Carros da Venezuela: país já fez de Mustang a Monza

O país que fico ao norte do Brasil possui grandes reservas de petróleo, o que incentivou a produção de automóveis localmente

Arabopo,,Venezuela, ,February,20,,2015:,An,Off road,Equipped,Toyota
O Land Cruiser é um dos favoritos, esse modelo tem o apelido de "Machito" (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 30/07/2024 às 09h02

Apesar de ser um país pequeno, a Venezuela possui uma tradição em produzir carros. As grandes montadoras norte-americanas se estabeleceram por lá nos anos 50 e fizeram muitos carros com motor V8, hoje quem faz sucesso no país é a Toyota.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Mas, diferente do Brasil, os carros feitos na Venezuela costumam ser idênticos aos de outros países. Não é comum terem modelos desenvolvidos localmente ou com grandes modificações para o gosto local. Veja alguns do carros que foram produzidos por nossos vizinhos.

VEJA TAMBÉM:

1. Toyota Land Cruiser

toyota land cruiser J200
A geração J200 foi vendida com o nome Roraima (Foto: Toyota | Divulgação)

O Toyota Land Cruiser é o favorito dos países com condições severa de uso. Várias gerações do SUV foram produzidas na Venezuela, a mais popular é a J70 — sucessora do modelo que conhecemos como Bandeirante.

Essa geração recebeu o apelido de Macho, com a versão curta de 2 portas sendo chamada de Machito. O modelo J200, mais moderno e luxuoso, foi vendido na Venezuela com o nome Roraima.

A popularidade dos utilitários Toyota é tão grande que o então presidente Hugo Chávez ameaçou expropriar a fábrica da marca em 2009. O Land Cruiser ainda é feito por lá pela montadora japonesa, usando o motor V6 4.0 a gasolina.

2. Ford Mustang

Ford mustang venezuela
O Mustang começou a ser feito lá em 1965, um ano após o lançamento nos EUA (Foto: Ford | Divulgação)

A Ford começou a produzir carros na Venezuela em 1962. O Mustang começou a ser feito lá já em 1965, apenas um ano após o lançamento nos EUA.

O esportivo foi feito por lá até a terceira geração. O seu concorrente Chevrolet Camaro e o AMC Javelin também foram produzidos na Venezuela.

3. Chevrolet Monza

Chevrolet Monza S R 1991 venezuelano vermelho
O Monza era feito com kits CKD vindos do Brasil, mas trazia diferenças como as rodas e o pacote de equipamentos (Foto: Chevrolet | Divulgação)

O Brasil exportava o Chevrolet Monza desmontado para a Venezula. Ele era montado na planta de Valencia, no estado de Carabobo, em regime de produção CKD.

No final dos anos 80, em meio a diversos problemas que o país passava, o carro encalhou. A Chevrolet do Brasil conseguiu uma exceção na proibição das importações para vender esses carros por aqui.

O Monza venezuelano era praticamente idêntico ao nacional, mas trazia alguns equipamentos de série que eram raros por aqui: o Classic SE e o S/R vinham com ar-condicionado, câmbio automático e regulagem elétrica nos retrovisores. Vieram também unidades do SL, o basicão com rodas de aço aro 13″.

4. Venirauto Turpial e Centauro

Venirauto Turpial folder
Modelos iranianos foram feitos pela fábrica estatal criado no governo de Hugo Chávez (Foto: Venirauto | Divulgação)

O governo de Hugo Chávez fundou em 2006 a Venirauto, uma montadora com o objetivo de vender carros populares. Os únicos modelos que chegaram a ser produzidos foram o Turpial, que recebeu o nome do pássaro nacional da Venezuela, e o Centauro. Ambos com origem iraniana.

O primeiro era o Saipa 141 rebatizado, que por sua vez era baseado no Mazda 121 1986. O segundo era o IKCO Samand, um sedã médio feito sobre a plataforma do Peugeot 405.

Nicolás Maduro, atual presidente do país, prometeu relançar a Venirauto em 2022. O iraniano Ikco Tara foi cotado para esse retorno. Até agora, o assunto não voltou e a fábrica ainda não foi reativada.

5. Ford Conquistador

Ford Conquistador venezuela
O Mercury Grand Marquis foi um dos modelos a receber esse nome na Venezuela (Foto: Ford | Divulgação)

A Ford produziu na Venezuela carros de suas divisões mais luxuosas, Mercury e Lincoln, com o oval azul na traseira. O nome Conquistador foi usado apenas nesse país por alguns modelos diferentes.

No final dos anos 70, o Conquistador era o Thunderbird. Na virada da década foi a vez o Lincoln Continental. O nome foi usado por mais tempo pelo Mercury Grand Marquis, que chegou a continuar sendo vendido por lá nos anos 90 já com o nome original.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário