Com vendas em alta, descubra quais são as principais peculiaridades do mercado de carros usados para fazer o melhor negócio
O preço do carro zero quilômetro subiu muito nos últimos anos e impulsionou a venda dos veículos usados. No ano passado, segundo a Federação Nacional dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), houve crescimento de 9,2% no setor na comparação com 2023. Foram quase 16 milhões de seminovos comercializados em 2024, o melhor resultado em mais de uma década.
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Dado o contexto, não é de se espantar que os modelos mais vendidos de 2024 tenham sido aqueles fabricados há 13 anos ou mais, seguidos pelos carros com 4 a 8 anos e, em terceiro lugar, pela faixa dos 9 a 12 anos, segundo a Fenauto.
Tudo indica que essa tendência será mantida em 2025. Basta lembrar que só entre novembro e dezembro de 2024, as vendas de usados aumentaram 15,9%, de acordo com a Federação – ou seja, não há qualquer sinal de que o boom dos usados estaria chegando ao fim.
Pensando nisso, separamos cinco tendências para quem quer aproveitar esse momento histórico do mercado de seminovos e usados e fechar bons negócios em suas vendas:
A pesquisa da OLX sobre intenção de compra, divulgada no segundo semestre de 2024, apontou que 40% das pessoas que já têm carro pretendem adquirir um novo modelo com combustível flex. Dois terços desse público também consideraria um veículo híbrido ou elétrico justamente por conta do fator economia. Com a alta no preço dos combustíveis, o gasto na hora de abastecer será um diferencial cada vez mais importante para quem busca um veículo seminovo.
O carro mais vendido em 2024 por meio da OLX foi o Volkswagen Gol, respondendo, sozinho, por 5% do total de negócios fechados dentre os veículos. Logo atrás vieram Fiat Palio, Chevrolet Onix, Toyota Corolla e Fiat Uno. O ranking das marcas mais procuradas foi encabeçado por Volks, Chevrolet, Fiat, Ford e Toyota, que concentraram quase 65% de todas as buscas feitas na plataforma.
Moral da história: o brasileiro privilegia veículos conhecidos e tidos como mais confiáveis, isto é, aqueles “testados e aprovados” ao longo dos anos. Essa preferência cultural certamente continuará forte em 2025.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), mais de 90% dos brasileiros já têm o hábito de pesquisar preços e modelos na internet antes de ir à concessionária. Presença digital sólida deixou de ser um opcional. Anúncios online com informações completas, objetivas e de fácil compreensão sobre cada veículo são hoje uma das melhores estratégias para ganhar a confiança de potenciais compradores.
Quando acessamos uma rede social, por exemplo, um algoritmo nos sugere conteúdos com base em nossas preferências. Estamos acostumados, portanto, a uma experiência digital cada vez mais “sob medida”, e isso não deixa de valer na hora de pesquisar um carro usado.
O cliente atual não quer perder horas caçando uma oferta em páginas de classificados online. Ele quer objetividade, quer recomendações assertivas com base nos termos da sua busca. Quem está na outra ponta precisa tirar proveito disso. Ferramentas da OLX baseadas em inteligência artificial e dados auxiliam na elaboração de cada anúncio, da descrição à precificação, para garantir maior (e melhor) alcance. Saber explorar a customização da experiência do cliente digital é um bom caminho para aumentar vendas.
O número de carros híbridos (HEV) e carros elétricos (EV) rodando no país ainda é incipiente em comparação aos tradicionais, mas o crescimento desse mercado é espantoso: segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas subiram quase 90% em 2024. Em um ano, passamos de 94 mil HEVs e EVs emplacados (2023) para mais de 177 mil (2024).
Como consequência, vem crescendo a oferta — e o interesse — por esses modelos também no mercado de usados. Para muitos consumidores, essa é a chance de adquirir um carro elétrico por um preço mais atraente. Além disso, HEVs e EVs despertam interesse pela economia que trazem com o abastecimento. Revendedores e concessionárias de usados devem ficar de olho nesse nicho, que só tende a crescer em 2025.
Essas cinco tendências deixam claro que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na hora de decifrar o mercado num futuro próximo e fechar bons negócios. Quem quer aproveitar esse boom histórico do mercado de carros usados e seminovos encontrará nas plataformas de venda online uma grande parceria. Boas vendas!
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Pelo que se vê no ranking, a maioria absoluta das buscas é por veículos fabricados até 2019. Período até o qual os então zero-km foram comercializados a preços realistas e deste mundo.
Sendo eles portanto bem mais vendáveis do que os modelos produzidos de 2020 em diante.