanque. E o álcool tem dificuldade de se vaporizar em temperaturas abaixo de 15ºC.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

A primeira (e, portanto, obsoleta) solução para o problema foi na década de 80, com os primeiros carros a álcool. Um reservatório de gasolina que a injetava no motor para que ele “pegasse” nas manhãs mais frias. Em 2003, com o carro flex, o sistema foi aperfeiçoado com a central eletrônica no comando.

A missão do pequeno reservatório (“tanquinho”) é resolver o problema, mas ele cria diversos outros, complicando a vida do motorista:

  • Gasolina velha – Se ficar mais que 3 ou 4 meses (6 meses ou mais no caso da Premium) no tanquinho, ela “apodrece” e perde suas características físico-químicas. Algumas fábricas evitam este envelhecimento acionando constantemente o sistema, sempre que o arranque é acionado, esgotando o tanquinho. Ou adotam um menor, de apenas ½ litro, para esvaziar rapidamente. Alguns motoristas o abastecem com gasolina Premium, que tem maior durabilidade;
  • Bomba pifada – A bombinha elétrica que injeta a gasolina pode ter se queimado, travado ou com mau contato;
  • Sensor da central – O sistema só funciona se perceber que a temperatura está abaixo de 15ºC e com etanol no tanque. Se o sensor responsável por alguma destas duas informações estiver inoperante, a bombinha não será acionada.
ps image glass car flexstart system resize
Sistema que aquece os bicos injetores evita falha na partida do carro nas manhãs frias de inverno

A solução mais moderna é o aquecimento do bico injetor por uma resistência elétrica, que aquece o etanol permitindo sua vaporização. Mais confiável, pois só depende dos sensores e das resistências. Se uma delas pifa, surge uma luz de alerta no painel com o desenho de uma mola (espiral).

Mas, o sistema ainda mais moderno é não ter sistema nenhum… Como assim?

Uma solução natural dos novos motores com injeção direta. Como o combustível é injetado sob alta pressão, é inevitável sua vaporização, aliás, melhor: ele é atomizado qualquer que seja a temperatura ou o combustível.

Solução infalível para o carro no inverno

gasolina x alcool portal
Se o tanque estiver com etanol, adicione gasolina para facilitar a ignição (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)

Qualquer que seja o sistema de partida a frio, a dica infalível para evitar problemas nas baixas temperaturas é misturar gasolina ao etanol. Nos EUA, o etanol é chamado E15 por conter 15% de gasolina, evitando o sistema de partida a frio. No inverno, a denominação permanece mas a gasolina é acrescentada num percentual de 30%.

No Brasil, é só copiar: no inverno, ao primeiro sinal de dificuldade para o motor “pegar” de manhã, acrescentar 25% a 30% de gasolina no tanque.

  • Rodar 10 km: não precisa mais! – Não é mais necessário – em carros mais modernos (com injeção direta e turbina) – “rodar” alguns quilômetros antes de estacionar à noite, depois de abastecer com etanol o tanque que continha gasolina. Isto porque a central era informada desta alteração pela sonda lambda (no escapamento), só depois que a gasolina na linha de combustível era substituída pelo etanol. Hoje, um “sensor de linha” avisa mais rapidamente a central da alteração de combustíveis no tanque.
  • Bateria no inverno: tombo e coice – No inverno, a reação química que produz energia elétrica é dificultada pelas baixas temperaturas. Além disso, o motor exige maior potência da bateria pois, quanto mais frio, mais viscoso o óleo e difícil de acioná-lo. Fórmula perfeita para pifar a bateria.
  • Ligar o ar? – Sim, mesmo sem necessidade. Para não ficar todo o inverno sem funcionar, com possibilidade de ressecamento de mangueiras e travamento de válvulas. Ideal é funcionar uns cinco minutos a cada dez dias ou duas vezes por mês.
  • Calor no pé… – O sistema de calefação, ao contrário, fica meses sem funcionar até chegar o inverno. O calor para a cabine vem de mangueiras e dutos que trazem água quente do motor e que podem se oxidar ou ressecar. Surgem então trincas ou furos e a água pinga nos pés do motorista e passageiro, pois passam na parte traseira do painel.
  • Trincou do nada? – De repente, surge – do nada – uma trinca no parabrisa. Não foi uma pedrinha que o atingiu, mas provocada pelo choque térmico: elevada (e rápida) variação da temperatura ambiente.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
alex 29 de maio de 2023

No inverno so uso gasolina
e eu tive um kwid que tinha esse tanquinho – ele so via podium ou octapro e realmente ele era acionado toda vez q dava a partida, independente do combustivel

Avatar
Waslon 28 de maio de 2023

Inverno com temperaturas baixas? Isto não existe em João Pessoa-PB.

Avatar
Santiago 28 de maio de 2023

Mesmo nos flex, o etanol só funciona bem se misturado com ao menos 1/5 de gasolina – lembrando que a gasolina a ser misturada já vem com 30 % de etanol.
Isso em qualquer época do ano, não apenas no frio.

Avatar
Deixe um comentário