Carro popular: o preço dos 10 mais baratos do Brasil após a redução dos impostos
Após a medida do Governo Federal para baratear o preço do carro popular no Brasil, modelos devem partir de, pelo menos R$ 61 mil
Após a medida do Governo Federal para baratear o preço do carro popular no Brasil, modelos devem partir de, pelo menos R$ 61 mil
Como forma de tornar o carro popular com preços mais acessíveis, o Governo Federal anunciou, na última quinta-feira (25), uma medida que irá reduzir a carga tributária (IPI e PIS/Cofins) de automóveis até R$ 120 mil.
Os descontos no carro popular vai variar de 1,5% até 10,96%, sendo as maiores reduções para os modelos mais baratos. Além disso, fatores como eficiência energética e a produção nacional serão levados em conta para determinar o desconto.
VEJA TAMBÉM:
Com os novos preços, o ranking dos dez carros populares mais baratos do Brasil segue praticamente inalterado. A única diferença, é claro, está no preço dos modelos.
Nessa lista, está sendo considerado sempre a versão mais barata de cada modelo, com base nos preços públicos sugeridos pelos fabricante. Confira:
O Renault Kwid sofreu alguns reajustes nos últimos meses, o que acabou elevando seu preço e o colocando em pé de igualdade com o Fiat Mobi.
De série, ele é equipado com controles de estabilidade, de tração e de subidas, quatro airbags, ar, direção elétrica, painel de instrumentos eletrônico e start/stop do motor. O motor 1.0 ainda faz do modelo francês o mais econômico do mercado.
Embora tenha o mesmo preço do Kwid, o Fiat Mobi é mais defasado em itens de segurança. Controles de estabilidade e assistente de partida em subidas estão disponíveis somente como kit opcional Pack Safety, que custa R$ 700 a mais.
No entanto, ele conta com ar, vidro dianteiro com função “um toque”, trava elétrica, computador de bordo, direção hidráulica.
Com um design mais chamativo do que os outros dois modelos citados na lista, o Peugeot 208 Like figura como um dos carros mais baratos do Brasil, e com a nova diretriz do Governo Federal seu preço pode cair para, aproximadamente R$ 62 mil.
Entre os equipamentos, em sua versão mais barata ele conta com quatro airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, Isofix e luz de condução diurna na parte de segurança. Além de ar-condicionado, trio elétrico, central multimídia com conexão de smartphones, ajustes de altura e profundidade do volante, entre outros.
Para se encaixar no mercado com um preço competitivo, o C3 foi equipado com o motor 1.0 Firefly, mesmo que equipa o 208, de 75 cv, e uma lista de equipamentos pequena.
O hatch com jeitão de SUV conta com airbags frontais e controles de estabilidade e tração obrigatórios (por lei), assistente à partida em rampas e monitoramento dos pneus.
Além disso, ele tem aquilo que é praticamente padrão em todos os outros modelos: Ar-condicionado, direção assistida, vidros dianteiros e travas elétricos.
A versão mais barata do hatch italiano é chamada apenas de “Argo” mesmo, e também traz o motor Firefly 1.0 de 75 cv. Sua lista de equipamentos também não é vasta: Ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, chave tipo canivete com telecomando das portas e alarme.
O modelo não tem controle de estabilidade, de tração e de subidas de série. Estes estão disponíveis apenas quando adquirido o pacote Pack Safety, pela bagatela de R$ 490.
Sem alteração no preço desde fevereiro, o Renault Stepway se figura como o sexto carro ‘popular’ mais barato do Brasil.
A configuração de entrada é a única da linha, e conta com motor 1.0 .0 SCe de três cilindros. Ele chega com ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros e travas elétricos, faróis de neblina, chave tipo canivete e computador de bordo.
Como diferencial no segmento, ele tem sensor de ré, luzes diurnas de LEDs e a central Media Evolution – com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, além de quatro alto-falantes. Na segurança, mantém os quatro airbags, mas deve controles de estabilidade e de tração.
Recém lançado no mercado, o Volkswagen Polo Track se posiciona entre os carros populares mais baratos do Brasil, e chegou para substituir o Gol.
Em relação às outras versões, o Polo Track tem acabamento mais simplório. Os faróis têm refletores simples, o parachoque é diferente e o acabamento interno deveras singelo.
Ele ainda conta com quatro airbags e os controles de estabilidade, tração e subidas – que não faziam parte da realidade do Gol, além de r-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos.
Após a reestilização, o HB20 acabou ficando um pouco mais caro, mas ainda está entre os 10 carros populares mais baratos. Na configuração Sense, o motor tricilíndrico aspirado se destaca pelo desempenho e consumo.
O que chama a atenção são os itens de segurança, que conta com controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas e quatro airbags são equipamentos de série para toda a linha.
Apesar de ter um dos preços mais salgados da lista, o modelo americano se destaca pela boa relação de equipamentos.
Equipado com motor aspirado, a versão de entrada do Onix tem seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, direção elétrica, limitador de velocidade, som com Bluetooth e vidros dianteiros e travas elétricos.
O Fiat Cronos de entrada é equipado com o motor 1.0 Firefly, e, além de se figurar na lista de carros populares mais baratos do Brasil, é o sedã com preço mais em conta no mercado.
Na configuração de entrada, que se chama apenas “Cronos”, o modelo conta com ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, coluna de direção com ajuste de altura e monitor de pressão dos pneus.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
E o preço da “Novidade” do ONIX Reestilzado linha 2024/2025… ficará na versão de entrada 100 mil????
Os carros com motor turbo poderão ter redução? Qual seria o mais barato?
Para ser dito popular, precisávamos que voltassem os preços praticados antes da Pandemia:
1) Hatch Subcompacto: 35k a 40k
2) Hatch de Entrada: 45k a 55k
3) Sedan 1.0: 50k a 60k
4) Intermediários: 60k a 70k
5) SUV de entrada: 70k a 80k
6) SUV: 80k a 90k
7) Sedan Medio: 90k a 100k
8) SUV Superior: 100k a 120k
Xará, aonde assino? Comentário perfeito!!!
Não sei de onde tiram classificar como “carro popular” veículos onde, mesmo depois do badalado desconto, ainda irão custar mais de 60K… Absurdo total!!!