Carros da Venezuela: país já fez de Mustang a Monza
O país que fico ao norte do Brasil possui grandes reservas de petróleo, o que incentivou a produção de automóveis localmente
O país que fico ao norte do Brasil possui grandes reservas de petróleo, o que incentivou a produção de automóveis localmente
Apesar de ser um país pequeno, a Venezuela possui uma tradição em produzir carros. As grandes montadoras norte-americanas se estabeleceram por lá nos anos 50 e fizeram muitos carros com motor V8, hoje quem faz sucesso no país é a Toyota.
Mas, diferente do Brasil, os carros feitos na Venezuela costumam ser idênticos aos de outros países. Não é comum terem modelos desenvolvidos localmente ou com grandes modificações para o gosto local. Veja alguns do carros que foram produzidos por nossos vizinhos.
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O Toyota Land Cruiser é o favorito dos países com condições severa de uso. Várias gerações do SUV foram produzidas na Venezuela, a mais popular é a J70 — sucessora do modelo que conhecemos como Bandeirante.
Essa geração recebeu o apelido de Macho, com a versão curta de 2 portas sendo chamada de Machito. O modelo J200, mais moderno e luxuoso, foi vendido na Venezuela com o nome Roraima.
A popularidade dos utilitários Toyota é tão grande que o então presidente Hugo Chávez ameaçou expropriar a fábrica da marca em 2009. O Land Cruiser ainda é feito por lá pela montadora japonesa, usando o motor V6 4.0 a gasolina.
A Ford começou a produzir carros na Venezuela em 1962. O Mustang começou a ser feito lá já em 1965, apenas um ano após o lançamento nos EUA.
O esportivo foi feito por lá até a terceira geração. O seu concorrente Chevrolet Camaro e o AMC Javelin também foram produzidos na Venezuela.
O Brasil exportava o Chevrolet Monza desmontado para a Venezula. Ele era montado na planta de Valencia, no estado de Carabobo, em regime de produção CKD.
No final dos anos 80, em meio a diversos problemas que o país passava, o carro encalhou. A Chevrolet do Brasil conseguiu uma exceção na proibição das importações para vender esses carros por aqui.
O Monza venezuelano era praticamente idêntico ao nacional, mas trazia alguns equipamentos de série que eram raros por aqui: o Classic SE e o S/R vinham com ar-condicionado, câmbio automático e regulagem elétrica nos retrovisores. Vieram também unidades do SL, o basicão com rodas de aço aro 13″.
O governo de Hugo Chávez fundou em 2006 a Venirauto, uma montadora com o objetivo de vender carros populares. Os únicos modelos que chegaram a ser produzidos foram o Turpial, que recebeu o nome do pássaro nacional da Venezuela, e o Centauro. Ambos com origem iraniana.
O primeiro era o Saipa 141 rebatizado, que por sua vez era baseado no Mazda 121 1986. O segundo era o IKCO Samand, um sedã médio feito sobre a plataforma do Peugeot 405.
Nicolás Maduro, atual presidente do país, prometeu relançar a Venirauto em 2022. O iraniano Ikco Tara foi cotado para esse retorno. Até agora, o assunto não voltou e a fábrica ainda não foi reativada.
A Ford produziu na Venezuela carros de suas divisões mais luxuosas, Mercury e Lincoln, com o oval azul na traseira. O nome Conquistador foi usado apenas nesse país por alguns modelos diferentes.
No final dos anos 70, o Conquistador era o Thunderbird. Na virada da década foi a vez o Lincoln Continental. O nome foi usado por mais tempo pelo Mercury Grand Marquis, que chegou a continuar sendo vendido por lá nos anos 90 já com o nome original.
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