Carros abandonados contribuem para surto de dengue
Detrans investem na destruição de veículos que são grandes focos de água parada; Brasil já tem mais de 740 mil casos da doença em 2024
Detrans investem na destruição de veículos que são grandes focos de água parada; Brasil já tem mais de 740 mil casos da doença em 2024
Os casos de dengue no Brasil já superaram a marca de 740 mil em 2024 – é o que afirma a última atualização do painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde, realizada nesta quinta-feira (22). Ainda de acordo com os dados, foram 151 mortes em decorrência da doença este ano e 438 óbitos estão em investigação. Carros abandonados são alvo de ações para combate da doença.
O Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran SC) dará início à Operação Limpa Pátios, na maior cidade do Estado, Joinville, na próxima segunda-feira, 26, para combater possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. A previsão é destruir cerca de 1.500 veículos na cidade.
VEJA TAMBÉM:
Até o momento já foram desmontados e destinados à reciclagem 4.684 veículos (carros, motos e caminhões abandonados), em pátios de 19 municípios catarinenses.
A operação está sendo realizada em parceria com a Associação de Pátios de Veículos Apreendidos e Reboques do Estado, nos 310 pátios existentes em Santa Catarina (da PRF, de prefeituras – públicos e licitados, e de delegacias de polícia).
No Distrito Federal, a secretaria de segurança pública removeu, em 2023, mais de 1.132 carcaças de veículos das ruas.
Em Goiás, o Detran estima que mais de 10 mil veículos velhos ou carcaças estejam obstruindo calçadas e ruas. Os automóveis poluem o meio ambiente e servem de criadouro para insetos, como o mosquito Aedes Aegipty. Por isso, o órgão de trânsito divulgou, nesta quinta-feira (22), que vai remover motos e carros abandonados em mais de 20 cidades com quantidades alarmantes de casos de dengue.
Em Belo Horizonte, moradores denunciaram surto de dengue devido a carcaças de carros abandonados no Bairro Paraíso.
Vale ressaltar que abandonar veículos é comportamento passível de multa. O valor da penalidade varia de acordo com a legislação local.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 279:
O veículo em estado de abandono ou sinistrado poderá ser removido para o depósito fixado pelo órgão ou entidade competente do Sistema Nacional de Trânsito independentemente da existência de infração à legislação de trânsito, nos termos da regulamentação do Contran.
Ao menos seis estados e o Distrito Federal já decretaram situação de emergência por conta da doença, são eles: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
As mulheres respondem pela maioria das infecções (55%), enquanto os homens registram 45%. A faixa etária dos 30 aos 39 segue na liderança de casos de dengue, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e pelo grupo de 50 a 59 anos.
Minas Gerais é o estado com o maior número de casos prováveis, tendo 258.194 diagnósticos. Em segundo está São Paulo, com 124.597 casos, depois o Distrito Federal, com 83.284, Paraná, com 75.499 casos e o Rio de Janeiro, com 55.187 diagnósticos prováveis. Os estados de Goiás (45.682), Espírito Santo (24.785) e Santa Catarina (16.662) também apresentam números expressivos de casos.
A vacinação contra a dengue começou em pelo menos seis dos dez estados selecionados pelo Ministério da Saúde para receberem o lote inicial de 712 mil doses. A distribuição das vacinas contra a dengue para 315 municípios iniciou no dia 8 de fevereiro.
Segundo levantamento da Agência Brasil, a vacinação foi iniciada no Distrito Federal e em Goiás, duas das regiões com maiores índices de contaminação, e também nas capitais Campo Grande (MS), Salvador (BA), São Luís (MA), Rio Branco (AC), Natal (RN) e João Pessoa (PB).
No estado de São Paulo, o município de Itaquaquecetuba, pertencente à região metropolitana de São Paulo e à do Alto Tietê, iniciou na última segunda-feira (19) a vacinação.
O estado do Amazonas ainda não informou quando irá começar a imunização.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |