Pequeno, esperto e econômico, subcompacto é boa pedida para quem precisa de um carro usado para rodar pela cidade
Sabe aquele pai de jogador que atrapalha a carreira do filho? O up! teve tudo para vingar bonito no Brasil, mas a estratégia da Volkswagen não ajudou muito. Mesmo assim, o carrinho é cultuado por diversas virtudes e torna-se opção de usado para quem precisa de um veículo prático para a cidade.
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A praticidade já está nas duas dimensões. Ainda tem o ótimo nível de construção do modelo. Sem falar no desempenho eficiente e bem disposto, que ganha um fôlego e tanto no Volkswagen up! TSI.
Por isso, vamos destacar 10 fatos sobre o Volkswagen up! TSI, em especial os modelos do ano 2016.
O subcompacto da marca alemã foi apresentado como carro-conceito no Salão de Frankfurt de 2007. Foi projetado pelo brasileiro Marco Antônio Pavone e sua produção começou quatro anos depois, na Eslováquia.
O pequeno hatch foi desenvolvido com a proposta de ser um city car, como os europeus gostam de definir. Por lá, o Volkswagen up! substituiu o Lupo e foi vendido apenas com configurações para quatro passageiros.
O Volkswagen up! estreou por aqui em fevereiro de 2014. Com 8 cm a mais que o europeu, o subcompacto também tinha outras peculiaridades para o mercado brasileiro. Além da configuração quatro portas, foi homologado para cinco passageiros – a versão duas portas foi lançada posteriormente.
Feito em Taubaté (SP) sobre a plataforma modular MQB, começou com o motor 1.0 três-cilindros MPI aspirado. A gama ainda experimentou opções com o dispensável câmbio automatizado i-Motion e uma equivocada variante aventureira CrossUp!.
Depois da chegada do Volkswagen up! TSI na linha 2016, sobre o qual detalharemos, o hatch ainda teve um sem número de versões e séries. Em 2016 ganhou nova opção aventureira Track e no ano seguinte passou por uma reestilização e a configuração duas portas deixou de ser fabricada.
O aguardado Volkswagen up! TSI foi lançado em 2015 como linha 2016. O pacato subcompacto virou uma Formiga Atômica com o motor turbo de 105 cv com etanol e 101 cv, com gasolina. Isso para um carro com apenas 971 kg.
Claro que não é um esportivo. Nem é essa a proposta. Mas você pisa no acelerador e o carrinho responde prontamente. Com o câmbio manual de engates justinhos e curso curto, difícil duvidar do 0 a 100 km/h na casa dos 9 segundos declarado pela marca alemã.
Tem ainda um belo torque de 16,8 kgfm com qualquer proporção no tanque. Já nas 1.500 rpm o motor do Volkswagen up! TSI está cheio e pronto para garantir boas ultrapassagens ou encarar as ladeiras.
As versões aspiradas do carrinho da VW sempre foram referência em consumo na sua época. Mas mesmo a adoção do motor turbo não tirou esse brilho do subcompacto produzido em Taubaté.
No ciclo urbano, o Volkswagen up! TSI 2016 anota médias de 9,6 km/l com etanol e de 13,8 km/l, com gasolina. Na estrada, as médias ficam em respectivos 11,1 km/l e 16,1 km/l. Mas tem testemunhos na internet de médias superiores a 18 km/l.
Com tantas virtudes, por que raios o Volkswagen up! não vendeu o que se esperava? O posicionamento foi um dos principais problemas. O carro chegou com preços próximos aos do Gol e o então campeão de vendas do mercado acabou por dividir atenção na loja com o subcompacto, perdendo a liderança de décadas.
Nos dois primeiros anos, o Volkswagen up! foi até bem: 58 mil emplacamentos em 2014 e 54 mil, em 2015. Mas enquanto o Gol perdia vendas, o novato não alavancou nas vendas. Isso porque brasileiro compra carro por tamanho e para muitos não fazia sentido pagar o mesmo (ou mais) por um modelo menor que o Gol.
Ainda tinha a concorrência braba de modelos como Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Em 2016, as vendas do Volkswagen up! caíram para 38 mil. No ano seguinte, mesmo com a reestilização da linha, foram 34 mil unidades entregues. Em 2018, 20 mil emplacamentos, e, em 2019, 13 mil.
Na linha 2020, a Volkswagen já sugeria que o up! estava em ritmo de despedida. O modelo passou a ser vendido em versão única Xtreme. A montadora ainda “re-homologou” o carro, para quatro passageiros – para não ter que colocar encosto e cinto de três pontos central no banco traseiro em toda a gama, como passou a exigir a legislação.
Naquele último ano, o Volkswagen up! vendeu menos de 7 mil unidades. E se despediu da linha de montagem.
Feito sobre a arquitetura MQB, o hatch tem uma dinâmica que atrai pela pegada mais firme. Isso é percebido na construção sólida, na rigidez da carroceria nas curvas e na direção precisa na maior parte do tempo. No Volkswagen up! TSI, até parece um kart – guardada as devidas proporções.
Inclusive, o Volkswagen up! foi um dos primeiros automóveis a “gabaritar” os testes de segurança do Latin NCAP. Por duas vezes o projeto recebeu pontuação máxima de cinco estrelas no nível de proteção dos ocupantes adultos e quatro estrelas na proteção a crianças.
Lembre que é um carro prático para a cidade que cabe em qualquer vaga. Só que isso cobra o preço no conforto. O espaço para motorista é no limite, sem claustrofobia, mas também sem folgas para pernas e joelhos. Ao menos, a posição de dirigir agrada.
No banco traseiro não se iluda com a capacidade para três pessoas (antes da re-homologação, obviamente). Ali só cabem mesmo dois adultos, e assento e encosto são desconfortáveis. O porta-malas é diminuto e só recebe 285 litros.
Vamos de Volkswagen High up! TSI ano 2016. Na segurança, oferece os obrigatórios airbags frontais e freios com ABS. Também é equipado com controle eletrônico de tração, Isofix e sensor de ré.
No conforto, o Volkswagen High up! TSI 2016 tem, ainda, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, trio (vidros elétricos só na frente), couro, encosto traseiro rebatível, computador de bordo e banco do motorista com ajuste de altura.
Por fora, rodas de liga leve aro 15” e faróis de neblina. A pequena central multimídia é funcional, permite conexão Bluetooth e tem entrada USB. Só que o navegador GPS era opcional à época.
Preços do Volkswagen High up! TSI 2016, segundo a KBB Brasil (apurado na primeira semana de junho de 2025):
O carrinho tem fama de mecânica simples e oferta generosa de peças, só que o motor turbo pede mão de obra qualificada e cuidados na manutenção.
Confira os preços de peças do Volkswagen up! TSI 2016:
Entre as queixas mais comuns em relação ao Volkswagen up! TSI está a necessidade de substituição precoce de bandejas da suspensão. Outra peça que costuma dar problema com frequência, segundo relatos de donos, é a bomba de combustível.
Fique atento a vibrações fora do normal nos pedais do freio e da embreagem. E veja se o antigo dono do Volkswagen up! fez a manutenção correta do motor TSI e seguiu as trocas de óleo lubrificante dentro das especificações.
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