Transplante de órgãos: carros são importantes para essas cirurgias
Quando um órgão está fora de um corpo, é preciso transplantá-lo em pouco tempo; um esportivo acaba virando uma ferramenta importante
Quando um órgão está fora de um corpo, é preciso transplantá-lo em pouco tempo; um esportivo acaba virando uma ferramenta importante
O transplante de órgãos é uma operação bastante sensível, com alguns deles precisando ser transportado rapidamente do doador para quem irá receber. O mais comum é usar aviões e helicópteros para “agilizar” o transporte, mas existem situações onde carros são usados.
Bem antes do transplante de coração do Faustão virar notícia, um de rins realizado na Itália ganhou a atenção da mídia. O motivo foi o carro usado para levar o órgão de Roma a Pádua: um Lamborghini Huracan.
VEJA TAMBÉM:
Grazie alla nostra @Lamborghini Huracan abbiamo trasportato in tempo il rene di un donatore per il trapianto a una persona
“Per salvare una vita non servono superpoteri” anche solidarietà, tecnologia ed efficienza aiutano @CNTrapianti @MinisteroSalute #essercisempre#5novembre pic.twitter.com/teUxqbMgvW— Polizia di Stato (@poliziadistato) November 5, 2020
Já é uma tradição da Itália ter algum supercarro na frota da polícia. Na maior parte do tempo ele serve para participar de eventos publicitários, mas em casos onde é necessário transportar um órgão para transplante, o V10 italiano canta pelas rodovias.
O Huracan foi adaptado para realizar esse serviço. Um compartimento sob medida foi feito para levar um cooler, onde vai o órgão refrigerado em temperatura controlada.
Nessa viagem de Roma a Pádua, cuja rota tem 480 km, o tempo gasto pelo Lamborghini foi de apenas duas horas. A velocidade média do carro foi de 230 km/h.
Em 1987, um paciente aguardava por um fígado em Londres após seu corpo ter rejeitado o transplantado anteriormente. O avião que estava levando o órgão teve o pouso adiado devido a forte neblina.
Quando a aeronave finalmente pousou, não havia uma ambulância rápida o suficiente para chegar no hospital a tempo e o helicóptero da polícia não estava em condições de uso. Escalaram para o serviço a viatura mais rápida da polícia londrina, um Rover 3500.
O sedã britânico equipado com motor V8 3.5 precisava cobrir 43 km em menos de 34 minutos em uma sexta-feira à tarde. O tempo era curto pois os órgãos possuem uma “validade” enquanto estão fora de um corpo.
Foram usadas duas viaturas Rover 3500, uma delas estava de reserva caso a principal tivesse algum problema. Apesar de ter que atravessar partes movimentadas de Londres na hora do rush, o órgão chegou a tempo para o transplante e o paciente foi salvo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |