Não compre esses carros ano/modelo 2023!
Todos os carros fabricados a partir de 2024 precisam trazer os novos itens de segurança obrigatórios, porém existem carros 2023 encalhados nas lojas
Todos os carros fabricados a partir de 2024 precisam trazer os novos itens de segurança obrigatórios, porém existem carros 2023 encalhados nas lojas
Início de ano costuma ser uma boa época para comprar um carro novo. O 13º ainda não foi gasto por completo e as concessionárias precisam esvaziar os estoques de modelos do ano anterior para receber os novos. Porém a chegada de 2024 foi marcada pela obrigatoriedade de novos equipamentos de segurança, por isso ainda existem carros 2023 sem os importantes controles de tração e estabilidade.
Esses carros defasados podem ser encontrados com descontos e condições favoráveis, como emplacamento grátis e alguns acessórios. Mas o que não tem preço é a sua segurança e a de seus familiares.
VEJA TAMBÉM:
Por isso, listamos aqui quais carros produzidos em 2023 sem os novos equipamentos de segurança obrigatórios não recomendamos comprar zero km.
Os controles de tração e estabilidade são opcionais nas duas versões equipadas com motor 1.0 do Fiat Argo. O Hatch deve também as luzes diurnas (DRL) nesses modelos. O 1.0 de entrada não conta com o repetidor lateral da seta, isso está incluso no Drive 1.0.
O pacote de opcionais Pack Safety inclui o assistente de partida em rampa e os controles de tração e estabilidade. O preço é R$ 490. A forma de saber se o carro possui esses equipamentos é olhando na parte central do painel, existe uma série de botões acima dos comandos do ar-condicionado. Em carros com o controle de estabilidade tem a tecla “ASR off” para desativar o sistema.
O sedã do Argo também coloca os controles de tração e estabilidade com opcionais. Ele possui a vantagem de vir com as luzes diurnas em LED em todas as versões, porém deve os repetidores laterais de seta nas versões Drive 1.0 e Drive 1.0 manual.
No Fiat Cronos esses assistentes eletrônicos também são opcionais, pelo mesmo valor de R$ 490. Os repetidores de seta pode ser incluídos com o pacote Drive Plus, que custa R$ R$ 2.980 e engloba regulagem elétrica dos retrovisores, rodas de liga leve e câmera de ré.
O carro mais barato do Brasil não oferece os controles de tração e estabilidade de séries, além disso os repetidores laterais de seta são opcionais apenas na versão de topo Trekking. Já as luzes diurnas, nem estão presentes no subcompacto.
Para ter o controle de estabilidade na versão Like é preciso pagar R$ 700 pelo Pack Safety. Na Trekking, o pacote possui o mesmo preço, mas obriga levar junto o Pack Style de R$ 2.200. Ou seja, ter os equipamentos de segurança sai por R$ 2.900 a mais.
Para saber se o carro 2023 encalhado no pátio possui o controle de estabilidade, basta procurar pelo botão no painel. Ele fica acima dos controles da ventilação. O Pack Style pode ser selecionado nem o Pack Safety, portanto é possível achar unidades com rodas de liga leve e sem os assistentes de segurança.
Carros lançados a partir de 2020 ou com versões novas lançadas nesse período já precisavam adotar esses itens de segurança. O Renault Stepway 1.0 deveria estar incluso, por se tratar de uma motorização nova do Stepway, porém a montadora registrou o modelo como Sandero mesmo para não precisar realizar as mudanças.
Por isso, ele não traz os controles eletrônicos de tração e estabilidade nos carros produzidos em 2023. A versão 1.6 manual também não oferece esses equipamentos, apenas a Iconic 1.6 CVT os traz. O Stepway já traz os repetidores de seta laterais e as DRL.
O Sandero 1.0 ganhou um banho de loja com essa mudança de nome para Stepway, mas o sedã Logan continuou parado no tempo e espartano. As duas, e derradeiras, versões não contam com os controles eletrônicos de tração e estabilidade.
A Renault equipa seu sedã apenas com os repetidores de seta e as luzes diurnas.
A Peugeot já encerrou a produção do 2008 há alguns meses, em 2023, porém ainda é possível encontrar algumas unidades desse carro encalhadas. Se topar com uma equipada com o motor 1.6 aspirado, saiba que ele não traz os controles de tração e estabilidade.
Esse equipamento só existe nas versões Style e Griffe 1.6 THP. Esses modelos sim podem ser um bom negócio, eles contam com mais airbags e um dos motores mais potentes do segmento.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Parabéns ao AutoPapo por alertar os consumidores sobre esses micos encalhados !
Materia incompleta, tendenciosa e sem fundamento.
Seguindo seu raciocínio, ninguém mais comprará carro usado…
Imagine quem rem seus clássicos… kkkkk
Imagine quem ainda compra usadinho 1990 até 2013, antes da Lei dos Air-Bags obrigatórios….
Com relação aos atuais, até o Creta Action precisará ser atualizado e você não mencionou…
Seguindo seu raciocínioz ninguém mais comprará carro usado… kkkkkkkkk