Cinco carros que marcaram a vida de Ayrton Senna
Nos pistas ele usou Lotus, Toleman, McLaren e Williams, mas nas ruas a diversidade de carros do tricampeão era enorme
Nos pistas ele usou Lotus, Toleman, McLaren e Williams, mas nas ruas a diversidade de carros do tricampeão era enorme
O piloto Ayrton Senna nunca saiu dos corações dos brasileiros. Seu nome voltou a estar na mídia devido a estreia da minissérie Senna, produzida pelo streaming Netflix.
A produção conta a história e a carreira do piloto através de seis episódios. Aqui vamos passar pela vida de Ayrton Senna através de cinco carros icônicos.
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Nos anos 80 o sonho de consumo dos jovens era ter um hatch esportivo. O Ford Escort XR3 não brilhava muito por ser rápido, devido ao motor 1.6 CHT, mas agradava pelo comportamento dinâmico e pelo estilo moderno.
Ayrton Senna estrelou em um comercial do compacto. Ele também teve três unidades para seu uso pessoal, o cinza da foto é famoso por estar faltando uma das polainas do para-choque. O piloto também teve um XR3 em Portugal, lá o hatch usava o motor 1.6 CVH, igualmente datado só que mais forte e com origem Ford.
A Mercedes-Benz organizou uma corrida com todos os pilotos da Fórmula 1 para promover o lançamento do 190E 2.3-16, a versão esportiva preparada pela Cosworth de seu sedã compacto. Foram usados 20 carros idênticos e o local da prova foi o recém inaugurado circuito de GP de Nurburgring.
No grid haviam nomes graúdos da F1, como Elio de Angelis, Jacques Laffite, Alain Prost, Carlos Reutemann, Stirling Moss, Niki Lauda, James Hunt e Keke Rosberg . Mas quem ganhou a corrida foi um desconhecido (para a época) Ayrton Senna. Até então ele só havia ganhado um grande prêmio em Macau e o Campeonato Britânico de Fórmula 3.
Essa vitória, mesmo sendo em uma corrida amistosa, ajudou a mostrar que Ayrton Senna era talentoso. Ele estava em seu primeiro ano na Fórmula 1, ainda correndo na Toleman. O segundo colocado nessa corrida foi Niki Lauda, que foi o campeão da temporada de 1984 da F1. Não foi sorte de principiante.
Quando Senna corria pela McLaren, o fornecedor de motores era a Honda. A marca japonesa estava desenvolvendo o NSX, seu primeiro superesportivo, e convidou o piloto para ajudar no acerto fino do carro.
Ayrton Senna pilotou o Honda NSX em Suzuka e Nurburgring, dando seus pitacos para deixar a condução mais prazerosa. O piloto teve duas unidades do esportivo, uma preta no Brasil e uma vermelha em Portugal.
Nos anos 1990 a Audi não era ainda conhecida como uma marca de luxo globalmente, seu posicionamento era intermediário e seu principal atributo era a tração integral. No Brasil a situação foi diferente, a família Senna foi responsável pela importação dos carros da marca alemã e isso ajudou muito a estabelecê-la por aqui.
Na garagem de Ayrton Senna havia uma Audi S4 Plus Avant. A perua esportiva usava motor V8 4.2 de 280 cv, tração integral e câmbio manual. O carro era usado para transportar os aeromodelos do campeão, que eram um de seus hobbies.
A última namorada de Ayrton Senna foi a modelo Adriane Galisteu. O piloto era muito feliz com ela, pessoas próximas diziam que ele parecia outra pessoa (no sentido positivo) após começar esse relacionamento.
Quando Senna perguntou a Galisteu que carro ela queria, a resposta foi um Fiat Uno. O tricampeão não acreditou quando ouviu a resposta pela primeira vez, mas ela insistiu.
Esse Fiat Uno Mille Electronic 1993 prateado foi o carro presenteado por Senna a sua namorada. Ela guarda o carro com carinho até hoje, rodando com ele quando pode e deixando-o sempre em perfeito estado de conservação.
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