Não compre esses carros ano/modelo 2023!

Todos os carros fabricados a partir de 2024 precisam trazer os novos itens de segurança obrigatórios, porém existem carros 2023 encalhados nas lojas

peugeot 2008 roadtrip 2023 branco frente parado em pista
O 2008 traz o equipamento apenas nas versões turbinadas (Foto: Peugeot | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 05/01/2024 às 13h02
Atualizado em 11/01/2024 às 15h18

Início de ano costuma ser uma boa época para comprar um carro novo. O 13º ainda não foi gasto por completo e as concessionárias precisam esvaziar os estoques de modelos do ano anterior para receber os novos. Porém a chegada de 2024 foi marcada pela obrigatoriedade de novos equipamentos de segurança, por isso ainda existem carros 2023 sem os importantes controles de tração e estabilidade.

Esses carros defasados podem ser encontrados com descontos e condições favoráveis, como emplacamento grátis e alguns acessórios. Mas o que não tem preço é a sua segurança e a de seus familiares.

VEJA TAMBÉM:

Por isso, listamos aqui quais carros produzidos em 2023 sem os novos equipamentos de segurança obrigatórios não recomendamos comprar zero km.

1. Fiat Argo 1.0

fiat argo 1 0 basico 2023
Versão “pé de boi” oferece o assistente como opcional (Foto: Fiat | Divulgação)

Os controles de tração e estabilidade são opcionais nas duas versões equipadas com motor 1.0 do Fiat Argo. O Hatch deve também as luzes diurnas (DRL) nesses modelos. O 1.0 de entrada não conta com o repetidor lateral da seta, isso está incluso no Drive 1.0.

O pacote de opcionais Pack Safety inclui o assistente de partida em rampa e os controles de tração e estabilidade. O preço é R$ 490. A forma de saber se o carro possui esses equipamentos é olhando na parte central do painel, existe uma série de botões acima dos comandos do ar-condicionado. Em carros com o controle de estabilidade tem a tecla “ASR off” para desativar o sistema.

2. Fiat Cronos Drive 1.o e Drive 1.3 manual

fiat cronos drive 2022 prata frente
No sedã os equipamentos de segurança só são de série com o câmbio automático (Foto: Fiat | Divulgação)

O sedã do Argo também coloca os controles de tração e estabilidade com opcionais. Ele possui a vantagem de vir com as luzes diurnas em LED em todas as versões, porém deve os repetidores laterais de seta nas versões Drive 1.0 e Drive 1.0 manual.

No Fiat Cronos esses assistentes eletrônicos também são opcionais, pelo mesmo valor de R$ 490. Os repetidores de seta pode ser incluídos com o pacote Drive Plus, que custa R$ R$ 2.980 e engloba regulagem elétrica dos retrovisores, rodas de liga leve e câmera de ré.

3. Fiat Mobi

fiat mobi trekking 2023 cinza frente
O pacote de segurança opcional obriga levar outro pacote junto (Foto: Fiat | Divulgação)

O carro mais barato do Brasil não oferece os controles de tração e estabilidade de séries, além disso os repetidores laterais de seta são opcionais apenas na versão de topo Trekking. Já as luzes diurnas, nem estão presentes no subcompacto.

Para ter o controle de estabilidade na versão Like é preciso pagar R$ 700 pelo Pack Safety. Na Trekking, o pacote possui o mesmo preço, mas obriga levar junto o Pack Style de R$ 2.200. Ou seja, ter os equipamentos de segurança sai por R$ 2.900 a mais.

Para saber se o carro 2023 encalhado no pátio possui o controle de estabilidade, basta procurar pelo botão no painel. Ele fica acima dos controles da ventilação. O Pack Style pode ser selecionado nem o Pack Safety, portanto é possível achar unidades com rodas de liga leve e sem os assistentes de segurança.

4. Renault Stepway 1.0 e 1.6 manual

renault zen cinza 2023 interior frente lateral trasiera 3
Apenas a versão automática topo de linha traz os assistentes eletrônicos (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Carros lançados a partir de 2020 ou com versões novas lançadas nesse período já precisavam adotar esses itens de segurança. O Renault Stepway 1.0 deveria estar incluso, por se tratar de uma motorização nova do Stepway, porém a montadora registrou o modelo como Sandero mesmo para não precisar realizar as mudanças.

Por isso, ele não traz os controles eletrônicos de tração e estabilidade nos carros produzidos em 2023. A versão 1.6 manual também não oferece esses equipamentos, apenas a Iconic 1.6 CVT os traz. O Stepway já traz os repetidores de seta laterais e as DRL.

5. Renault Logan

renault logan pcd 2021
O sedã sairá de linha devendo esses equipamentos (Foto: Renault | Divulgação)

O Sandero 1.0 ganhou um banho de loja com essa mudança de nome para Stepway, mas o sedã Logan continuou parado no tempo e espartano. As duas, e derradeiras, versões não contam com os controles eletrônicos de tração e estabilidade.

A Renault equipa seu sedã apenas com os repetidores de seta e as luzes diurnas.

6. Peugeot 2008 1.6 aspirado

peugeot 2008 roadtrip 2023 branco frente parado
Quem prioriza a segurança estará mais bem servido com as versões THP (Foto: Peugeot | Divulgação)

A Peugeot já encerrou a produção do 2008 há alguns meses, em 2023, porém ainda é possível encontrar algumas unidades desse carro encalhadas. Se topar com uma equipada com o motor 1.6 aspirado, saiba que ele não traz os controles de tração e estabilidade.

Esse equipamento só existe nas versões Style e Griffe 1.6 THP. Esses modelos sim podem ser um bom negócio, eles contam com mais airbags e um dos motores mais potentes do segmento.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Airplane 5 de janeiro de 2024

Parabéns ao AutoPapo por alertar os consumidores sobre esses micos encalhados !

Avatar
Rodrigo 5 de janeiro de 2024

Materia incompleta, tendenciosa e sem fundamento.

Seguindo seu raciocínio, ninguém mais comprará carro usado…

Imagine quem rem seus clássicos… kkkkk

Imagine quem ainda compra usadinho 1990 até 2013, antes da Lei dos Air-Bags obrigatórios….

Com relação aos atuais, até o Creta Action precisará ser atualizado e você não mencionou…

Avatar
Rodrigo 5 de janeiro de 2024

Seguindo seu raciocínioz ninguém mais comprará carro usado… kkkkkkkkk

Avatar
Deixe um comentário