Tirar o carro velho da rua deveria ser política pública
Brasil tem uma frota envelhecida e tirar o carro velho de circulação melhoria o tráfego, além de torná-lo mais seguro
Brasil tem uma frota envelhecida e tirar o carro velho de circulação melhoria o tráfego, além de torná-lo mais seguro
Nesta recente decisão do governo para reduzir impostos dos automóveis mais baratos, houve também um privilégio a caminhões e ônibus. Aliás, bem maior: R$ 500 milhões para os automóveis, R$ 300 milhões para os ônibus, R$ 700 milhões para os caminhões. Privilegiando aqueles veículos pesados com mais de 20 anos. Você entrega por uma concessionária para ele ser sucateado e você teria condições de pagar menos por um novo.
Os caminhoneiros protestaram, disseram que o que eles iam receber para sucatear é menos do que vale o caminhão, ora bolas! Mas eu tenho uma outra observação a fazer que eu ainda não vi ninguém comentar isso aí. Sucatear caminhões?
Que bom, vai tirar das ruas caminhões que emitem muito, que estragam, que quebram. Mas e a frota de automóveis antigos? O Brasil tem uma enorme frota de automóveis com mais do que 15, 20 anos de fabricação.
VEJA TAMBÉM:
Não são poucos, são milhões. Automóvel com mais de 20 anos de fabricação não tem por onde. Seu nível de emissões é muito grande. O seu nível de quebradeira, de quebrar no meio da rua é muito grande. Eles quebram, param e aí o problema não é só do cara do dono, é do passageiro que ficou a pé e do congestionamento nas grandes cidades que ele provoca.
E, finalmente, segurança. Esses carros mal mal tem freios em ordem. Que se ele andar poluindo tá bom, vai fazer mal pro nosso pulmão. Mas se ele perde o freio, vai ameaçar a nossa vida de uma vez por todas.
Então o governo podia pensar numa fórmula para se sucatear essa frota antiga, compensando os seus proprietários para que eles sejam estimulados a pelo menos comprar, não um zero mas um seminovo melhorzinho. Não é mesmo?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Pessoal tem os carros econômicos também como fiat uno e gm corsa e depende como o dono cuida se o dono não cuida do carro e não a geita tudo que tem a jeitar deixar em estado que dá pra rodar tranquilo se não faz que eu disse antes é carro que vai ficar estragado no meio da rodovia deixando o trânsito parado se vc cuida do seu carro antigo bem ele não vai te deixar não mão
Perfeito seu comnetário. A alegação de risco com carros velhos por freio por exemplo, não procede. A maioria dos acidentes sempre envolvem carros novos e semi novos, em alta velocidade, desreipeitando regras de trânsito, ou um carro novo batendo em carro velho…
vejo infinitamente mais carros novos quebrados nas ruas e estradas do que carros antigos. E olha que ja rodei mais 1 milhao de kms. 1o. pq carro novo eh decartavel mesmo, como todo mundo ja sabe e peças de pessima qualidade. 2o. que no brasil os donos nao fazem manutencao correta de seus carros. 3o. quem tem carro antigo cuida bem mais doque quem tem carro novo. 4o. na materia da motor1 de abril/23 o Sindipecas diz que apenas 20% da frota tem mais que 16 anos de idade. Oras eh um processo natural a renovacao da frota de acordo com a capacidade financeira da populacao. De tempos em tempos vemos essas ideias estapafurdias de certos genios da midia de forçar algo que tem que ser natural. Melhorem a renda das pessoas, reduzam o estado e seus impostos que as pessoas trocarao de carro. A incompetencia gera esse tipo de pensamento onte ideias estupidas querem virar politicas publicas, basta lembrar a extinta Controlar que serviu apenas pra enfernizar a vida dos paulistanos e desviar verbas para corrupcao do PSDB.
O Brasil não tem frota envelhecida. Tem uma frota mal cuidada. Tá na hora de restaurar tudo.
A melhor forma de resolver a questão é privilegiar a compra de carros zero. Isso propicia a entrada de usados em boa condição no mercado de usados e esta oferta dominui o valor do usado ainda em boas condições para as pessoas que não tem condições de comprar um zero. Um efeito cascata. Com o preço dos carros novos, qualquer usado hoje é supervalorizado e inviável para quem é pobre.
Em 2021 o salário mensal médio no Brasil era de R$ 2.480,80, o que somava R$ 29.769 ao ano. Já em 2022, o salário anual foi de R$ 30.483,90 – ou R$ 2.540,33 mensais. Pelo amor de Deus, como renovar a frota diante desse cenário e dar adeus aos nosso velhinhos. Penso que a melhor coisa é sair fora dessa questão louca……..
Em 2003, o salário médio era de 1500 a 2000 reais. Ou seja. O brasileiro tinha poder de compra, e a taxa de juros sempre foi absurda, mas mesmo assim encaixa no orçamento. O salário mínimo era 240 reais. Atualmente a média salarial continua a mesma. Mas a inflação foi muito além de 100, 1000% O desgoverno atual não sabe o que fazer, só dá tiro no pé com péssimas ideias. Era Sarney de volta. Onde Brasil só tinha fusca, Brasília e os ricos opala. Quem sabe voltamos a importar o Lada na era Collor.
Alemão, estou plenamente de acordo com você.
Só Uma pergunta: Quem irá doar carro novo para os pobres??? Teriam que andar a pé ou a cavalo??? Com esses juros bancários do financiamento, ou paga o carro, ou o IPVA, ou Seguro (senão o assaltante leva e ainda vai ficar com a dívida) ou a Gasolina que o governo voutou a Colocar mais impostos???
Ipva absurdo, preço absurdo, roubo na hora da manutenção e seguro alto por causa da falta de segurança. Quer receita mais desastrosa.enquanto existir um Brasil para rico,político, judiciário e funcionário público? O resto anda ,no máximo, de carro velho.
Meu carro é um hatch 2013, Fipe 40k, fui ver para trocar por um 2016, a diferença de tabela é 20 mil mas o seguro triplica de valor., De 1200 foi pra 3600.
Dois meses atrás eu ia comprar uma camionete de 130k, seguro ficou 11 mil.
Quando meu seguro vencer daqui 10 neses vou comprar uma Pajero ou sw4 2003 e dar tchau para seguro e IPVA.
Vou começar meu comentário com uma pergunta? O carro novo ou semi-novo não quebra ou não sofre acidente? Acho que quem renovou a frota de carros velhos foi o Presidente Fernando Collor de Mello, com a importação de carros estrangeiros. E a Medida Provisoria nº 112/2022 de 1º de Abril de 2022 do Governo Bolsonaro??? Quem obrigatoriamente renova as frotas todo o ano são a montadoras e aí varios patios dessas montadoras ficam abarrotados de carros Zero. Se é para renovar a frota Brasileira, porque o Governo Federal não incentiva essas montadoras a trazerem para o Brasil esses carros??? NENHUM BRASILEIRO INTELIGENTE VAI TROCAR SEU VELHINHO PAGO POR UM NOVO OU SEMI-NOVO COM UMA DIVIDA E DESPESAS DE MANUTENÇÃO, SEGURO E ETC.
EM SE TRATANDO DE CARROS, MAIS 10 ANOS E O BRASIL IRÁ SE TORNAR UMA CUBA, POIS NADA FAVORECE O POBRE ASSALARIADO A TER UM CARRO MELHOR, JUROS ALTOS, SALÁRIOS REDUZIDOS, MOEDA SEM VALOR DE COMPRA, IPVA AUMENTADO DEVIDO ESPECULAÇÃO EGOÍSTA DO MERCADO ETC, ENTÃO GALERA, CHEGA A DAR NOJO TUDO ISSO, TODO ESSE MONOPÓLIO DO SISTEMA, QUE INCLUI PRINCIPALMENTE O GOVERNO E OS BANCOS…
Corretíssimo, só querem vender só para os ricos. Então vamos ficar com nossos velhos carrinhos.
o carro mais antigo nao e porque antigo mais maioria não cuida mesmo essa realidade, eles não possuem catalisador, sensores que se comunicam com modulo, eles quebram e param mesmo todo transito, principamente aqui no rj a coisa e feia e cada carro que vemos que não sabemos como anda, ai fica realmente dificil e modernização e uma realidade e temos que aprender a conviver com ela todos ganham.
Existe um estímulo, por parte do estado, para se usar carro antigo ( e frequentemente velho, mesmo): o prêmio da isenção do IPVA.
O carro novo deveria ter um IPVA proporcionalmente menor do que o carro mais antigo. Isso estimularia a compra de veículos mais novos.
Com certeza ipva baixo para carros mais novos, o que afasta muita gente dos carros zeros são a manutenções obrigatorias pra não perder a garantia, ipva alto, etc, sem falar que pagamos frete mas não entregam o carro em nossa casa !. Existem raros casos como o do sr jack acima, pois cruzamos todos os dias com carros que nem poderiam estar rodando de tão velhos e mal cuidados, sem falar na falta de segurança principalmente dos veículos sem freio abs, já presenciei algumas batidas na traseira de carros novos por carros sem abs
O pior e o IPVA soube de modelos que custa 10.000 por ano ou mais agora me expliquem esse absurdo quatro rodas deste mês tem matéria de modelos a diesel estão encalhados por auto custo para manter e preço do diesel não sei se IPVA conta tem gente que compra só se tiver um bom desconto e essa do Boris tirar antigos da rua como mesmo usado o camarada vai ter tenho um Fiat idéia antigo gastei ano 08/09 está e ok só se o governo pagar e bem acho difícil
Espero que aceitem a realidade! simplesmente isso.
nessas expugnações de informações, tem muitas contra-versas! 1º lugar quem tem dimdim..tudo bem! Na grane maioria, depende de um veículo mais em contas. existem muitos veículos antigos que são um luxo de conservação. nesse caso, como fica? Governo nunca deu boas condições para “NÓS” Brasileiros. falar! dialogar! questionar!etc.etc. sempre foi tudo muito fácil! principalmente agora no atual governo que está provado que as situações, estão ficando ainda mais difíceis! ( Percebi que na maioria dos comentários aqui, realmente são de extrema considerações! por todos! OBS: os governos no geral, tem que serem mais respeitosos para com nossa nação BR e para com toda a cidadania. Deixarem de serem ( HIPÓCRITAS) PARAREM COM ESSAS ROUBALHEIRA E TEREM VERGONHA NA CARA! Pararem com mentiras e sadismo! ” DE CABO À RABO NA POLITICA, ESTÃO COMO URUBÚS NA CARNE, SÓ NÃO É CARNE PODRE! ESTÃO ROUBANDO NOSSA DIGNIDADE, OU JÁ ROUBARAM. O crime compensa, as inversões de valores já nos comandam. calamidade total!
Digo mais! em toda a Europa, os veículos são ofertados de maneiras igualitários! ou seja! veículo popular, é realmente popular. Principalmente nos preços. em toda a Europa segue padrão! veículo populares não passam de 4 mil dólares. Lá, não pagam IPI; pois o IPI é entendido como pagar dois veículos por um. mesmo habitação! pagamos duas casas para ficarmos só com uma. isso é uma vergonha! Aí sim são ofertado para que deixem de usar os veículos mais antigos. as condições são mais atrativas. ( Lá os governos não são ladrões, como são aqui. corrupções lá é crime! As leis são cumpridas). Não podemos fcarem de conversas fiadas, ACHANDO QUE FALAR BONITO, AS COISAS SÃO RESOLVIDAS. jAMAISSSSS.
Acho que o problema não é a idade do veículo, mas sim sua conservação. Manter um veículo no Brasil com o custo do seguro, peças, mão-de-obra, impostos, não é fácil.
Queria eu trocar o meu, já idoso, Civic 2011 em um 2023, mas o valor esta absurdo. Não vai dar.
está ruim para muita gente o veículo subiu muito e a Volks parou produção por ter veículos encalhados tá difícil no momento lembre-se estamos ainda em uma crise muita gente perdeu o emprego sou taxista eu como muitos notamos a queda de movimento e tem tempo surgiu a covid e piorou
Os planos de governo são um tanto desajeitados.
você é humilde em falar dessa maneira.
Há 5 qnos vendi meu carro e comprei uma bike 29, não pagão combustível nem IPVA. Vou para o trabalho de bike chego mais cedo q ir no ônibus. Se quero ir mais longe vou de ônibus ou avião. Se quiser ir ao balneário alugo um carro no feriadão. Me livrei dos prestações abusivas dos bancos, manutenção, chateação de estacionamento. Sobra mais dinheiro pra gastar comigo e minha família.
Troco carro 0Km todo ano porque posso. Mas num país pobre como o nosso, sempre existirão carros velhos circulando. Deixe o pobre em paz com o que ele pode comprar. Ilusão desse jornalista.
total de verdade e de razão!
O problema não é o carro com mais de 20 anos de fabricação rodando e sim o carro sem manutenção. Idade do veiculo não quer dizer que ele tem qualidade e é cuidado, tem muito semi novo caindo aos pedaços. Rodo todos os dias com um Opala 1978 que não me deixa a pé, se pudesse teria um segundo carro, e usaria esse mais para passear nos fins de semana, mas como faço revisões periódicas e manutenção preventiva, principalmente freios e suspensão, Tenho o carro há mais 20 anos. Sua manutenção é bem barata se comparado com veículos do mesmo porte.
Penso é melhor ter um velinho e conseguir dar manutenção a ter um novo com IPVA caro, seguro caro e não sobrar para dar a manutenção.
Pois é. Não é tão simples como ele pensa. Principalmente para veículos de serviço como caminhões. O valor do frete é muito baixo e não compensa comprar veículo 0km. Um caminhão com 20 anos de fabricação ainda aguenta o rojão. Um amigo meu tem uma caçamba Mercedes Truck 78 e faz o serviço numa boa. Cada caso um caso.
Faz o L cambada e vcs vão ter carro novo.kkkkk
E com o Zé “arminha” teria,né…sei,ahã.
Zé Tadeu, o Bozó prometeu carro novo pra alguém? Falava que era pai dos pobres? Vá te lascar… os dois são farinha do mesmo saco, mas o Lule, papai dos pobres, se proclama assim mas é só demagogia. Vai comer um pouco de capim com mortadela aí. Tem gado dos dois lados.
Talves, nem pedras para chuparem teremos! hehehehe Alias! nem carroça irá ter.
Por que minha tréplica respondendo ao sujeito acima,o “zefo”,que disse para me lascar permanece em moderação?
A renovação da frota, a segurança e a confiabilidade dos carros, se resolve com as vistorias oficiais a cada 2 ou 3 anos em países sérios. Carros são impedidos de rodar ou rodam de forma seguro. Faz parte destas vistorias um teste simples de emissões. Isto resolve o problema. Deve se garantir, vistorias sérios, baratos e sem possibilidade de passar a vistoria de forma ilegal.
Boa, Uli ! Me lembrou as TÜV da Alemanha. Funcionam muito bem neste aspecto. Dê notícias! Abs.
Meu caro Boris, me desculpe, mas dessa vez sou obrigado a discordar de você. Carro quebra não por ser antigo, mas por falta de manutenção. As ruas estão cheias de carros com menos de 5 anos com pneus carecas, freios ruins, queimando óleo e poluindo mais que muito velhinho bem conservado que anda por aí. É só dar um passeio por um dos inúmeros encontros de carros antigos, você sabe bem disso. Aliás, esses raramente circulam todos os dias, sequer contribuem para poluir. Vamos tirá-los das ruas só porque tem mais de 20 anos? Carro novo não é popular quando custa 120 mil. E nem 70 mil. Não se pode retirar o direito de ir e vir do cidadão que não tem dinheiro para comprar um carro novo ou semi novo. O que é necessário é conscientizar os proprietários da necessidade de manter a manutenção em dia, mesmo que para isso sejam necessárias medidas coercitivas. Melhor que trocar o carro de 20 anos por um de dez…e este continuar sem manutenção.
Boa noite Bóris. Vamos resumir em poucas palavras . Pouco caso deles como existe também com os menos nessessitados do país.
Comprar carro no Brasil só se for altos funcionários, generais e a elite dos governos. Classe média assalariada perdeu 40% no governo passado. Ou seja, consumo perdendo salário, é com o brazuca mesmo.
Da onde você tirou esses dados, que no governo passado perdeu isso? Vai por a culpa agora no Bolsonaro também? Espera esse governo, amigo, e tu vais ver o quanto nem uma carroça você vai comprar. Faz o L.
O que está faltando nesse país é uma reforma tributária onde se diminuam os impostos sobre tudo e um aumento real do salário dos trabalhadores, só assim o poder de compra das pessoas irá melhorar. Agora a desigualdade nesse país é absurda, alguns vivem no luxo onde os mais pobres é que precisam bancar essas mordomias, e tendo que viver na miséria.
Opinião sensata,equilibrada.
Não vi ninguém beneficiado além de montadoras e governo. Carros nessa idade não pagam IPVA e se pagam é pouco. Não entendo essas ideias mirabolantes de forçar “seu Zé” à trocar o Corcel 2 dele, que vale 2 mil reais muito bem pagos por um Ka de 60 mil. Não entendo essa lógica… Deixa o Corcel do seu Zé “poluir” em paz.
Boa noite a todos sempre tem alguém querendo ferrar o pobre
Não concordo com nada disso carro sucateado e aquele que o dono
Não faz nada só usa se tem revisão tudo estará em ordem carro e dono
Freio e catalizador tem seu tempo de manutenção na verdade isso e um meio de deixar o pobre a pé se sucateira seu carro e fica na viação canela como disse os amigos do caminhão não dá para comprar outro
Gente pelo amor de deus vivemos num país falido aqui se vê de tudo no cavalo,cachorro,cabrito, carroça, jegue,bicicleta etc.
Perfeito
Recebi uma notificação no meu e-mail com este artigo e procurei entender o ponto de vista do autor ( e acredite, entendi. Mas isso só se aplica se todos os residentes neste país estivessem na mesma condição física, financeira e psicológica dele).
Eu tenho um carro com 29 anos de uso e está com suspensão toda revisada com componentes novos e de qualidade, freios revisados, pneus novos, motor regulado e recentemente troquei o catalisador já passando por uma vistoria de validação do mesmo com laudo emitido para ver se funciona o processo de redução de emissões e está tudo dentro dos controle. O veículo foi restaurado recentemente (junho/2023) e está tudo ok e pronto para quando completar 30 anos adquirir validação para placa preta.
Anda nas ruas e rodovias sem problema nenhum e tem o desempenho melhor que muito carro zero em termos de retomada de potência em caso de ultrapassagem, etc , etc, etc…
Nisso de carro velho vai muito do cuidado do dono, suas condições em ter um bem e saber que tem que dispor de grana para mantê-lo (nem que for um passo de cada vez) e principalmente se este dono tem realmente tem interesse em cuidar ou se só vai usar até passar pra frente ou acabar com o carro até virar essa sucata mencionada no artigo.
Quanto ao incentivo para obter um carro melhor, é bom deixar a ilusão de lado já sabendo a estrutura governamental do nosso país e começar a cuidar do seu carro velhinho mesmo.
Sim mas um carro com 30 anos a probabilidade de estar com a estrutura deformada é grande, o aço uai antigamente em caso de colisão é menos seguro, e não têm itens de segurança. Não adianta o melhor carro sempre será o mais atual embora muitos contestem o problema realmente é ter condição de comprar
Sim, como eu falei: se estiver nas mesmas condições físicas, psicológicas e financeiras de que escreveu para ter essa mesma visão.
E existem outras situações de uso para um carro mais antigo (não precisa ser nas condições exemplificadas no artigo) e nem generalizar como um todo.
O meu eu rodo muito pouco se comparado com a situação da matéria. O que quis dizer foi que o que tem que ser entendido é que se não pode com um novo então cuide do seu velho e também que governo aqui não incentiva a respeito, então que acordem para a vida e que os que tem respeitem quem não tem, mas que sempre estão dispostos a manter seu pequeno patrimônio em dia.
O meu tem a carroceria com tratamento superficial de fábrica (não oxidou até hj) por conta de ser um modelo importado e a carroceria está em ordem.
Não dá pra forçar as coisas como se fosse uma engrenagem perfeita funcionando, pois infelizmente ainda não é.
Quanto aos itens de segurança temos que aceitar que cada carro acompanha sua época e tem que ser respeitado, ou vc gostaria de alterar a estrutura de um carro clássico adicionando um cinto de três pontos e adaptando o item à estrutura do carro (ninguém que aprecia carros antigos gostaria de fazer isso).
A evolução tem que ser aceita daqui pra frente e não imposta a itens que foram fabricados e validados nas devidas leis do passado (são itens originais do veículo).
Entende?
Abraço.
Entendi seu ponto de vista ilustre! você é um exemplo de cidadão! Parabéns!
Perfeito sua analise tenho um Opala 1978 há mais de 20 anos e com a manutenção em dia como ele sempre tem, considero andar nele muito mais seguro que muito seminovo e usado mais jovem, que não são cuidados da forma adequada.
Obrigado Eliazar.
O pouco que temos se cuidarmos aos poucos fica em perfeito estado.
Boa Daniel, dá gosto de andar num carro assim não é mesmo?
Parabéns pelo Opalão!
Sejamos honestos, no Brasil carro novo, com seus custos e valores de mercado não é possivel suportar seus gastos com uma renda menor de 5 salarios minimos atuais! Tem muitos por aí que o custo do carro é maior que a própria alimentação. IPVA e seguro opcional (mas necessário) pesa no orçamento. Quem tem boa formação e entendimento no orçamento familiar, deve no máximo dispor 10% de sua renda, mas a maioria já começa errado financiando com 30% da sua renda bruta e se contorce para conseguir pagar os custos que um veiculo exige e acaba neglicenciando uma manutenção e reparo, atraso na documentação e até abastece no cartão de crédito. Sejamos mais conscientes!
Tem manutenção, tem ano de fabricação, mas o que foi prometido, uma renovação de frota. , Com é feito nos países. de primeiro mundo , é impossível aqui no Brasil, vemos caminhões das décadas de 70 e 80 rodando , alguns bem cuidados outros nem tanto, . Aqui é tudo muito caro , ex vamos pegar , um Monza 94 quanto o proprietário vai desembolsar pra pegar um Onix 0km? Esa renovação de frota aqui , vai demorar muito.
Carro velho é uma coisa é carro antigo é outra, tem muito carro antigo que fica muito menos parado na rodovia do que carro moderno cheio de sensor eletrônico e que depois de um ano pifam direto. Outra, o povo brasileiro não tem condições de ter um carro novo, somos um país pobre, como querer sucatear carros antigos e deixar o povo a pé? Cada um anda como pode , ou seja co.pra o carro que o dinheiro alcança Sr Boris??
Existe uma diferença enorme entre carro “velho” e carro em péssimo estado. Carro em pessimo estado rodando deve ser recolhido e sucateado pela justiça, sem reembolso algum ao proprietário. O carro pode ter 30 anos, se estiver em ordem oferece menos risco do que um com 5 anos que nunca viu uma manutenção preventiva na vida. E outra coisa, seguro deveria ser obrigatório, assim barateia muito o custo, evita brigas e discussões intermináveis e ações na justiça para receber pelos danos.
Caminhões menos poluentes? Se o próprio “biocombustível” detona o principal atributo de um bom caminhão que é ter um powertrain inquebrável.
Entendo seus comentários mas não estamos na Suiça e sim em um país pobre…tem muito carro novo q a galera não consegue fazer manutenção por que tem um carnê vom zilhoes de meses a pagar…e não generaliza em relação a carros antigos…qdo vc colocar o pé no chão me avisa.
Eh uma das coisas que eu pensei . Será que ele acredita mesmo nessa materia que escreveu ? Quando que brasileiro terá de comprar carro “barato” de 60, 70, 80 mil reais ? E carros ruins, ja ultrapassados em relação aos de fora .
Boa!
Não dá prá generalizar tem muita gente com carro antigo bem mais conservado que muito veículo novo,e tem uma outra questão, não adianta o carro ter volante elétrico, assistente de partida em rampa, câmara de ré,etc,etc, se a geração atual não tiver educação e respeito no trânsito, basta ver os absurdos que ocorrem diariamente,o buraco é bem mais embaixo ?
Esse Boris devia pensar primeiro antes de falar o que fala , se ele pode ter um carro novo; então poderia arrumar uma grana para a galera trocar de carro? Quantas pessoas podem ter carro novinho Brasil,ela sabe??
E o conceito de carro moderno, modernissimo, são itens totalmente superfluos como conexão a internet, pra ouvir , musica, ver televisão …. Ta de brincadeira ? assistente de estacionamento, coisa basica que se aprende na auto escola que o motorista não faz mais que a obrigação de saber fazer, o assistente de partida em rampa até aceito bem , porque esses motores 1.nada que tem nada de potencia precisam, estar urrando pro carro sair numa subida forte , como tem aqui em BH e em muitas outras cidades montanhosas. As cameras ate que são legais, mas muitos outros assistentes eh pra masacarar motorista ruim. eh um show de maluquices e doideiras , improbidades e imprudencias que vemos no transito do pais todos os dias. Muita coisa tambem eh por causa da impunidade.
concordo e assino em baixo….. pior ainda é carro velho sem manutençao…tem uns que ganham um balde de tinta, enchem de “acessorios de epoca” feito em taubate..e la vao eles pro antigos mg clasic fest ,onde sao aplaudidos de pes , com as ferraris queimando oleo, com plaquinha de carro sem freio e com organizados ganhando premio…brasil é assim…. enganadores se exibindo e enganando a todos…. se todos soubessem a verdade dos bastidores ne sr. picaretagem…
e os ipvas de toda a coleçoes majestosas sao pagos?… ai ai… sr.boris, é muito louco isto, mas imagino o tanto que o sr. se diverte com polemicas..incrivel… a ser estudado no cid 10… deveriam de um modo geral, qualque carro com mais de 20 de circular sseja coleçao ou qlqer outra coisa e ponto final….se é pra se foder que se fodam ricos e pobres!